UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

24/08/2004 - 08h24
Moçambique: Nova Lei da Família reconhece casamentos tradicional e religioso

Maputo, 24 Ago (Lusa) - A Assembleia da República de Moçambique aprovou hoje uma nova Lei da Família, que, entre outras inovações, reconhece os casamentos monogâmico religioso e tradicional.

Para entrar em vigor, a nova Lei da Família terá ainda de ser promulgada pelo Presidente da República, que devolveu uma anterior proposta ao Parlamento no ano passado, alegando a inconstitucionalidade de algumas das suas normas.

A actual legislação da Família, que será revogada pela hoje aprovada, apenas confere efeitos jurídicos ao casamento civil, deixando sem protecção uniões matrimoniais celebradas à luz do direito religioso e tradicional, a que a maioria dos casais moçambicanos recorre.

Por outro lado, a legislação colonial portuguesa, que continua a regular muitos aspectos da vida moçambicana em tudo o que não seja contrário à actual Constituição da República, atribuía valor jurídico ao casamento católico, uma realidade que veio a ser anulada pela lei fundamental adoptada logo após a independência do país, em obediência ao princípio da laicidade do Estado.

O reconhecimento dos dois tipos de matrimónio terá importantes implicações sobre o património e herança dos casais que tenham celebrado os seus vínculos sob normas tradicionais ou religiosas, ao garantir a sucessão após a morte de um dos cônjuges, o que não se verifica com o actual ordenamento.

Apesar de conferir dignidade jurídica aos casamentos religioso e tradicional, a nova Lei da Família impõe para os dois tipos de matrimónio os mesmos requisitos para a celebração do casamento civil, nomeadamente a idade mínima para casar, de 14 anos para a mulher e 16 anos para o homem.

Sem qualquer efeito jurídico continuam os casamentos poligâmicos, bastante comuns nas zonas rurais moçambicanas.

PMA.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA