UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS
- Ao vivo às 2ªs e 5ªs
- Saiba quem é Feltrin

01/10/2007 - 16h17
Explode a venda de canais pornôs no Brasil

Veja o programa em vídeo

Ricardo Feltrin
Colunista do UOL News


O mercado de venda de pay-per-view e assinaturas de canais adultos na TV paga superou de longe as expectativas mais otimistas e cresceu este ano mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados obtidos com exclusividade por Ooops!.

Com exceção da TVA, todas as operadoras se recusaram a divulgar números sobre este rentável e expansivo mercado. Ooops! obteve os demais números por meio de um executivo da Globosat, que pediu sigilo de identidade. Os dados são espantosos:

O número de assinantes de canais adultos nas três principais operadoras do Brasil já passa de 370 mil, contra 280 mil no ano passado. Isso representa um crescimento de mais de 30% somente nos primeiros 8 meses de 2007, e deve se manter até dezembro, segundo esse mesmo executivo. A expectativa era de que esse mercado crescesse no máximo 25% em 2007.

Isso significa que quase um em cada dez assinantes da TV paga brasileira compra também algum canal adulto. Somente as principais operadoras - TVA, Net/Vivax e Sky/DirecTV -, têm cerca de 3,9 milhões de assinantes.

De olho nesse imenso mercado, a Globosat vai incluir mais cinco canais adultos em seu cardápio, provavelmente a partir de janeiro: o Private, Shorteez, Xcess, Fress e o Vênus. O canal pornô mais vendido do Brasil é o Sexy Hot, seguido pelo Playboy.

A maioria das operadoras considera tais dados confidenciais porque os canais pornôs se transformaram na mais rentável mina de ouro do mercado. Isso porque, na mesma proporção em que cresce a demanda por tais filmes, o custo de produção e venda de conteúdo adulto cai a cada dia - tamanha é a oferta de atrizes e atores na Europa e EUA.

Na contramão dessa falta de transparência, somente a TVA divulgou seus números.

A pedido de Ooops!, por meio de sua assessoria de imprensa, a TVA informou que tem no eixo São Paulo-Rio-Curitiba cerca de 30 mil assinantes mensais dos canais Playboy, Buttman e Adulto, todos heterossexuais.

Somente no pay-per-view, em média, a TVA vende quase 70 filmes por dia dos canais Playboy, CG Channel, Private Gold e Vênus XXL. Isso dá cerca de 2.000 por mês. Cada filme na TV custa em média R$ 9,90 e 70% deles são vendidos entre 18h e 6h.

Sem se identificar, e com a ajuda de dois outros assinantes, a reportagem testou a venda de pay-per-view por telefone das principais operadoras. O atendimento da TVA foi o mais veloz. Entre o momento que se telefona até o filme entrar no ar, gastou-se 3 min e 10 seg.

Gugu e Record empatam; Veja no programa Ooops! como ficou a audiência da TV aberta neste domingo

Saiba no programa como foi a audiência do domingo na TV aberta. Mas, para assistir, tem que assinar o UOL.

Quem é Legal

José Padilha e "Tropa de Elite"

É provável que nunca na história do cinema brasileiro um filme tenha causado tanta polêmica. E é provável que nunca tenha se falado tantas asneiras sobre cinema. "Tropa de Elite" é acusado de ser de "direita", o diretor é acusado de ser fascista, o ator é acusado de ser um farsante e um canastrão. E os críticos que falam essas parvoíces? Podemos acusá-los de quê? Talvez de imbecilidade crônica, para começar.

Misturar arte com política, e cinema com ideologia é, no mínimo, uma idiotice. Principalmente se o diretor jamais pensou em fazer isso. José Padilha só fez esse filme como ficção porque jamais uma entidade como o Bope permitiria que ele filmasse suas maléficas operações de repressão. Porque, se permitisse, ele teria feito outra obra-prima como "ônibus 174".

"Tropa..." em nenhum momento enaltece os crimes dos policiais. Pelo contrário. Iguala cruamente seus facínoras àqueles que vendem drogas e andam armados nos morros. Como em "Abusado", de Caco Barcellos, nada mais faz que mostrar a realidade - só que ali era um livro descritivo, e aqui é sob o manto da ficção.

Se fosse qualquer outro lixo de Hollywood ganharia três estrelinhas e receberia a chamada "ótimo thriller de ação". Como é brasileiro, e tem qualidade, a "tropa de elite" (sic) do cinema prefere espezinhar. Pior mesmo é ver como certos diretores medíocres estão atacando o filme! Esqueçam isso, caros internautas. Enquanto - e apenas - cinemão, "Tropa de Elite", que estréia no próximo dia 12, é o filme brasileiro do ano. É o filme da década. E tem mais: Wagner Moura está um arraso.

Quem também é legal

Wagner Moura e Camila Pitanga

Roubaram todas as atenções não só no último capítulo de "Paraíso Tropical", mas em toda a novela. Dois atores que fazem jus a qualquer prêmio de dramaturgia.

Clique aqui para ler as perguntas e respostas do bate-papo com Ricardo Feltrin

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

08/11/2009

21h14- Palmeirenses se revoltam com árbitro em derrota para o Fluminense

21h10- Na volta de Leandrinho, Suns vencem Wizards na NBA

21h09- Porto é derrotado e perde chance de encostar no Braga pelo Português

21h03- No 1º jogo pós-Paulo Bento, Sporting empata com Rio Ave

21h00- Barueri "perdoa" Márcio, mas lamenta empate em casa com o Inter

20h57- D2, Paralamas e Maria Gadú fazem show no Rio de Janeiro; veja fotos

20h50- Desinteresse e confusões marcam prova do Enade

20h47- Adriano pede "pés no chão" para time seguir na briga pelo título

20h46- F. Eller evita derrota colorada e diz que G-4 ainda é objetivo

20h46- Em jogo de dez gols, Lyon e Olympique de Marselha empatam pelo Francês


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.