UOL Notícias Notícias
 

30/10/2009 - 14h58

Vacina contra gripe A é segura para grávidas, diz OMS

Genebra, 30 out (Lusa) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira que todas as vacinas contra a gripe A são seguras para grávidas, acrescentando que uma dose é suficiente para imunizar a população a partir dos seis meses de idade.

"Face à resposta imunitária da população vacinada e às considerações de saúde pública, uma dose é adequada para vacinar pessoas a partir dos seis meses de idade", afirmou a diretora da unidade de pesquisa de vacinas da OMS, que hoje atualizou as recomendações do grupo internacional de especialistas em imunização (SAGE, na sigla inglesa).

Marie-Paule Kieny adiantou que o SAGE mantém a recomendação de não vacinar crianças com menos de seis meses de idade, mas destacou que é preferível abranger, nas campanhas de vacinação, o maior número possível de crianças a partir desta idade.

"Quando as crianças estão nos grupos considerados prioritários, é importante imunizar o maior número possível de crianças com pelo menos uma dose", declarou Kieny.

"As doses podem não ser suficientes para fazer a vacinação duas vezes e, por isso, o SAGE recomenda que, nos países onde as crianças estão nos grupos prioritários, é preferível dar uma vacina ao máximo de crianças em vez de vacinar apenas metade com duas doses", acrescentou.

Em Portugal, onde a vacina Pandemrix vai ser ministrada em duas doses com um intervalo mínimo de três semanas, as crianças saudáveis integram o terceiro grupo prioritário da campanha de vacinação - o último a ser imunizado.

Outra das recomendações que Kieny destacou foi a de que as vacinas são seguras e que as mulheres grávidas podem ser imunizadas com qualquer uma das vacinas aprovadas, já que o perfil de segurança das vacinas com adjuvantes e sem adjuvantes "é muito semelhante".

Questionada sobre as restrições que a Suíça impôs à vacina Pandemrix, no que se refere a grávidas, crianças e jovens até aos 18 anos e adultos com mais de 60 anos, devido à presença do adjuvante AS03, ela explicou que "o tipo de vacina licenciado e as suas indicações são uma prerrogativa nacional".

"Para a mesma vacina, diferentes autoridades reguladoras tomaram diferentes decisões", frisou a especialista, destacando que o SAGE não encontrou motivos para favorecer uma vacina em detrimento de outra.

Por fim, Kieny adiantou ainda que o painel de especialistas da OMS concluiu que é possível administrar simultaneamente a vacina contra o vírus e a vacina contra a gripe sazonal, o que é apenas contra-indicado nos casos em que ambas as vacinas são ativadas ("vivas").

Compartilhe:

    Trânsito

    Cotações

    Hospedagem: UOL Host