UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

14/04/2008 - 09h14
Em reunião do FMI, Brasil volta a criticar subsídios agrícolas

WASHINGTON (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu no domingo uma conclusão rápida da Rodada de Doha na Organização Mundial do Comércio (OMC) e defendeu a eliminação dos subsídios agrícolas nos países ricos.

A turbulência nos mercados e a recente alta generalizada nos preços dos alimentos apenas elevaram a "urgência" da concretização de um acordo para a liberalização do comércio agrícola mundial, acrescentou.

"A crise financeira aumentou a urgência da conclusão de uma Rodada de Doha ambiciosa e em prol do desenvolvimento, que leva a uma eliminação dos subsídios agrícolas e das tarifas nos países desenvolvidos", afirmou Mantega em um comunicado durante a reunião do FMI.

Num momento em que os preços altos dos alimentos provocam fome, protestos e instabilidade política, é importante desenvolver a agricultura e incentivar a compra de alimentos de produtores locais, avaliou.

"Muitos pequenos agricultores são expulsos do mercado devido a distorções criadas pelos subsídios agrícolas", disse Mantega.

O Brasil, juntamente com a Índia, é um defensor ativo dos interesses dos países em desenvolvimento na Organização Mundial do Comércio.

Autoridades de vários países ricos, incluindo os EUA e a União Européia, que destinam milhões de dólares em subsídios aos produtores agrícolas, esperam concluir a Rodada de Doha neste ano.

Mantega falou em nome do Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago na reunião do Comitê de Desenvolvimento do Fundo Monetário Internacional, que concluiu o encontro de primavera neste domingo.

(Por Adriana Garcia)

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br


Folha Online
Palmeiras cai diante do Flu e perde liderança para o São Paulo
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Ministra diz que expulsão de aluna é demonstração de intolerância
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA