UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

14/09/2006 - 18h08
Bacia de água e pano úmido no quarto ajudam a amenizar os sintomas do ar seco, diz médica

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

Inverno sem chuva e com os termômetros acima dos 30 graus. A umidade do ar já está na casa dos 20%, patamar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode causar riscos à saúde.

Por causa desse clima e com o aumento da poluição no ar muitas pessoas sofrem com problemas respiratórios e alergias. Nessa época, as gripes, resfriados, pneumonia, sinusites e alergias como rinites e asma se agravam", disse a alergista do Hospital das Clínicas da USP Ariana Yang, em entrevista ao UOL News.

A médica contou que os principais sintomas causados pelo clima seco são tosse, falta de ar, sensação de ressecamento da mucosa nasal, pigarro e nariz escorrendo.

As crianças, os idosos e os alérgicos são os que mais sofrem. "Crianças e idosos são mais suscetíveis às infecções virais freqüentes nessa época. Os alérgicos também, porque a baixa umidade do ar e a poluição são fatores irritantes para as mucosas e desencadeiam crises", explicou.

Mesmo quem não tem alergia pode ter os sintomas da rinite, por exemplo, segundo a médica. "A mucosa mais ressecada pode desencadear sintomas na pessoa que não é alérgica, como sensação de respiração mais difícil com nariz ressecado e eventualmente pequenos sangramentos nasais."

O que fazer?

A já conhecida dica de dormir com uma bacia de água ou um pano úmido é aprovada por Yang. O mesmo pode ser feito no ambiente de trabalho com ar-condicionado. "A bacia de água e o pano úmido ajudam a aumentar a umidade do ar e isso contribui para a melhora das mucosas respiratórias", disse.

Para os alérgicos, a recomendação da alergista é para se cuidarem e fazerem tratamento adequado com o objetivo de diminuir as crises e as complicações.

Ajuda médica

Quando a criança ou o adulto apresentarem sintomas nasais, a médica afirmou que em geral eles não têm gravidade. "Nesse caso pode ser feito um agendamento de consulta com um médico, com o pediatra. Já os sintomas respiratórios que indicam comprometimento pulmonar muitas vezes necessitam de atendimento urgente, no pronto-atendimento", avisou.

"Se a criança estiver ofegante, com limitações em atividades como correr, com tosse difícil ou febre alta por mais de dois dias é preciso procurar atendimento de urgência."

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

22/07/2014

19h05- Lançamento de Dragon Age: Inquisition é adiado para 18 de novembro

18h46- Intenções de compra do Wii U sobem 50% após E3 2014, indica estudo

18h30- Vendas de case de iPhone com câmera térmica começam amanhã

18h30- Microsoft divulga lucro trimestral abaixo do esperado por analistas

18h30- Trinta instituições financeiras foram fraudadas por app malicioso, diz empresa

18h00- Microsoft vende 5,8 milhões de smartphones Lumia em 3 meses

17h59- Level UP! levará os inéditos SMITE e Hex e outros quatro jogos à Anime Friends 2014

17h53- Canvas Fingerprinting, uma nova ferramenta que provavelmente está te vigiando online

17h10- Em apresentação de exército chinês, robôs e drones se movem ao ritmo de Shakira

17h10- Google oferece US$ 1 milhão para quem revolucionar a eletricidade


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.