UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

19/04/2008 - 10h51
Casamento é teste de prestígio para Dilma Rousseff

Sinara Sandri
Em Porto Alegre

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, reuniu ministros, governadores, parlamentares e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva para celebrar o casamento de sua filha, Paula, em Porto Alegre na noite de sexta-feira (18).

Os convidados tentaram minimizar o evidente caráter político do evento, mas admitiram que o momento era de reconhecimento do prestígio de Dilma. "A maioria [dos políticos convidados] não conhece os noivos. Seguramente, [a presença] é pela Dilma", disse o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP) à Reuters.

MINISTRA EM EVIDÊNCIA
Eduardo Lima/AE
Dilma Roussef chega ao casamento de sua filha na noite desta sexta em Porto Alegre
MAIS NOTÍCIAS DO DIA
IMAGENS DESTE SÁBADO
Dilma Rousseff está no alvo das atenções em função do vazamento, pela Casa Civil, de informações sigilosas sobre gastos presidenciais. Os dados fariam parte de um suposto dossiê contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas o caráter de desagravo do evento foi recusado por vários convidados.

"A ministra não precisa de solidariedade ou desagravo, é uma figura essencial do governo", disse o assessor de assuntos internacionais de Lula, Marco Aurélio Garcia, a jornalistas. "Os problemas que estão ocorrendo são de menor monta. É simplesmente a expressão de amizade e reconhecimento ao extraordinário trabalho que vem realizando neste governo", continuou.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o motivo para o deslocamento de tantas autoridades até Porto Alegre era festivo. "Ninguém vai a um casamento por política, vai por amizade", disse a jornalistas.

Demonstrar amizade também seria a intenção dos governadores Jaques Wagner (PT-BA), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Roberto Requião (PMDB-PR) --este último afirmou ser "amigo de muito tempo" da ministra.

Solidariedade
A maioria dos convidados evitou falar com os jornalistas. O presidente Lula participou apenas da cerimônia religiosa e não fez nenhuma aparição para o público, frustrando as expectativas de um pequeno grupo que acompanhava a chegada das autoridades na calçada em frente à Igreja.

Política, eleições presidenciais e as ações do governo não foram os assuntos preferidos dos convidados, mas a ênfase na defesa da ministra Dilma Rousseff foi maior entre suas colegas. "Se a oposição ataca e coloca Dilma em evidência, nós, os amigos, estamos aqui para participar de um momento especial de sua família e vamos defendê-la", disse a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

Para a governadora do Pará, Ana Júlia (PT), a ministra Dilma seria uma "boa candidata" às eleições presidenciais e neste momento precisaria de apoio. "Como mulher, sou solidária (à ministra Dilma) e contrária a todo o tipo de baixaria que ela tem sido vítima. Todas as mulheres precisam deste apoio", disse a governadora.

Seja por amizade, reconhecimento ou apoio, o casamento mobilizou seis ministros de Estado, incluindo Guido Mantega [Fazenda] e Celso Amorim (Relações Exteriores), e sete governadores, entre os quais Yeda Crusius (PSDB-RS), além de vários parlamentares.

O que teria sido projetado para ser uma cerimônia discreta transformou-se em um evento com 600 convidados e um aparato de segurança que envolveu 300 policiais, viaturas do corpo de bombeiros e ambulâncias, transtornando o já complicado trânsito do centro da cidade.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA