UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

01/08/2006 - 17h35
ONU e UA manifestam preocupação com combates no Sudão

Cartum, 1 ago (EFE).- A Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Africana (UA) manifestaram hoje grande preocupação pelo prosseguimento dos combates entre forças governamentais e rebeldes na região de Darfur, no oeste do Sudão.

O comunicado de Jan Pronk e Baba Kengibi, representantes da ONU e da UA em Cartum, respectivamente, se refere aos choques ocorridos no sábado passado na região de Kelkal (norte de Darfur) entre o Exército sudanês e um grupo rebelde que rejeita aderir ao acordo de paz para a região, assinado em maio.

Os representantes das duas organizações lembraram os combates ocorridos na sexta-feira passada na região de Jabal Mon, que causaram o deslocamento de civis para a cidade de Al Fasher, a principal de Darfur.

Além disso, Pronk e Kengibi mostraram sua preocupação acerca das informações que indicam que um avião da Força Aérea sudanesa bombardeou recentemente a região de Hassan, próxima a Kelkal.

Caso seja confirmada, essa incursão representaria uma grave violação da resolução 1.591 do Conselho de Segurança da ONU, que proíbe o vôo de aviões de guerra sobre Darfur.

O conflito de Darfur explodiu em fevereiro de 2003, quando os grupos rebeldes do Movimento de Libertação do Sudão (MLS) e o Movimento de Justiça e Igualdade (MJI) pegaram em armas para protestar contra a pobreza e marginalização da zona, fronteiriça com o Chade, e pelo controle dos recursos naturais.

Desde então, cerca de 200 mil pessoas morreram e dois milhões foram forçados a abandonar seus lares e alojar-se em acampamentos de refugiados no Sudão e no Chade.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA