UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

16/06/2006 - 00h06
Especialista pede fim da pena de morte para corrupção na China

Pequim, 16 jun (EFE).- Um dos principais pesquisadores do fenômeno da corrupção na China, Wang Minggao, pediu que crimes como o suborno e a malversação deixem de ser punidos com a pena de morte no país, informou hoje a edição eletrônica do jornal "China Daily".

Wang, que estuda a corrupção nas altas instâncias chinesas, opinou que "levando-se em conta os dados da década pasada, não é prático executar altos cargos".

As execuções de políticos culpados de corrupção cresceram nos últimos 10 anos na China, desde que o Governo de Jiang Zemin lançou a campanha "Yanda" ("Bater duro").

Segundo os analistas, os líderes chineses temem que os casos de corrupção, cada vez mais noticiados pela imprensa, minem a credibilidade do Governo comunista.

A pena de morte só é aplicada nos casos envolvendo altas somas.

Em muitas ocasiões a sentença é suspensa durante anos, podendo ser comutada por prisão perpétua em caso de bom comportamento.

Entre os casos mais famosos dos últimos anos está a condenação à prisão perpétua, em 2005, do ex-ministro de Propriedade e Recursos Naturais, Tian Fengshan.

Em 2000, Cheng Kejie, que foi vice-presidente da Assembléia Nacional Popular, foi executado por aceitar mais de US$ 5 milhões em subornos.

A Justiça chinesa já iniciou uma reforma para diminuir o número de penas de morte. Todas as sentenças capitais serão centralizadas na Corte Suprema, para evitar o uso arbitrário das execuções nos tribunais locais e provinciais.

A China se nega a dar números completos. Mas organizações como a Anistia Internacional dizem que o país é responsável por mais de 70% das execuções por ordem judicial no mundo todo, cerca de 8 mil por ano.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA