UOL Notícias Notícias
 

06/11/2009 - 16h39

Valenzuela será secretário adjunto para A. Latina dos EUA

Washington, 6 nov (EFE).- Arturo Valenzuela recebeu o sinal verde do Senado dos Estados Unidos para ser o responsável na América Latina no Departamento de Estado, depois que o senador Jim DeMint levantasse o veto imposto a ele em protesto pela postura americana na crise hondurenha.

De origem chilena, Valenzuela foi designado pelo presidente Barack Obama para o cargo em maio, mas sua confirmação parlamentar ficou detida até julho.

"A secretária de Estado, Hillary Clinton, e o secretário de Estado adjunto para a América Latina, Thomas Shannon, afirmaram que os Estados Unidos reconhecerão o resultado das eleições hondurenhas independentemente da restituição de Zelaya", afirmou em comunicado.

Fontes do Departamento de Estado especificaram hoje à Agência Efe que o Governo dos EUA "está comprometido com o acordo assinado na semana passada entre representantes do Governo de fato e do deposto líder Manuel Zelaya".

O Departamento de Estado detalhou que isto não significa uma mudança de política com relação à crise hondurenha.

O compromisso de apoiar as eleições de 29 de novembro em Honduras "é produto do acordo Tegucigalpa-San José ao que chegaram os representantes de Roberto Micheletti, presidente de fato, e de Zelaya", agregaram.

Valenzuela substituirá no cargo Thomas Shannon, que foi proposto para ser o embaixador no Brasil.

Compartilhe:

    Trânsito

    Cotações

    Hospedagem: UOL Host