UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

20/12/2006 - 15h20
Preparador físico dá dicas de como correr e entrar em forma com saúde

Veja o programa em vídeo

Da redação
Em São Paulo


Verão, sol e calor. Nessa época, até mesmo quem passou o ano todo parado quer praticar esportes. Sem orientação, muitos se exercitam errado e acabam prejudicando a saúde.

"As pessoas começam a procurar fazer uma caminhada, se cuidar um pouco mais. É bom ter mais gente nos parques, mais pessoas caminhando, mas o importante é que isso seja uma coisa durante todo o ano, os meses e a semana", declarou o preparador físico Marcos Paulo Reis.

Ele lançou recentemente o livro "Programa de Caminhada e Corrida", no qual ensina como caminhar e correr corretamente em 16 semanas, e tirou as dúvidas dos internautas do UOL News nesta terça-feira.

"A primeira dica é: tentar apressar aquilo que você não fez em dez meses não vai dar muito certo. Bota na cabeça, se você começar agora e treinar de seis a oito semanas, seja caminhada com um trabalho muscular, você já vai estar muito melhor. É claro que aquela gordurinha localizada é uma coisa mais a longo prazo", disse Reis, técnico da seleção brasileira de triatlo nas duas últimas Olimpíadas.

Leia abaixo a íntegra do bate-papo com o preparador físico Marcos Paulo Reis:

(01:35:39) anco fala para Marcos Paulo Reis: como faço pra perder aquelas gordurinhas localizadas, eu corro de 20 a 30 minutos, duas vezes na semana, e faço musculaçao
(01:41:52) Marcos Paulo Reis: anco, você já está no caminho certo, está fazendo atividade aeróbica e trabalho muscular. A idéia é tentar crescer com esses treinos até 50 minutos e uma hora, e o mais importante, veja o balanço energético, quanto você está comendo e gastando. O melhor caminho é chegar a dois ou três treinos de uma hora. Acho que meia hora é pouco.

(01:35:41) Mia pergunta para Marcos Paulo Reis: Sempre quis correr, porque é um esporte que exige pouco, apenas um tenis e disciplina, mas tenho problema na coluna (escoliose e lordose). O senhor acha que no meu caso poderia começar a correr ? Caminho com regularidade, tenatndo manter um ritmo superior a 7km/h.
(01:43:56) Marcos Paulo Reis: Mia, você já faz uma caminhada bastante produtiva. Para correr, você vai precisar começar a fazer um trabalho de fortalecimento. Se você sentir alguma coisa na corrida, é melhor você parar. O ideal é você sempre ter o acompanhamento de um médico. A caminhada que você já faz é bastante produtiva, uma caminhada rápida. Procure um tênis para corrida, não use um tênis muito baixo e com certeza vai ajudar a evitar a lesão. Veja como você pisa, se você prona, pisa para dentro, ou supina, pisa para fora. Boas lojas já têm testes para isso. Não usando o tênis correto para você, você pode estar causando uma lesão.

(01:35:44) Victor Girotto fala para Marcos Paulo Reis: Pratico exercícios fisicos regularmente por varios anos, tenho 24 anos de idade, e pratico corrida pelo menos 3 vezes por semana, junto com a pratica da musculação. Sendo meu objetivo ganho de massa muscular magra, a corrida feita nessa faixa de tempo de 3 vezes por semana ajuda ou atrapalha a tal ganho?
(01:44:45) Marcos Paulo Reis: Victor, você está procurando ganhar massa muscular, se você não tiver uma alimentação muito adequada, você não vai conseguir. Então, não ultrapasse 40, 50 minutos de atividade aeróbica, se não você vai acabar perdendo tudo o que você quer ganhar.

(01:41:38) Milena fala para Marcos Paulo Reis: ola... eu gostaria de começar a correr, posso calçar os tenis e começar ou preciso de alguma preparaçao?
(01:47:14) Marcos Paulo Reis: Milena, primeira coisa é procurar a atividade correta, talvez nem seja a corrida. Procurar um médico, fazer exames ergométricos, de sangue, ver se você está apto a fazer a atividade. Se você quer correr, começa caminhando. Depois passa para o trote, aí lá na frente você vai correr. Procure atividade correta, que te dê prazer, faça os exames e tenha um acompanhamento. Se a pessoa não tem condições de pagar um acompanhamento, leia um livro, busque informações dos esportes. Você não é um atleta, você é um amador. Não pegue seu tênis e saia correndo que com certeza isso não vai dar certo. A atividade física tem tudo a ver com o seu corpo. Você tem que equacionar aquela atividade que seu corpo vai responder bem. O obeso, por exemplo, não pode começar correndo, deve começar no ciclismo. Depois ele vai passar para a corrida.

(01:42:46) loira da tarde fala para Marcos Paulo Reis: è saudável a corrida p/ a terceira idade?
(01:48:49) Marcos Paulo Reis: Loira da tarde, para a terceira idade, o melhor caminho é um trabalho de progressão que tem que ter uma atenção muito maior. Antigamente, todo mundo achava que as atividades aquáticas diminuíam a osteoporose. Pelo contrário, caminhada, corrida e musculação ajudam a aumentar a produção de cálcio. Elas são benéficas e muito importantes para a terceira idade, com muito cuidado, descansando e sempre ouvindo o seu corpo. Sentiu uma dor, pára e procura um médico. As pessoas geralmente continuam e não deveriam.

(01:44:00) Vanessa fala para Marcos Paulo Reis: Normalmente pessoas acima do peso têm medo de correr para não causar sobrecarga nos joelhos, o que o sr. indicaria neste caso?
(01:49:27) Marcos Paulo Reis: Vanessa, as pessoas obesas precisam de um tênis com amortecimento e devem caminhar até chegarem a um peso em que podem passar para a corrida. Os joelhos vão agradecer muito se o trabalho começar com uma caminhada.

(01:44:43) Bruno fala para Marcos Paulo Reis: a partir de quanto tempo correndo o organismo começa realmente a quimar gordura?
(01:51:38) Marcos Paulo Reis: Bruno, você estpa queimando sempre combustível, que é açúcar, e a gordura você começa a metabolizar com treinos acima de 50 minutos. É importante que você esteja treinado, coma durante, antes e pós-treino, e que essa atividade seja de 50 minutos a uma hora em baixa intensidade. É muito mais seguro perder na baixa intensidade. Se você ficar na alta intensidade durante uma hora, dificilmente você vai conseguir ficar. Para você perder peso, você precisa estar em baixa intensidade por um maior período de treino. Mas cuidado. O volume também machuca. Não são todos os treinos longos, tem que variar. Tudo isso aliado a uma boa alimentação. Não adianta a pessoa fazer tudo isso e comer o dobro. Ela precisa ter um balanço energético correto.

(01:45:14) dudu fala para Marcos Paulo Reis: Qual o tempo de vida de um tênis quando você pratica corrida durant 3 vzes por semana?
(01:52:06) Marcos Paulo Reis: Dudu, o tênis dura em torno de 400 km. Se você está rodando 30 km por semana, num mês você vai rodar 120 km. O tênis dura uns três, quatro meses.

(01:47:20) Douglas fala para Marcos Paulo Reis: a corrida em esteira equivale a uma corrida livre em piso duro ou grama. Qual a melhor forma?
(01:52:56) Marcos Paulo Reis: Douglas, é muito bom correr na esteira, você pode monitorar tudo, tem muito menos impacto e você se machuca menos. A seqüência é grama, esteira, pedregulho, asfalto e cimento. Na esteira é muito bom e produtivo, um bom ambiente.

(01:49:02) lilian fala para Marcos Paulo Reis: em quanto tempo é possível ver os resultados da caminhada?quantas vezes por semana?
(01:53:37) Marcos Paulo Reis: Lilian, caminhando três vezes por semana, já na quarta semana você vai sentir muito melhor. Depois de três semanas nesse ritmo, o seu rendimento já é outro, você começa a se sentir melhor para todas as outras atividades. O resultado vem rápido.

(01:49:55) Maratona fala para Marcos Paulo Reis: gostaria de saber qual a sua dica para um homem de 32 anos, magro e que atualmente não pratica exercícios físicos mas quer começar a praticar maratonas e meias maratonas
(01:54:36) Marcos Paulo Reis: Maratona, primeira coisa é ter um bom acompanhamento, exame médico, e começar a aprender a correr com a caminhada. Depois, começar com as provas mais curtas, de seis quilômetros, 10 km, porque você precisa aprender a correr, se hidratar, se alimentar, se adaptar às corridas de rua que hoje são uma febre.

(01:52:16) Alisson fala para Marcos Paulo Reis: Marcos Paulos gostaria de saber se os exercicios aerobicos são os mais indicados para prevenção das doenças cardiovasculares?
(01:55:22) Marcos Paulo Reis: Alisson, com certeza são. O melhor remédio para ter colesterol baixo, pressão baixa, baixa glicemia, ainda é o esporte. Tudo isso previne problemas cardiovasculares. É claro que pessoas que já têm problemas vão precisar de indicações específicas.

(01:53:04) Tom fala para Marcos Paulo Reis: Fui fumante inveterado 30 anos, parei 2 meses, comecei caminhar e depois correr, tenho 46 anos, quais os riscos?
(01:56:27) Marcos Paulo Reis: Tom, o importante é ter uma avaliação ergométrica a cada ano, fazer exames clínicos gerais. Você vai evoluir a partir de agora, mas você sempre vai sentir que o cigarro atrapalha um pouco. Em pouco tempo, você vai conseguir uma evolução bom. O importante é que você largou o cigarro, tenho várias atletas que são ex-fumantes e estão em um nível muito bom.

(01:53:43) Covre fala para Tenho hábito de correr três vezes por semana uma média de 8 km cada treino, pretendo passar a fazer ciclismo, gostaria de saber qual atividade física é melhor e qual consome mais caloria.
(01:57:40) Marcos Paulo Reis: Covre, essa coisa do gasto calórico depende muito da intensidade. Acho muito legal você praticar outra atividade além da corrida. Tem pessoas que gastam mais correndo e outras que gastam mais pedalando. Você pode ter muita dificuldade para fazer o ciclismo e lá você está gastando mais energia. Se a corrida for muito comum, fácil, o gasto é menor.

(01:55:04) junior fala para Marcos Paulo Reis: marcos o que vc acho sobre suplementos alimentares como malto creatina etc..ajudao ou é possivel que eles atrapalhem...
(01:58:49) Marcos Paulo Reis: Junior, vamos ser um pouco agressivos. O importante é comer bem, usar isotônico, comer durante o treino, se hidratar e comer depois. Tudo isso pode ser produtivo dependendo do objetivo, mas eu sou contra suplementos. Isso tudo tem que vir do médico e do nutricionista.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

18/04/2014

20h28- Sugestão do Tio João no Feriadão: Lunar: Silver Star Story Complete

18h05- Processadores Intel Skylake começam a ser fabricados na metade de 2015

17h11- Maioria dos americanos não acredita que haverá teletransporte

16h27- Este formato poderia tornar as leituras da Wikipedia muito mais práticas

16h18- Instagram começa a excluir contas inativas para combater spam

16h07- Codemasters divulga teaser de novo game da série Grid, que deve ser anunciado na terça

15h35- Google entrega Glass gratuitamente para pessoas experimentarem

14h51- Toshiba lança cartão microSD mais rápido do mundo

14h08- Instagram aumenta cerco às contas fakes e spam na rede

13h52- Este app explica tudo o que você sempre quis saber sobre Semana Santa


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.