UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 Internacional

23/02/2005 - 17h16
Quase 50% dos mortos em 11/09 ficam sem ser identificados

Por Timothy Gardner

NOVA YORK (Reuters) - Autoridades de Nova York encerraram os esforços para identificar as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001, deixando sem identificação os restos de quase metade das 2.749 pessoas mortas no World Trade Center, disse na quarta-feira a secretaria de medicina legal da cidade.

Cerca de 9.720 fragmentos de ossos e tecidos não identificados foram lacrados e armazenados, caso a tecnologia se desenvolva a ponto de permitir a identificação no futuro, disse Ellen Borakove, porta-voz do instituto.

Dos mortos, 42 por cento permanecem sem identificação devido a dificuldades em conseguir amostras de DNA dos restos.

"Os restos se deterioraram. Alguns não têm DNA, e alguns tem apenas DNA parcial", disse Borakove.

Um total de 1.585 vítimas foram identificadas, mas outras 1.161 não foram. Apenas oito restos foram identificados desde setembro.

Três pessoas que sofreram lesões nos ataques morreram depois devido aos ferimentos.

Para os familiares daqueles que morreram, o processo de identificação pode ser reconfortante, disse Anne Mulderry, cujo filho Stephen teve os restos identificados.

"No primeiro momento foi um grande golpe, mas depois foi um grande conforto quando os restos dele foram encontrados", disse ela. "Eu rezo pelas pessoas que não tiveram isso."

Os restos não identificados serão colocados em um memorial quando o complexo do World Trade Center for reconstruído, disse Borakove.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Após Toyota, Honda fará recall de mais 378 mil carros nos EUA
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA