UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

31/08/2005 - 12h19
Gastrite, azia, dor no estômago: médico explica as causas e que tipo de alimento é melhor evitar

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

Levante a mão quem nunca teve azia, queimação, mal-estar depois de uma refeição... Ficar horas e horas sem comer é outro pecado comum dessa nossa vida tão corrida e sem regras. Será que dá para manter o ritmo e não fazer tão mal ao nosso estômago, à nossa digestão? No programa "Consulta Médica" desta quarta-feira, o UOL News recebeu o gastroenterologista Joaquim Gama, do Hospital das Clínicas de São Paulo, para responder às dúvidas dos internautas (leia as perguntas e respostas).

Uma delas é a diferença entre gastrite e úlcera. "Nem sempre a pessoa que tem gastrite desenvolve úlcera", explica Gama. "Gastrite é uma inflamação aguda do tecido do estômago, já a úlcera é uma lesão localizada, pequena, em geral no duodeno."

Gama também explicou que o uso de remédio para dormir não costuma causar irritações no estômago e que algumas pessoas têm intolerância ao leite, o que lhes provoca uma "queimação": "Isso depende também da gordura do leite. Os leites A, B e C diferem no teor de gordura. O leite A é bastante rico em gordura e o C tem menos. A presença de gordura no estômago é um fator de refluxo. A azia pode ser causada por isso".

Quem sofre de hérnia deve evitar alimentos gordurosos

A hérnia de hiato foi um dos assuntos preferidos dos internautas. Gama disse que ela pode causar dores no peito, bem como os refluxo do esôfago. E, para quem tem medo de entrar na faca, o médico alertou que a operação para tratar a hérnia teve um grande avanço a partir da década de 60. "Mas antes de pensar em operação para evitar o refluxo, você deve lançar mão de várias outras medidas que podem combater esse problema. A operação é uma medida tardia. Só 9% dos operados não se curam, isto é, 91% ficam curados definitivamente dos refluxos e das dores atrás do osso esterno."

E atenção: alimentos gordurosos, como creme de leite e molho de tomate industrializado podem provocar refluxo. Diminuir a ingestão de líquidos durante as refeições e dormir com a cabeça um pouco elevada são outras medidas que podem complementar o uso de medicamentos contra a hérnia.

E se você tem problemas com os inconvenientes gases intestinais, o gastroenterologista aconselhou evitar alimentos como o repolho, couve-flor, brócolis e leguminácias (como feijão).

Álcool piora a gastrite

Quanto à cervejinha, a dica é moderar a ingestão de álcool em geral. "Algumas pessoas têm especial sensibilidade ao uso de bebida alcoólica, e isso é uma das razões para a gastrite. Mas pior que a cerveja é o uso dos destilados, como pinga, conhaque."

Levar uma vida muito agitada, sem horário para as refeições e sem lazer também ocasiona um estresse constante que pode ocasionar uma gastrite ou úlcera.

Clique aqui para ler as perguntas e respostas

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

23/04/2014

20h23- Brasil vai levar agenda do Netmundial a encontro com Brics, diz ministro

20h20- Facebook Messenger tem 200 milhões de usuários, revela Zuckerberg

20h12- O design mais impressionante do ano em arquitetura, carros e mais

20h09- Heartbleed: O que é, como atingiu a internet e preciso mudar minhas senhas?

19h59- Inclusão digital e gerência da rede dão o tom em evento sobre futuro da internet

19h29- Kingston lança SSDs mSATA com capacidades de 240GB e 480GB

19h18- Relator diz que Marco Civil é lei equilibrada por 'não agradar a ninguém'

19h13- China e Japão impulsionam vendas de iPhones, diz Apple

19h00- Samsung patenteia novo formato de smartphone com tela curva

18h41- Circuito Brasileiro de League of Legends começa neste fim de semana em Porto Alegre


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.