UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 Internacional

05/01/2005 - 11h44
Powell fica cara a cara com horror causado por tsunami

Por Arshad Mohammed

BANDA ACEH, Indonésia (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, testemunhou na quarta-feira a dimensão inimaginável de destruição provocada pelo tsunami que atingiu a Ásia recentemente.

Powell sobrevoou a região afetada da Província de Aceh (Indonésia) a bordo de um helicóptero.

Tendo participado das Forças Armadas, o secretário de Estado esteve em guerras e viu com seus olhos a destruição provocada ao homem pelo próprio homem. Mas em Aceh, onde 90 mil pessoas perderam a vida, Powell viu o poder da natureza varrer o homem da face da terra.

"Estive em guerras e vi furacões, tornados e outras operações de resgate. Mas nunca vi nada como isso", afirmou a autoridade norte-americana depois de um vôo de 30 minutos sobre pontos atingidos pelas ondas gigantes.

A bordo de um helicóptero Seahawk dos EUA, com as portas abertas, Powell, ao lado do governador da Flórida, Jeb Bush (irmão do presidente George W. Bush), viu montes de entulhos onde antes havia bairros e moravam milhares de famílias.

Ao longo do que parecia ser a antiga estrada beira-mar, pedaços do pavimento foram arrancados. Em outras partes, o asfalto aparecia enterrado sob lama e dejetos.

Powell viu centenas de palmeiras arrancadas e esparramadas como se fossem palitos de fósforos. O tsunami atingiu a região no dia 26 de dezembro e foi provocado por um grande terremoto ocorrido no leito do Oceano Índico. Cerca de 150 mil pessoas morreram.

"Não consigo começar a imaginar o horror que enfrentam as famílias e as pessoas que ouviram esse barulho chegando e depois tiveram suas vidas destruídas por esta onda", disse o secretário em uma entrevista coletiva concedida em Banda Aceh (capital da Província).

Powell mostrou-se surpreso com a força das ondas gigantes, que destruíram tudo em seu caminho -- casas, navios, carros e vidas.

"É incrível a força das ondas para destruir pontes, destruir fábricas, destruir casas, destruir plantações, destruir tudo em seu caminho", afirmou a autoridade norte-americana.

Jeb Bush prometeu que o governo dos EUA e a população do país ajudariam as vítimas do tsunami na Indonésia até que suas vidas estivessem reconstruídas.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Governo isenta móveis de IPI até março de 2010
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Confira a resolução comentada
da primeira fase da Fuvest 2010

UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA