UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS
- Vai ao ar às terças

31/10/2006 - 20h02
O que fazer quando você descobre que seu filho usa maconha?

Veja a entrevista em vídeo

da Redação

No programa "Momento Família" desta terça-feira, Rosely Sayão conversou com os internautas sobre o relacionamento entre pais e filhos. O uso de drogas foi um dos temas abordados. Rosely deu dicas de como lidar com os filhos quando os pais descobrem que eles usam drogas.

Rosely conversou também sobre a desvalorização dos idosos na sociedade moderna e como as famílias podem tentar reverter essa situação.

Bate-papo

(04:02:05) filha pergunta para Rosely Sayão: Roseli, boa tarde. Gostaria de uma orientação em como proceder com uma pessoa mais velha, a quem devo todo o respeito e consideração. A minha mãe (68 anos) é uma pessoa amarga, resistente, deprimida, sente-se diminuída e ultimamente vem apresentando sintomas de pânico (tem medo de ficar sozinha em casa). Ela é uma pessoa muito simples, evita qualquer contato social, sofre quando precisa estar com outras pessoas ou outros lugares, ou mesmo por situações/problemas que ainda nem aconteceram e sente-se responsável por toda a família. Aconselhei a procura de uma psicóloga, mas ela sempre muda de assunto e diz que vai se curar sozinha. Devo ser impositiva? Não posso obrigá-la, mas sinto que a situação está piorando a cada dia. Ela fala que se for para procurar tratamento prefere um psiquiatra e medicação para não ter que ficar conversando com alguém que não conhece. O que devo fazer?

(04:07:44) Rosely Sayão: filha, temos que considerar um quadro geral. Vivemos num mundo onde o velho não tem lugar. Esse é um problema que o Brasil terá que enfrentar rapidamente, porque o país está envelhecendo. Há um grande número de idosos na situação da sua mãe. Eles não têm convívio social, estão numa situação de isolamento. Além disso, há as características pessoais da sua mãe. Mas o fato de ela estar amarga e deprimida é preciso ver o quanto isso resulta de uma situação sócio-cultural, ou o quanto é dela mesmo. Mas a terapia não funciona sem a adesão da pessoa. Ela de fato precisará conversar. Portanto, não adianta ser impositiva nesta situação.

Agora, se a sua mãe já deu a dica de que aceita um psiquiatra e medicação. Um bom psiquiatra não se restringe a receitar um medicamento, eles conversam e a maioria dos psiquiatras tem formação para praticar a psicoterapia. Leve ela ao psiquiatra.


(04:02:41) Magoo fala para Rosely Sayão: Até que ponto devemos continuar casados por causa dos filhos?

(04:09:59) Rosely Sayão: Magoo, por que devemos ficar casados? Em geral estamos acostumados a encarar o amor com aquela paixão, que não resiste muito. Na cultura atual, os prazeres e paixões têm mais a ver do que o amor companheiro e respeitoso. A primeira coisa que o casal deve se perguntar é: por que continuar casado? O filho pode ser uma boa causa para a relação, mas não pode ser a única. Se for só por causa dos filhos é muito perigosa, porque gera uma pressão implícita. Você vai abrir mão da sua vida por causa deles e vai exigir uma reciprocidade.


(04:02:44) DUARTE fala para Rosely Sayão: como lidar com um filho quendo você descobre que ele está usando maconha?

(04:14:20) Rosely Sayão: DUARTE, olha depende da idade. A principio cabe aos pais dar uma orientação, um norte. A maioria dos pais é contra as drogas lícitas ou ilícitas. Os pais devem proibir e orientar. Tente averiguar com o seu filho, porque ele usa, quando usa e quanto. Há diversos tipos de usuários. Hoje, a gente sabe que nem todas as pessoas usam de forma abusiva.

Primeiro considere a idade do seu filho. Usar maconha aos 14 tem um sentido e risco diferente de usar aos 19. Pai e mãe sempre imaginam o pior. Aproxime-se do seu filho. Proibição nem sempre funciona. Mas a proibição é para o filho em relação aos pais um norte, uma direção. A proibição não será decisiva para que o filho deixe de usar drogas, mas a proibição dos pais serve no sentido de fazer os filhos tomarem mais cuidado com o que fazem, a terem responsabilidade, não usarem de forma abusiva.


(04:03:04) Dos @njos_SP fala para Rosely Sayão: Boa Tarde...tenho 28 anos é sou casado com uma mulher há dois anos, ela tem dois filhos. A pequena, de quatro anos, conhece o pai. Pq será que sinto ciúme dela quando ele a visita?

(04:17:43) Rosely Sayão: Dos @njos_SP, porque você não é o pai. Talvez você gostaria que as filhas fossem suas. Sentir ciúme não é o problema, mas você não pode permitir que a expressão disso prejudique a relação da criança com o próprio pai e a sua relação com a família. A gente pode sentir ciúmes, raiva, ódio, mas devemos controlar a expressão disso, porque a expressão atinge o outro, seja em relações afetivas, profissionais ou paternais. Você pode dizer o que sente para sua companheira, mas não para a criança, pois ela pode se sentir constrangida ao receber o pai.


(04:08:15) todos fala para Rosely Sayão: como lidar com o filho que não tem limites. Ele tem 15 anos e só pensa em mulheres.

(04:20:07) Rosely Sayão: todos, é normal. É uma idade de descoberta. Aos poucos eles vão descobrir outras coisas da vida que não isso apenas. Mas quando você diz que o filho não tem limite, os pais têm responsabilidades sobre isso. As crianças nascem sem limites, mas é na convivência humana que a crianças percebe que o outro e a vida a limita. Se a gente coloca os filhos dentro de uma bolha, de forma que ele não sofra com os limites, ou seja, que ele não aprenda a se conter em relação a própria vida, eles chegam aos 15 achando que são os donos do mundo. Um jovem que chega a essa idade sem limites, ele só pensa em uma coisa: eu quero, eu quero, eu quero. Mas aos 15,16 anos eles devem equacionar três elementos: eu devo, eu quero, eu posso.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

01/09/2014

07h08- Dragon Age: Inquisition terá modo multiplayer para até quatro jogadores

06h00- Por R$ 350, fone Panasonic oferece conforto e boa qualidade de áudio

02h00- Aplicativo substitui endereços e coordenadas por trincas de palavras

31/08/2014

19h42- Lista Adrenaline: Os caninos mais bacanas dos games

18h53- O que é a HyperX?

14h23- Executivos da Nintendo entram na onda e participam do Ice Bucket Challenge

13h52- Pernambucana Neurotech lança plataforma móvel de análise de crédito

12h44- Novo mouse da Gila é totalmente personalizado e traz conector banhado à ouro

11h51- Dell mostra Ultrasharp U3415W - monitor "super-wide" com tela curvada

09h21- Atualização de Dota 2 com Goblin Techies chegará nesta semana; saiba como testá-lo agora