UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

31/08/2005 - 18h40
Leia a íntegra do bate-papo com o gastroenterologista Joaquim Gama

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

No programa "Consulta Médica" desta quarta-feira, no UOL News, o gastroenterologista Joaquim Gama, do Hospital das Clínicas de São Paulo, tirou dúvidas dos internautas sobre problemas como gastrite, azia, agressões que o estômago sofre por causa da má alimentação, do estresse e do uso de certos remédios, entre outros problemas da digestão. Acompanhe as perguntas e respostas.

(03:25:25) Carlos fala para Joaquim Gama: Boa tarde. tenho azias constantes...tomo omeprazol todo dia pela manhã e me sinto bem....estou um pouco acima do meu peso.....gostaria de saber se há algum efeito maléfico em tomar omeprazol todo dia?
(03:45:36) Joaquim Gama: Carlos, esse remédio existe desde 1990 e até o momento não existem informações na literatura médica e no nosso consultório sobre inconvenientes importantes desse medicamento. Como todos remédios desse tipo, pode ser que provoque em algumas pessoas algum tipo de alergia. Mas esse é um fenômeno muito raro.


(03:26:46) O v E r A l fala para Joaquim Gama: quem toma remedio para dormir todos os dias pode ter algum problema de estomago?
(03:50:45) Joaquim Gama: O v E r A l, eventualmente, mas não é freqüente. O uso do sonífero é bastante amplo, devido ao estresse e à vida agitada. Mas os que se dispõem atualmente não costumam causar irritações no estômago.


(03:26:56) Claudio38 fala para Joaquim Gama: Dr. Joaquim Gama, quando tomo leite de manhã, tenho "queimação" do estômago, durante todo o dia...
(03:52:17) Joaquim Gama: Claudio38, provavelmente isso ocorre por causa de uma intolerância individual sua. Mas isso depende também da gordura do leite. Os leites A, B e C diferem no teor de gordura. O A é bastante rico em gordura e o C tem menos. A presença de gordura no estômago é um fator de refluxo. Sua azia pode ser causada por isso.


(03:40:17) Gilberto pergunta para Joaquim Gama: dr, já fiz algumas perguntas sobre a hérnia de hiato. sinto dores no peito e gostaris de saber se a hérnia pode ser a causa. as vezes sinto algumas pontadas. exames cardiológicos nada constataram.
(03:53:35) Joaquim Gama: Gilberto, você tem toda razão. A segunda possibilidade da dor no peito freqüentemente está relacionada a refluxo do esôfago com reflexos no peito, que poderia ser essas dores.



(03:41:29) Flávio fala para Joaquim Gama: Prezado Dr. Joaquim, gostaria de saber se há algum mal em segurar os gases intestinais, haja visto que há momentos em que não é possível eliminá-los. Falo particulamente do meu caso, pois durante o dia costumo ter muitas reuniões e regularmente me vejo nessa situação. Muito obrigado.
(03:59:26) Joaquim Gama: Flávio, vc tem razão. Isso é bastante incômodo. Nós temos a capacidade de eliminar gases também pela eruptação, isto é, arrotando. Em alguns países do Oriente isso é até sinal de educação. Mas vc pode fazer isso sem provocar ruído. Quanto aos flatos, quando for possível vá ao banheiro e elimine para se sentir mais confortável. Existem alimentos que ajudam nessa tendência, como o repolho, couve-flor, brócolis e leguminácias (como feijão). Uma alternativa é diminuir um pouco esses alimentos.



(03:41:39) leila fala para Joaquim Gama: Já tomei por muito tempo um medicamento chamado lanzoprazol porém as contra indicações são assustadoras.
(04:02:40) Joaquim Gama: leila, o lanzoprazol é um dos sais para tratamento de úlceras e outros problemas estomacais. Esses medicamentos são de uso bastante seguro. Já disse que podem ocorrer alergias, mas é muito raro. Em geral, o uso desses medicamentos pode ser reduzido quando acontecem alguns desses sintomas. Mas toda bula é assustadora. A maioria dos sintomas contra-indicados desaparecem com a suspensão do remédio. Se não é possível usar o lanzoprazol no seu caso, o médico pode lhe indicar outro sal do mesmo tipo.



(03:42:21) Jakbar fala para Joaquim Gama: Olá dr. Joaquim, porque quando como massa meu estomago doi e quando tomo cerveja não doi? um médico aqui falou q não era pra mim tomar cerveja, é verdade?
(04:07:34) Joaquim Gama: Jakbar, de fato, todo médico vai orientar moderação no uso dos alcoólicos. Cerveja é por natureza tomada num volume maior. Algumas pessoas têm especial sensibilidade ao uso de bebida alcoólica. É uma das razões para a gastrite. Mas pior que a cerveja é o uso dos destilados, como pinga, conhaque. Em todo caso, não use bebida alcoólica em exagero.



(03:42:49) Fera fala para A hernia de hiato depois de operada pode voltar? e si vc a favor da operaçao ou ficar no remédio?
(04:09:57) Joaquim Gama: Fera, a operação para tratar hérnia de hiato teve um grande avanço a partir da década de 60. Mas antes de pensar em operação para evitar o refluxo, vc deve lançar mão de várias outras medidas que podem combater esse problema. A operação é uma medida tardia. Se for o caso, cerca de 9% dos operados não se curam. Isto é, 91% ficam curados definitivamente dos refluxos e das dores atrás do osso externo.


(03:43:30) Lilian fala para Joaquim Gama: rabalho (10 horas por dias) e estudo..... ou seja dormo mais ou menos 5 horas por noite........ esse estress e pode causar algum problema gástrico?
(04:12:25) Joaquim Gama: Lilian, isso é razoável para um ser humano temporariamente. Espero que essa seja uma fase transitória para vc. Não pode ser definitivo, vc tem que ter mais tempo para lazer. Esse regime de vida representa um estresse constante. Caso se perpetue por muitos anos, essa situação pode ocasionar uma gastrite, úlcera, ou até outros problemas. Saiba dosar esse esforço com momentos de lazer para compensar toda a sua atividade. Senão, não vale a pena.


(03:43:50) roberto fala para Joaquim Gama: Tenho 49 anos e de vez em quando tenho azia, principalmente quando tomo cerveja durante 03 dias seguidos. Uns falam que é hernia de hiato outros que é gastrite, tenho dúvidas a respeito. Só para completar informo que para parar de doer tomo maalox e passa.
(04:15:07) Joaquim Gama: roberto, Malox é um excelente anti-ácido. Ele reduz temporariamente a acidez, mas não tem a eficiência de outros, mais modernos, que agem bloqueando a acidez no estômago. A repetição cotidiana de agressão ao estômago por alguns dias, como vc faz, forçosamente vai provocar essa dor na boca do estômago.


(03:44:06) lyoko pergunta para Joaquim Gama: Meu filho de 6 anos sente muito enjôo, após as refeições, há 2 anos. Já foram feitos vários exames, que não acusaram nada, nem mesmo refluxo. Pode ser uma gastrite de fundo emocional?
(04:16:28) Joaquim Gama: lyoko, eu não me dedico ao tratamento de crianças. Esses sintomas devem ser estudados por um bom pediatra. As causas da náusea podem não estar no aparelho digestivo. Não é um fato comum desde que a alimentação seja adequada.


(03:44:58) mila pergunta para qual é a cura para uma Hernia de hiato ja diagnosticada , o omeprazol não está adiantando nada.
(04:18:29) Joaquim Gama: mila, não é só o omeprazol que deve ser usado nesse caso. Mas devemos evitar alguns tipos de alimentos, como os gordurosos, como creme de leite, molho de tomate industrializado e outros que podem provocar refluxo. Diminuir a ingestão de líquidos durante as refeições, dormir com a cabeça um pouco elevada são outras medidas que podem complementar ao uso do medicamento.



(03:45:11) Mariana fala para Joaquim Gama: Boa tarde , Eu tenho gastrite e refluxo qd eu como parece q tudo fica embolado dentro de mim isso é normal? E as vezes ponho tudo o q comi para fora só consigo evitar com motilium mas só um pouco.
(04:18:45) Joaquim Gama: Mariana, isso não é comum. Vc deve investigar.




(03:45:48) lyoko pergunta para Joaquim Gama: A endoscopia é o único exame para examinar o estômago?
(04:19:23) Joaquim Gama: lyoko, a endoscopia é o melhor exame.


(03:47:40) Paulo fala para Após as refeições costumo ter queimação no estomago, basta tomar sal de frutas Eno ou qualquer pastilha anti-ácido que passa, esse tipo de queimação é proveniente de má alimentação ou problemas de gastrite ou asia?
(04:19:40) Joaquim Gama: Paulo, você precisa investigar. Não fique com esses sintomas a perder de vista.


(03:47:43) loloy pergunta para Boa tarde, dr. Joaquim Gama qual a diferença de gastrite e úlcera?
(04:20:48) Joaquim Gama: loloy, nem sempre a pessoa que tem gastrite desenvolve úlcera. Gastrite é uma inflamação aguda do tecido do estômago, já a úlcera é uma lesão localizada, pequena, em geral no duodeno.


03:48:50) o cara fala para Joaquim Gama: Drº Joaquim Gama estou sentindo ânsia de vomitar todos os dias, gostaria saber se é alguna doença de estômago.
(04:21:37) Joaquim Gama: o cara, vc tem que ver. Não quer dizer que seja necessariamente no estômago. Mas não é normal ter ânsia de vômito todos os dias. Precisa esclarecer a origem disso.



(03:58:17) Nega pergunta para Joaquim Gama: Tenho azia constante, já tomei varios chás, já fiz varios exames inclusive a endoscopia, mas não acusa nada o que devo fazer
(04:23:02) Joaquim Gama: Nega, a endoscopia é muito útil para estudar doenças do esôfago, do estômago e do duodeno. Mas não afasta todas as doenças, principalmente de outras vísceras também ligadas à digestão, como fígado, baço e outros.


(04:02:44) Marcia fala para Joaquim Gama: Dr no meu caso, essas feridas na boca, mal halito e enjoos podem ser decorrentes a gastrite? O que devo fazer, ja que os medicamentos que estou tomando não esta resolvendo as dores..??
(04:25:15) Joaquim Gama: Marcia, as aftas, feridas na boca, são muito relacionadas a hiperacidez e refluxo. Mas existem outras razões como a presença de vírus. No caso do mau hálito, pode estar relacionado à má digestão, mas também à má conservação dos dentes, por exemplo. Essas são apenas algumas das razões para que vc procure um médico.


(04:26:00) Joaquim Gama: Muito obrigado a todos e até uma próxima oportunidade!

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

22/07/2014

13h53- Trinity VR inicia campanha no Kickstarter para sua arma de realidade virtual

13h51- Certificados digitais são usados para legitimar malwares

13h40- Imagens mostram provável loja de apps e Menu Iniciar no Windows 9

13h20- NVidia anuncia tablet para jogos com tela de 8 polegadas FUll HD

13h16- Genius lança headset Zabius da linha GX Gaming por R$369,00

13h10- Apps para iOS criam imagens 3D

13h05- Anatel obriga Vivo a reduzir assinaturas de linha fixa em 21% no estado de São Paulo

12h57- Análise: novo recurso do Facebook é a solução para o excesso de posts

12h50- Xiaomi lança novo smartphone de baixo custo e desafia Apple

12h49- EA oferecerá pacote premium para The Sims 4


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.