UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

17/12/2007 - 09h06
Governo autoriza retomada de escavações na antiga Jerusalém

Jerusalém, 17 dez (EFE).- O Governo israelense autorizou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, em inglês) a retomar as polêmicas escavações junto ao acesso à Esplanada das Mesquitas, na antiga Jerusalém, interrompidas há seis meses, segundo a edição de hoje do jornal "Ha'aretz".

No entanto, a porta-voz da IAA Meirav Shai disse à Agência Efe que desconhecia essa decisão do Poder Executivo de retomar as obras.

O porta-voz do Governo, Mark Regev, afirmou a um repórter do "Ha'aretz" que não sabia do que "estava falando".

"As escavações nunca foram interrompidas, e quem quiser pode ir ao local e examinar as obras. Tudo é transparente", afirmou.

As escavações estão sendo realizadas para a construção de uma ponte que substituirá uma velha rampa de acesso ao Portão de Murabi, um dos que rodeiam a esplanada, usado pelos muçulmanos para chegar à Mesquita de al-Aqsa e ao Domo da Rocha.

As obras, segundo o "Ha'aretz", foram suspensas em junho por causa de protestos de palestinos e do mundo islâmico, que alegavam que o objetivo das escavações era danificar os fundamentos da Mesquita de al-Aqsa, situada acima do Muro das Lamentações.

Trata-se de escavações para encontrar restos arqueológicos ou outros testemunhos antigos que, por lei, devem ser realizadas antes do início de obras públicas ou da construção de edifícios.

O Gabinete Nacional, presidido pelo primeiro-ministro Ehud Olmert, informou aos arqueólogos da IAA que devem concluir a escavação "o mais rápido possível, com plena transparência e com a cooperação dos organismos relevantes".

O Governo destinou 3,5 milhões de shekels (US$ 800 mil) para financiar as escavações e a conservação de restos arqueológicos, além de 14 milhões de shekels (US$ 3,5 milhões) para a nova rampa.

O projeto da ponte ainda deve ser aprovado pela Comissão Regional de Planejamento de Jerusalém.



Folha Online
Agentes da Operação Satiagraha foram vigiados pela própria PF
UOL Esporte
Grêmio vence confronto direto com o Cruzeiro e toma a vice-liderança
UOL Economia
Ações mais importantes impediram recuperação da Bolsa na semana
UOL Tecnologia
Divirta-se com o perfil falso de 30 famosos no Twitter
UOL News
Silêncio marca início de
três dias de luto oficial

UOL Vestibular
Fatecs-SP prorrogam prazo para pedido de isenção da taxa
UOL Televisão
"Ela chegou ao hospital fazendo barraco", diz filha de Dercy Gonçalves
UOL Música
Turnê de 25 anos de Titãs e Paralamas
mais Genesis ao vivo

UOL Diversão & Arte
Tela roubada está em boas condições, diz diretor
UOL Cinema
Novo "Batman" começa bem na pré-estréia à meia-noite nos EUA