UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

23/02/2007 - 21h17
Homem e macaco são parentes mais próximos do que se acreditava

Washington, 23 fev (EFE).- Os humanos e os chimpanzés diferenciaram-se como espécies há apenas cerca de 4 milhões de anos, e não entre 5 e 7 milhões de anos atrás como sustenta a maioria dos cálculos, segundo um estudo publicado hoje.

Uma equipe de pesquisadores liderada por Asger Hobloth, do Centro de Pesquisa de Bioinformática da Universidade da Carolina do Norte, comparou o DNA de chimpanzés, humanos, gorilas e orangotangos.

No artigo publicado na revista "PLoS Genetics", da Biblioteca Pública de Ciência, os cientistas explicam que usaram um tipo de cálculo bem conhecido - método Markov oculto, HMM na sigla em inglês - de maneira inovadora na genética, e chegaram a sua própria medição de quando os humanos diferenciaram-se como espécie.

"A relação genealógica de humanos, chimpanzés e gorilas varia ao longo do genoma", afirma o artigo.

"Elaboramos um HMM que incorpora esta variação e relaciona os parâmetros do modelo com quantidades genéticas de população", disseram os especialistas.

Os cientistas elaboraram um sistema de medição das mudanças genéticas sobre a teoria de que todo o DNA sofre mutações a um determinado ritmo, que pode não ser sempre exatamente o mesmo.

No entanto, as alterações nesse ritmo são compensadas ao longo de períodos longos, como milênios, e esse ritmo pode ser usado para determinar o tempo aproximado de uma mutação.

A equipe, que também conta com pesquisadores da Universidade de Aarhus (Dinamarca) e da britânica Universidade de Oxford, aplicou seu HMM a quatro alinhamentos contíguos de DNA humano, do chimpanzé, do gorila e do orangotango, com um total de 1,9 milhões de pares-base.

"Partindo da base de que a divergência do orangotango ocorreu há 18 milhões de anos, o tempo para a diferenciação de humano e chimpanzé como espécie é de cerca de 4 milhões de anos atrás", afirma o artigo.

Outros estudos recentes indicaram que chimpanzés e humanos, que compartilham um ancestral comum segundo os cientistas, diferenciaram-se como espécies de 5 a 7 milhões de anos atrás. Esses estudos também mostram que os gorilas e orangotangos diferenciaram-se muito antes.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA