UOL Eleição americana 2008UOL Eleição americana 2008
UOL BUSCA

Partido Democrata

Partido Republicano

John Sidney McCain 3º

Iraque

Defende o reforço da força norte-americana no país; vê a retirada prematura das tropas como reforço para a Al Qaeda, o Irã e outras “forças hostis”, desestabilizando a região e levando os EUA a um conflito ainda mais difícil.

O trabalho das tropas também seria reavaliado, com atuação em todo o país e no treinamento das forças iraquianas.

Meio ambiente

Destaca a possibilidade de aumentar a produção de combustíveis renováveis (álcool de milho ou açúcar, biodiesel, gás natural) e tecnologias alternativas ao petróleo.

Imigração

Promete reforçar a segurança nas fronteiras, que considera elemento básico da segurança nacional.

Acredita que uma maior segurança imigratória será conseguida com aliados fortes no México e na América Latina, que rejeitem o surgimento de presidentes autoritários como Hugo Chávez, apóiem a liberdade e a democracia e busquem reforçar suas economias domésticas para que seus cidadãos tenham oportunidades de crescimento.

Estimula o ensino de inglês, história dos EUA, educação cívica e respeito aos valores de uma sociedade democrática à população imigrante.

Economia

Quer dificultar o controle do Congresso sobre os impostos, exigindo 3/5 dos votos para aprovar um aumento; diz que "se os democratas quiserem aumentar os impostos, terão de conseguir muito mais do que 51 votos".

Afirma que a redução de impostos só tem efeito com redução dos gastos públicos.

Pretende reavaliar programas que recebem financiamento público e controlar as contas das agências federais, para eliminar o clientelismo.

Defende a redução de encargos e o aumento de incentivo às empresas norte-americanas, para que empreguem mais e com melhores salários.

Casamento gay e aborto

É a favor da emenda constitucional que define o casamento como união entre homem e mulher.

Contrário ao aborto, que considera uma “tragédia humana”, afirma que vai vetar qualquer tentativa de direcionar fundos do governo para financiar as cirurgias.

Armas

Não acredita no controle de armas como ajuda para o combater ao crime, mas defende a consulta ao histórico do comprador e se opõe ao confisco de armas de fogo de cidadãos, principalmente em tempos de crise ou emergência.

É a favor da punição a quem cometa crimes com armas de fogo ou quem tenha posse ilegal.

Quer que os fabricantes coloquem travas de segurança nas embalagens.

Shopping UOL