UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

12/09/2006 - 09h04
Chanceleres lusófonos discutem reforma das Nações Unidas

Lisboa, 12 Set (Lusa) - Os ministros das Relações Exteriores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se em 21 de setembro em Nova Iorque, paralelamente à Assembléia Geral das Nações Unidas, para discutir a coordenação entre as duas organizações, informou à Agência Lusa o secretário-executivo da comunidade lusófona, o cabo-verdiano Luís Fonseca.

Fonseca, que parte nesta terça-feira para Nova Iorque, afirmou que os chanceleres dos países da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - vão discutir "a forma de participação e organização do grupo CPLP" na ONU.

Segundo ele, essa coordenação pode facilitar, por exemplo, "a obtenção de financiamento junto das Nações Unidas para projetos de cooperação da CPLP".

Questionado sobre a possível contribuição da comunidade lusófona na reforma das Nações Unidas, o secretário-executivo disse que o objetivo é "apostar na concertação político-diplomática entre os oito membros para se chegar a uma posição comum".

Os esforços diplomáticos já resultaram, de acordo com Fonseca, no apoio da CPLP à candidatura do Brasil a membro permanente do Conselho de Segurança e do ex-primeiro-ministro moçambicano Pascoal Mucumbi (1994-2004) a diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apoio

Luís Fonseca adiantou que os chefes da diplomacia vão ainda discutir a situação no Timor Leste, que vive uma crise desde abril, e a participação dos países de língua portuguesa na estabilização do país.

O apoio a Guiné-Bissau também vai estar em discussão, no sentido de "sensibilizar os principais parceiros do país para a urgência de apoio financeiro", tendo em vista a conferência de doadores que está prevista para novembro, em Genebra.

Ainda sobre a situação em Guiné-Bissau, a CPLP organiza, em conjunto com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, um encontro também no dia 21, que inclui países como Brasil, Portugal, França, Senegal, Angola, Cabo Verde, Gâmbia e Guiné.

Migração

Antes da reunião entre os ministros das Relações Exteriores, o secretário-executivo da CPLP participa, quinta e sexta-feira, da conferência "Migração Internacional e Desenvolvimento", promovida pela Organização Internacional das Migrações (OIM).

Luís Fonseca apresenta no encontro as conclusões de um seminário sobre migração na comunidade lusófona, ocorrido em junho, sobre a necessidade de combater a imigração clandestina, mas promover, ao mesmo tempo, a imigração legal, essencial ao desenvolvimento.

Fonseca participa ainda de outras duas reuniões, uma do Conselho de Segurança da ONU com as organizações regionais sobre paz e desenvolvimento, e outra com o secretário-geral da organização, Kofi Annan, no dia 22.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA