UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

13/03/2007 - 11h12
Chegada da família real ao Brasil será tema de quadrinhos

Rio de Janeiro, 13 Mar (Lusa) - As comemorações pelos 200 anos da chegada de D. João 6º ao Brasil vão incluir o lançamento de uma revista em quadrinhos, em 2008, informou nesta terça-feira a Prefeitura do Rio de Janeiro.

A Prefeitura planeja imprimir cerca de três milhões de exemplares de uma revista em quadrinhos com a história da chegada da Corte portuguesa ao Brasil.

As publicações serão distribuídas em toda a cidade do Rio de Janeiro e enviadas também para bibliotecas e escolas públicas de outros municípios, afirmou a Prefeitura em comunicado.

O lançamento da revista faz parte de uma série de eventos em comemoração aos 200 anos da chegada de D. João 6º e da família real portuguesa ao Rio de Janeiro.

Os eventos incluem um concurso de redação e de desenho para estudantes das escolas públicas cariocas, e cujo resultado será divulgado em dezembro de 2008.

De acordo com uma programação especial, os 13 anos em que a família real portuguesa permaneceu no Rio, antes de retornar a Lisboa, serão representados ao longo de 12 meses de eventos comemorativos em 2008.

A programação inclui também o lançamento de livros e manuscritos da época, entre eles o estudo inédito do historiador brasileiro Kenneth Light sobre os diários de bordo das embarcações da comitiva real.

Kenneth Light é membro da British Historical Society of Portugal (Sociedade Britânica de História de Portugal) e diretor da Sociedade de Amigos do Museu Imperial de Petrópolis, cidade serrana a 70 quilômetros da capital fluminense, e onde a família imperial costumava passar férias.

Igreja do Carmo

A reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no centro do Rio, totalmente restaurada, ocorrerá em 8 de março do ano que vem, com uma cerimônia que deve contar com a presença de descendentes da família real.

A Igreja, localizada no Paço Imperial, foi utilizada por D. João 6º, desde sua chegada ao Brasil, em 1808, para assinalar momentos importantes da família real portuguesa.

O local foi cenário da coroação do próprio D. João, assim como da aclamação de D. Pedro 1º e D. Pedro 2º como imperadores e do batismo de príncipes, entre os quais a princesa Isabel.

Conhecida como Antiga Catedral, a igreja está sendo restaurada nos termos de um acordo entre a Prefeitura do Rio e a Fundação Roberto Marinho.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi a única da América que serviu de palco para a consagração de um rei e a coroação de dois imperadores, além de ter oficializado o casamento de D. Pedro 1º e D. Pedro 2º.

Exposição

Em maio de 2008, a Prefeitura promoverá a exposição "Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura nos trópicos", com 60 telas, pintadas sobretudo no Brasil, entre 1816 a 1821, período em que o artista fez parte de uma missão artística francesa.

Ainda segundo o cronograma de eventos pela chegada da família real, deverá ser lançado em julho de 2008, em cinemas de todo o Brasil, um filme sobre D. João 6º e a cidade do Rio de Janeiro.

As comemorações pelos 200 anos da chegada de D. João 6º ao Brasil estão sendo planejadas por uma comissão chefiada pelo diplomata brasileiro Alberto da Costa e Silva.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA