UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Internacional

09/09/2004 - 07h50
Rebeldes chechenos oferecem US$20 mi por captura de Putin

MOSCOU (Reuters) - Rebeldes chechenos prometeram na quinta-feira dar 20 milhões de dólares para quem quer que os ajude a capturar o presidente russo, Vladimir Putin.

No dia anterior, o governo da Rússia ofereceu uma recompensa de 10 milhões de dólares por informações que levem à localização dos dois principais líderes chechenos, Aslan Maskhadov e Shamil Basayev.

"Oferecemos uma recompensa de 20 milhões de dólares a países, organizações ou indivíduos que dêem à república chechena auxílio para deter o criminoso de guerra Vladimir Vladimirovich Putin", disse um comunicado exibido em sites de rebeldes.

A declaração foi assinada pelo "centro antiterrorista da República da Chechênia", parte do governo não-reconhecido de Maskhadov.

O comunicado acusa Putin de lançar uma guerra contra a Chechênia e de ser responsável pela tomada de uma escola na cidade de Beslan, que acabou com a morte de pelo menos 326 pessoas, quando as forças russas entraram para libertar mais de 1.000 reféns.

Maskhadov, um relativamente moderado entre os separatistas chechenos que lutam contra a Rússia há 10 anos, negou envolvimento no caso da escola. Basayev ainda não comentou o assunto, mas especialistas dizem que o ataque tem todos os sinais de sua liderança.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA