UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

09/05/2007 - 05h50
França vive outra noite de distúrbios e protestos contra Sarkozy

(Atualiza com números de detenções e carros incendiados) Paris, 9 mai (EFE).- Protestos contra a eleição para a Presidência da França do conservador Nicolas Sarkozy terminaram em distúrbios em algumas cidades do país pela terceira noite consecutiva, informaram fontes policiais.

O ministro do Interior, François Baroin, ressaltou hoje, numa entrevista à emissora "France Info", que os distúrbios "não são aceitáveis", e que por isso "a Polícia vai impor o respeito ao Estado de Direito".

Ele disse que ontem foram incendiados cerca de 200 carros e a Polícia deteve mais de 80 pessoas. Para o ministro, os culpados pelos distúrbios são membros de movimentos "de extrema esquerda".

Em Paris, cerca de 150 manifestantes tentaram bloquear o acesso à Praça da Bastilha. Eles enfrentaram um forte dispositivo policial e houve um número ainda não revelado de detenções, segundo a Prefeitura.

Os manifestantes, que gritavam slogans contra Sarkozy e a Polícia, provocaram danos ao mobiliário urbano.

Em Lyon houve confrontos entre os agentes e cerca de 200 pessoas que se concentravam no centro. Alguns deles bloquearam uma rua de pedestres e destruíram equipamentos urbanos. Houve pelo menos duas detenções.

Em Villeurbane, na periferia de Lyon, uma sede do partido governamental UMP foi incendiada.

Na cidade de Grigny, nos arredores da capital, uma escola e uma garagem foram queimadas após vários choques entre a Polícia e grupos de jovens. Dois deles foram detidos.

Também houve uma manifestação contra Sarkozy em Toulouse, com cerca de 60 pessoas. Mas a concentração foi pacífica.

Baroin garantiu que "não há violência policial" e que os agentes "têm demonstrado o seu profissionalismo" e seu "sangue frio".

"A situação está perfeitamente controlada", garantiu.

Nas duas primeiras noites de distúrbios, pelo menos mil carros foram incendiados em diversos pontos da França.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Brasil perde 29 instituições de ensino superior em um ano
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Confira a resolução comentada
da primeira fase da Fuvest 2010

UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA