UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

02/05/2007 - 14h23
Situação da mulher no Brasil melhora, segundo estudo de ONG européia

Bruxelas, 2 mai (EFE).- A situação da mulher no Brasil melhorou nos últimos anos, graças à redução do analfabetismo, mas as desigualdades em relação aos homens continuam sendo "dramáticas", segundo assegura um estudo apresentado hoje no Parlamento Europeu (PE).

O relatório, elaborado pela ONG Lua Nova, analisa a efetividade dos projetos em favor da mulher que a União Européia (UE) desenvolve no Brasil, destacando as desigualdades no mercado de trabalho e a exploração sexual como dois dos maiores problemas da sociedade brasileira.

Neste sentido, a encarregada de apresentar o documento, Cinzia Brentari, assinalou que, durante 2006, o desemprego entre as mulheres foi 1,6 vezes maior do que entre os homens, situação que se dá de forma "generalizada" na América Latina.

Brentari lembrou que a exploração sexual continua sendo "um dos grandes problemas" do Brasil, especialmente nas regiões mais pobres do país, devido ao fenômeno do turismo sexual, que afeta inclusive menores de idade.

O relatório analisa também a violência contra as mulheres, e assinala que, como em outros países, este é "um problema oculto", pois a grande maioria das vítimas não denuncia seus agressores.

No entanto, uma enquete desenvolvida entre mais de 3 mil mulheres revelou que 55% haviam sido agredidas, dentro ou fora de suas famílias.

O estudo considera necessário que a Comissão Européia (CE), que desenvolve projetos no Brasil no valor total de ? 180 milhões, se assegure que a preocupação com a igualdade de gênero figura como prioridade nas ações e intervenções específicas.

Além disso, pede ao Executivo comunitário que apóie as ações de proteção às mulheres, especialmente as mães, e que dê maior importância às tarefas de formação, para que as próprias mulheres conheçam seus direitos.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA