UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS
- Vai ao ar às quintas
- Saiba quem é Sophia

14/07/2005 - 18h51
Antes de escolher um consórcio, é importante verificar seu índice de inadimplência

Veja o programa em vídeo

Da Redação

Para responder estas perguntas a jornalista Sophia Camargo conversou com o assessor de imprensa da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC) Cláudio Licciardi.

1) Como escolher um consórcio?

Resposta: Uma boa providência será conversar com pessoas que já fizeram consórcios e verificar se tiveram problemas com determinada administradora. Outro passo essencial é consultar o serviço do Banco Central na internet (www.bc.gov.br) na página de Serviços ao Cidadão. Lá é possível a situação de cada empresa de administradora, a relação das empresas impedidas de constituir novos grupos, a situação das administradoras de consórcio por segmento (observe a relação de imóveis entregues, taxa de administração e - muito importante - o índice de inadimplência. Quanto maior este índice, maior o problema para o grupo). Além disso, é possível consultar também o cadastro das administradoras de consórcios que mais tiveram reclamações. Lembre-se de que a administradora tem de ter autorização do BC para vender cotas!

2) Yves

Não consigo mais pagar as prestações do consórcio. Tenho alguma saída?

Resposta: O melhor caminho é procurar a administradora. Se você ainda não foi contemplado, poderá optar por um bem ou serviço de menor valor (o que resultaria em uma prestação menor). A administradora ainda poderá transferir a sua cota para outra pessoa, se você perceber que não vai conseguir mais pagar.

3) Danilo

Fiz um consórcio e gostaria de saber se é legal a cobrança do frete.

Resposta: O consórcio não cobra frete nenhum. Quem cobra o frete é a empresa da qual o senhor decide comprar. Se o senhor escolher um carro de outra cidade, por exemplo, certamente haverá alguma cobrança de frete, que o senhor decide se aceita ou não.

4) JR

Qual a norma que obriga o consórcio a entregar o bem ou carta de crédito em 48 ou 72 horas após o pagamento do valor do lance?

Resposta: A norma diz apenas que o consorciado deve ser notificado em 48 horas. A partir do momento em que tiver direito à carta de crédito, o consorciado passa a ter o direito de utilizar a carta para comprar o bem.

5) Luiz

Se a administradora do consórcio foi liquidada extrajudicialmente, quem irá ressarcir o consorciado que não foi contemplado e está em dia com sua parcela?

Resposta: Cada caso é um caso. O Banco Central acompanha mensalmente a situação financeira das administradoras. Assim que o Banco Central percebe problemas na administradora, ele impede que ela venda novas cotas (por isso é importante observar os dados do Banco Central antes de entrar em um novo consórcio). Se o BC percebe que a administradora não dá sinais de conseguir se firmar novamente, ele dá um prazo para que outra administradora fique com os grupos. Se isso não acontecer, o BC poderá liquidar o consórcio e passa a gerir os grupos. Aqueles que já foram contemplados continuam com a obrigação de pagar suas parcelas restantes e o dinheiro que for pago será utilizado para comprar os bens daqueles que ainda não foram contemplados até que os grupos terminem. As pessoas que tiveram problemas com consórcios que foram liquidados devem se dirigir aos postos de atendimento ou ligar para o Banco Central para poderem obter mais informações.

6) André de Paula

Como posso utilizar o FGTS no consórcio imobiliário?

Resposta: Poderá ser utilizado para dar lance ou quitar o consórcio. Não poderá ser utilizado para amortizar o número de parcelas, sem quitar.

7) Marcos

Fiz um consórcio de um carro, paguei enquanto pude, depois fiquei desempregado e não pude mais pagar. O que vai acontecer com o dinheiro que paguei, já que não fui contemplado?

Resposta: Se o senhor não fizer nada, receberá o dinheiro que já pagou apenas no final do grupo, em parcelas, reduzido de uma multa por não ter cumprido com o contrato acertado. O senhor, porém, poderá tentar receber este dinheiro antes, pedindo à administradora que o ajude a encontrar alguém interessado na sua cota, pois muitas pessoas preferem entrar em grupos já formados para reduzir o tempo de espera. O senhor também poderá tentar vender a cota sozinho para outro interessado. Nestes dois casos, o senhor receberia imediatamente o que já pagou.

8) Evandro

Comprei um carro com alienação ao Consórcio Garavelo, recebi a carta de quitação e a perdi antes de liberar o ônus gravado junto ao Detran. O consórcio faliu e não foi absorvido por nenhum outro consórcio ou banco. O que devo fazer?

Resposta: Toda a documentação relativa a este consórcio se encontra no Banco Central.

9) André

Se eu for contemplado, posso pegar o valor da carta em dinheiro?

Resposta: Segundo a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), o senhor só poderá solicitar a conversão do crédito em dinheiro após 180 dias da contemplação. Terá ainda que pagar integralmente o débito junto ao grupo, cujo valor poderá ser deduzido do crédito a que tem direito.

10) Danilo

Fiz um consórcio e fui contemplado. Qual o valor que devo pagar para retirar o bem?

Resposta: Se deu um lance, terá de pagar o que deve no prazo de 24 ou 48 horas, dependendo do que dispõe o contrato. Caso contrário, o segundo colocado no lance é que será contemplado. Se foi contemplado em sorteio, não terá de pagar nada além das parcelas mensais de costume.

11) Eliane

Onde posso obter mais informações sobre o funcionamento dos consórcios?

Resposta: A ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios) tem um serviço de atendimento aos consorciados e interessados que informa sobre o funcionamento dos consórcios e busca soluções para casos concretos. O site da Abac é o www.abac.org.br.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

24/04/2014

16h18- Tim Cook diz que a Apple está "mais perto do que nunca esteve" de ter nova categoria de produtos

16h13- SCS Software divulga novas imagens de American Truck Simulator

16h08- Este simulador de afogamento lembra quão importante é o uso de colete salva-vidas

16h07- Britânica diz que selfies 'roubados' viraram montagens de mulheres nuas

16h03- Apple está mais próxima do que nunca de lançar nova categoria de produtos, diz Tim Cook

15h59- Proposta americana pode acabar com neutralidade da Internet

15h50- Criador do Google+ deixa a empresa

15h35- Empresa de robótica desenvolve drones que tocam instrumentos

15h26- Facebook lança nova área para jornalistas encontrarem notícias

15h16- Derrotado e enfurecido, jogador de CoD chama 60 agentes da SWAT à casa do gamer rival