UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

28/05/2006 - 12h51
Navio português combate imigração ilegal em Cabo Verde

Viena, 28 Mai (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores de Portugal, Diogo Freitas do Amaral, anunciou hoje em Viena que o país concordou em enviar um navio-patrulha para apoiar Cabo Verde no combate os fluxos de imigrantes ilegais que rumam a Europa.

Segundo o chanceler, o arquipélago africano é um ponto de passagem de imigrantes provenientes do Senegal e da Mauritânia, que tentam entrar na UE (União Européia) através das Ilhas Canárias.

"Cabo Verde enviou pedidos a Portugal, Espanha, França e Estados Unidos no sentido de disponibilizarem navios patrulha (...) e a resposta de Portugal é positiva", disse Freitas do Amaral, durante a reunião de ministros das Relações Exteriores europeus. Ele informou que o navio português deve atuar três meses por ano, provavelmente em um esquema de rotatividade com navios dos outros três países.

Freitas do Amaral expôs o problema de Cabo Verde aos ministros reunidos em Viena desde ontem. "Abordei esse tema, expliquei o problema, fiz o elogio de Cabo Verde, quer em termos democráticos quer de boa governação, e os Estados-membros da UE ficaram sensibilizados".

Segundo uma fonte diplomática portuguesa, cerca de mil imigrantes de outros países africanos aguardam em Cabo Verde uma oportunidade para chegar à Europa. Desde o início do ano, mais de 7 mil imigrantes ilegais chegaram às Canárias. Na semana passada, a Comissão Européia propôs que os países europeus colaborem com as forças espanholas na tarefa de patrulhar a costa das Canárias, Marrocos, Mali, Mauritânia, Senegal e Cabo Verde. A questão da segurança nas fronteiras européias será abordada pelos chefes de Estado e de Governo da UE em 15 e 16 de junho.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Governo prorroga desconto do IPI para carros flex até março
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Confira a resolução comentada
da primeira fase da Fuvest 2010

UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA