UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

14/09/2006 - 18h08
Bacia de água e pano úmido no quarto ajudam a amenizar os sintomas do ar seco, diz médica

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

Inverno sem chuva e com os termômetros acima dos 30 graus. A umidade do ar já está na casa dos 20%, patamar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode causar riscos à saúde.

Por causa desse clima e com o aumento da poluição no ar muitas pessoas sofrem com problemas respiratórios e alergias. Nessa época, as gripes, resfriados, pneumonia, sinusites e alergias como rinites e asma se agravam", disse a alergista do Hospital das Clínicas da USP Ariana Yang, em entrevista ao UOL News.

A médica contou que os principais sintomas causados pelo clima seco são tosse, falta de ar, sensação de ressecamento da mucosa nasal, pigarro e nariz escorrendo.

As crianças, os idosos e os alérgicos são os que mais sofrem. "Crianças e idosos são mais suscetíveis às infecções virais freqüentes nessa época. Os alérgicos também, porque a baixa umidade do ar e a poluição são fatores irritantes para as mucosas e desencadeiam crises", explicou.

Mesmo quem não tem alergia pode ter os sintomas da rinite, por exemplo, segundo a médica. "A mucosa mais ressecada pode desencadear sintomas na pessoa que não é alérgica, como sensação de respiração mais difícil com nariz ressecado e eventualmente pequenos sangramentos nasais."

O que fazer?

A já conhecida dica de dormir com uma bacia de água ou um pano úmido é aprovada por Yang. O mesmo pode ser feito no ambiente de trabalho com ar-condicionado. "A bacia de água e o pano úmido ajudam a aumentar a umidade do ar e isso contribui para a melhora das mucosas respiratórias", disse.

Para os alérgicos, a recomendação da alergista é para se cuidarem e fazerem tratamento adequado com o objetivo de diminuir as crises e as complicações.

Ajuda médica

Quando a criança ou o adulto apresentarem sintomas nasais, a médica afirmou que em geral eles não têm gravidade. "Nesse caso pode ser feito um agendamento de consulta com um médico, com o pediatra. Já os sintomas respiratórios que indicam comprometimento pulmonar muitas vezes necessitam de atendimento urgente, no pronto-atendimento", avisou.

"Se a criança estiver ofegante, com limitações em atividades como correr, com tosse difícil ou febre alta por mais de dois dias é preciso procurar atendimento de urgência."

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

30/07/2014

14h03- Aplicativo oferece maconha medicinal em casa nos EUA

13h38- Conheça as novidades da 1ª atualização do Windows Phone 8.1

13h37- Contra espionagem, Rússia solicita código-fonte de software da Apple

13h35- Level 3 reforça estratégia de Comunicação Unificada no Brasil

13h24- Mais de 4,6 milhões de pessoas participaram do beta do shooter Destiny

13h19- PS Plus de agosto traz Crysis 3 para PS3 e Road Not Taken para PS4

13h19- Raio atinge e quebra único caixa eletrônico de bitcoin do Arizona, EUA

13h03- Jogar e assistir TV depois de um dia de stress piora ainda mais o cansaço, diz nova pesquisa

12h35- Criar jogo independente para Xbox One custa mais de US$ 5 mil

12h34- Microsoft diz cumprir a lei após anúncio de investigação na China


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.