UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

15/06/2007 - 16h59
"Renan Calheiros está sendo algoz de si próprio"

Veja a entrevista em vídeo

Da redação

O Conselho de Ética do Senado discutiu hoje o caso de quebra de decoro parlamentar do presidente da Casa, Renan Calheiros, e decidiu adiar a votação do parecer final para a próxima terça-feira. "Renan carrega nas costas um enorme problema porque continuará a sangrar em público", avalia Fernando Rodrigues, sobre a investigação a que está sendo submetido o presidente do Senado há quase três semanas.

"O fato é que existe ainda existe um viés dentro do Senado para absolvê-lo", afirma o jornalista. "Esse período de carência que os senadores acabaram se auto-impondo até terça servirá para sentir como será o noticiário nos próximos dias e se o desgaste para eles próprios será gigantesco como muitos acham se absolverem Renan Calheiros."

Fernando também analisa a imagem de empresário de gado bem sucedido que Renan tem mostrado. "O senador está sendo o algoz de si próprio porque apresentou documentos sob o argumento de que são quentes, legais, e provariam sua lisura na agropecuária. Mas ao analisar os papéis ficamos com duas dúvidas: faltam mais papéis para comprovar tudo e, se tudo for verdade, estamos diante do mais bem sucedido empresário do ramo da pecuária."

"Como já teve início o processo para averiguação se houve quebra de decoro ou não, não há mais retorno no processo. Usando uma metáfora, Calheiros entra na disputa para matar ou morrer: ou ser absolvido ou cassado. Ele não pode mais ter o benefício da renúncia para escapar da punição e voltar na eleição seguinte", conclui o colunista do UOL News.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

10h32- Comerciantes entram em confronto com guarda civil de SP

10h20- José Aparecido Nunes depõe na CPI dos Cartões nesta terça

09h47- Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai pode virar museu na BA

09h39- Polícia prende invasores de cooperativa em Serra Pelada

09h37- Consórcio Suez/Camargo vence o leilão da usina de Jirau

09h21- Marisa Letícia comparece a evento sem Lula pela 1ª vez

09h16- Temporão apóia "qualquer medida que traga recursos"

09h08- Lula: "sem dinheiro, não há milagre na área da Saúde"

08h52- Governo espera proposta de parlamentares para nova CPMF

19/05/2008

21h53- Jovem mata seqüestrador e foge do cativeiro