UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

21/04/2008 - 01h39
Lugo faz história no Paraguai e abre uma era de esperança e incertezas

De Jesús A. Rey, da EFE
Em Assunção

O ex-bispo progressista Fernando Lugo conseguiu a façanha histórica de terminar com seis décadas de Governo absoluto do Partido Colorado, com o que se abre para o Paraguai um futuro de esperança, mas também de incertezas.

Uma figura emergente na política nacional como Lugo alcançou uma vitória inquestionável, o que nunca a oposição conseguiu fazer, principalmente o tradicional Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), durante 61 anos e especialmente após o final da longa ditadura do "colorado" Alfredo Stroessner, em 1989.

Com um país imerso na pobreza e no desemprego -que fez com que centenas de milhares de paraguaios emigrem- o ex-bispo da diocese de São Pedro (centro) surgiu há dois anos como uma das últimas esperanças para unir a oposição.

Se não conseguiu como era sua intenção uma união de todos os descontentes, há oito meses o bispo sancionado "a divinis" pela Santa Sé -que significa, segundo o Código de Direito Canônico, que o bispo continua obrigado aos seus deveres, embora esteja suspenso de seu ministério- aglutinou a direita representada pelo PLRA com cerca de 30 grupos de esquerda e organizações sociais.

Seu discurso promissor de união de todos os paraguaios para buscar o bem comum se plasmou primeiro em um amplo espectro ideológico que o levou neste domingo à vitória, em uma chapa com o líder do PLRA, Federico Franco, um confesso admirador de líderes conservadores como o espanhol José María Aznar.

Lugo terá que aliar em primeiro lugar projetos tão diversos como o de Franco e outros setores mais ao centro do PLRA, aos de grupos esquerdistas como o movimento radical Tekojoja ou o Partido do Movimento ao Socialismo (P-MAS), favoráveis a políticas como a do venezuelano Hugo Chávez ou do boliviano Evo Morales.

A espontânea concentração de milhares de pessoas, a maioria jovens, que tomaram o centro de Assunção na noite do domingo ao ser divulgada a vitória do ex-bispo, foi um sinal da esperança dos paraguaios ao receberam a mudança e também a ansiada queda dos "colorados".

Em suas primeiras declarações como futuro presidente, o ex-bispo insistiu na nova era da política nacional "sem clientelismos nem sectarismo", mas tudo dependerá da composição do novo Parlamento.

O Partido Colorado quase com segurança voltará a formar grupos fortes em ambas as câmaras, mas como bem sabe o atual presidente Nicanor Duarte, nem sempre votam em bloco pela diversidade de facções internas da legenda.

Duarte, ao reconhecer a derrota de sua candidata Blanca Ovelar, anunciou que o Partido Colorado, do qual é presidente licenciado, fará o possível para recuperar o poder o quanto antes possível, vaticinando uma oposição ferrenha ao próximo Governo.

Como os colorados, os parlamentares do PLRA, a segunda força no país, também não se destacam por sua fidelidade partidária.

Outro dos atores políticos com forte influência no próximo Congresso deve o general reformado Lino Oviedo, que hoje não conseguiu seu sonho de ser presidente do Paraguai, mas que com seu fiel grupo parlamentar pode se transformar em uma figura decisiva para a governabilidade do país.

Antes de assumir a Presidência no dia 15 de agosto próximo, Lugo terá que meditar muito e usar de toda reconhecida paciência para poder formar seu Governo, que já adiantou será integrado "pelos melhores, sem distinção de cores".

Outra dúvida a ser esclarecida nos próximos meses é a relação de Lugo com os vizinhos, especialmente com o Brasil, por causa de sua reivindicação sobre os benefícios da hidrelétrica de Itaipu. O Brasil se nega a renegociar o tratado de exploração do usina, apesar da afinidade ideológica de Lugo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também existe expectativa com a posição do Vaticano pela rebeldia
de quem considera ainda bispo e agora futuro presidente de um país
com ampla maioria católica, religião à qual o futuro governante não
renuncia.



Folha Online
Justiça suspende lei que isenta estacionamento em shoppings
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Confira a resolução comentada
da primeira fase da Fuvest 2010

UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA