UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

19/05/2006 - 18h20
Anatel bloqueia celulares mas não garante êxito da medida

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta sexta-feira ter cumprido decisão judicial que determinou o bloqueio do sinal de telefones celulares em nove presídios instalados em seis municípios do estado.

O órgão não garante, entretanto, que a medida será eficaz para impedir o contato de detentos com o exterior dos presídios por meio desses equipamentos.

"Foi cumprida a ordem (judicial) e o sinal nos presídios foi suspenso. Não cabe à Anatal indicar soluções. Cabe cumprir o ordenamento judicial", afirmou a jornalistas o gerente de Regulamentação da Anatel, Bruno de Carvalho Ramos.

O técnico não descartou a possibilidade de que ocorram eventuais restrições na comunicação dos clientes das operadoras celulares Vivo, Claro, TIM e Nextel, além de serviços de telefonia fixa sem fio da Embratel e da Telefônica que estejam próximos às áreas abrangidas pela decisão da Justiça.

Segundo a Anatel, a ordem envolve instituições instaladas nos municípios paulistas de Araraquara, Avaré, Franco da Rocha, Iaras, Presidente Venceslau e São Vicente. O órgão afirma não ter condições de determinar no momento o número de pessoas que podem ser prejudicadas.

"Deve ser avaliada essa ação técnica nos próximos dias", afirmou Ramos. Um balanço com o resultado da ação deve ser divulgado pela Anatel até a próxima segunda-feira.

A decisão judicial emitida na quarta-feira deu prazo de 48 horas para a agência coordenar com as empresas de telefonia o bloqueio do sinal de telefones celulares em alguns presídios paulistas.

A ordem foi motivada pela onda de violência que assola o Estado desde a semana passada, iniciada por rebeliões em presídios e ataques contra alvos policiais.

(Por Áureo Germano)

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA