UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 Entretenimento

08/11/2009 - 19h05
Maracatu invade capital do Timor em homenagem a Brasil

Díli, 8 nov (Lusa) - A cidade de Díli, capital do Timor Leste, viveu, neste domingo, uma animação incomum na periferia, com o desfile de maracatu, ritmo típico de Pernambuco.

A iniciativa aconteceu por ocasião do Mês Cultural do Brasil e, segundo o embaixador brasileiro, Edson Monteiro, também buscou transmitir um pouco de alegria aos timorenses, que tentam deixar para trás as marcas da violência e enveredar pelo caminho do desenvolvimento.

"Só desenvolvimento não basta, é preciso que as pessoas tenham alegria. O carnaval no Brasil é sinônimo de alegria, e esperamos que aqui também seja isso", disse o diplomata em entrevista à Agência Lusa.

Os organizadores do Mês Cultural do Brasil no Timor optaram por trazer a Díli um grupo de maracatu, em vez do samba, para representar o carnaval brasileiro.

O ritmo típico de Pernambuco é uma manifestação cultural da música folclórica afro-brasileira, que mistura as culturas indígena, africana e europeia, com origem na tradição do Reino do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses.

Os grupos de maracatu são compostos por entre 30 e 50 participantes, que vestem o porta-bandeira à Luís 15, sendo depois acompanhado das "damas do paço" com calungas (bonecos de origem religiosa do Congo) e da corte.

Muitos timorenses assistiram ao evento, acompanhando o desfile junto à praia, assim como estrangeiros de várias nacionalidades que trabalham ou moram em Díli.


UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA

UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
Folha Online Ilustrada
Ministério da Justiça suíço autoriza a libertação de Polanski
UOL News Celebridades
Rede TV 'vence' Record
em horário evangélico

UOL News Cultura
"Coisa Mais Linda" celebra a bossa nova; veja crítica
Monkey News
Buemba! Ronaldo confessa que é chegado numa rabada!