UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

27/11/2007 - 12h13
Para prevenir a osteoporose, muito cálcio e vitamina D; reumatologista explica

Veja o programa em vídeo

da Redação

Nesta terça-feira (27), o UOL News recebeu em seu estúdio o reumatologista Sebastião Radominski, que é vice-presidente executivo da Sociedade Brasileira de Osteoporose e chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Ele tirou dúvidas dos internautas sobre a osteoporose, doença que torna a estrutura óssea porosa e frágil e estima-se que atinja cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo a maioria mulheres. Leia a seguir a íntegra do bate-papo.

(11:08:50) jac fala para Dr. Radominski: como aliviar a dor da osteoporose?

(11:15:10) Dr. Radominski: jac, se você sente muita dor, é porque deve ter sofrido alguma fratura decorrente da doença. Neste caso, é preciso tomar um analgésico para aliviar a dor e fazer um tratamento para prevenir novas fraturas.

(11:08:50) Marcelo pergunta para Dr. Radominski: Doutor, por que o banho de sol é um fator importante para se prevenir osteoporose?

(11:22:21) Dr. Radominski: Marcelio, o banho de sol é muito importante para prevenir a osteoporose, porque ajuda a sintetizar o cálcio.

(11:09:05) marcos fala para Dr. Radominski: dr., qual e melhor tratamento para osteoporose?

(11:18:16) Dr. Radominski: marcos, o melhor tratamento é prevenção. Tomar muito cálcio e vitamina D. Para as mulheres, logo após entrar na menopausa, o melhor tratamento é reposição dos hormônios femininos.

(11:10:20) Márcia fala para Dr. Radominski: Se minha mãe tem osteoporose, tenho maior probabilidade de ter? Ela fez tratamento, novos exames e apareceu osteopenite. É normal? Inflação no osso do cocix é sinal de osteoporose?

(11:16:53) Dr. Radominski: Márcia, se a sua mãe tem osteoporose, isso significa que você tem mais chance de ter a doença. O componente genético é importante. Quando você entrar na menopausa, deve fazer o acompanhamento para evitar complicações futuras. A osteopenite é um estágio antes da osteoporose. Quando uma pessoa faz tratamento, pode regredir para esse estágio. Já a inflamação no cocix não tem nada a ver com a doença.

(11:12:03) mel fala para Dr. Radominski: é verdade que as mulheres que tomam leite de caixinha tem mais chance de ter osteoporose do que as que não tomam?

(11:19:03) Dr. Radominski: mel, não tem nada a ver. Existem leites mais ricos em cálcio, mas mesmo o leite desnatado tem cálcio, sim.

(11:12:21) Marcelo pergunta para Dr. Radominski: Qual a importância dos exercícios físicos para a prevenção?

(11:20:31) Dr. Radominski: Marcelo, eles são muito importantes, mas é preciso se adaptar a atividade física ao paciente. Se já teve alguma fratura, não pode fazer exercício de impacto. É preciso também avaliar qual a idade da paciente.

(11:16:52) teca pergunta para Dr. Radominski: existe hoje algum remédio que acaba com a osteoporose ?

(11:21:46) Dr. Radominski: teca, não existe. Há uma forma de tratar, mas não de acabar com a osteoporose. Com um bom tratamento, é possível reduzir significativamente as chances de ter uma fratura.

(11:20:12) Oziel fala para Dr. Radominski: Olá, dr., bom dia! Minha prima tem lupus e esta com essa doença, qual o tratamento indicado? Obrigado.

(11:26:01) Dr. Radominski: Oziel, o lupus é uma doença auto-imune, na qual a pessoa produz anticorpos contra ela mesma. O tratamento é com cortisona, mas esse medicamento pode causar osteoporose. É preciso entrar com um tratamento paralelo para tratar também a osteoporose.

(11:20:46) silvia pergunta para Dr. Radominski: tenho 50 anos e já tenho textura óssea reduzida, qual é a dose diária de cálcio que tenho que tomar? Tenho também muita gastrite e algumas marcas tem piorado a gastrite, qual é a mais indicada para quem tem gastrite?

(11:28:05) Dr. Radominski: silvia, a dose indicada é em torno de 1200 miligramas por dia. É preciso equilibrar essa quantidade com diversos alimentos. É possível também tomar cálcio via oral, na forma de medicamento, como você já está fazendo. Nesta caso, você pode fazer um tratamento paralelo para gastrite.

(11:21:25) leonina fala para Dr. Radominski: fiz uma cirurgia de coluna lombar e cervical colocando vértebras de acrílico em oito vértebras. Tenho osteoporose com diagnóstico precoce em estado avançado. Sinto dores em todo o corpo, principalmente nas juntas e com dificuldade de andar e dores na bacia. O que tenho que fazer além de hidroterapia eternamente? Preciso retornar ao trabalho urgente, e me movimento com muito cuidado, pois sempre aparece problemas de torção, distensão, pulso, tornozelo, antebraços, braços e dedos mãos e pés. Obrigada.

(11:30:31) Dr. Radominski: leonina, pelo jeito você já teve uma osteoporose grave. Hoje existem tratamentos em que se injeta uma substância e faz com que as vértebras fiquem melhores, mas a coluna nunca mais será a mesma. Você pode fazer exercícios leves, tomar um analgésico, melhorar a sua postura, fortalecer os músculos. O tratamento é multidisciplinar, mas a cura jamais será completa.

(11:23:37) Juliane fala para Dr. Radominski: Eu não posso fazer reposição hormonal, o que faço para não ter osteoporose?

(11:31:50) Dr. Radominski: Juliane, a primeira coisa é saber se você já tem a doença. Se tem, pode fazer um tratamento com cálcio, vitamina D e bifosfonatos para tratar. Se não tem, faça exercícios, tenha uma boa alimentação e tome sol.

(11:24:10) Gisa fala para Dr. Radominski: Bom dia, dr. Radominski. Minha filha tem 26 anos e fazendo treinos de corrida quebrou o calcanhar. Exames identificaram falta de vitamina D e uma leve osteopenia. É normal na idade dela? Ela está tomando vitamina D e mora em Melbourne na Austrália.

(11:33:39) Dr. Radominski: Gisa, pacientes que fazem muita corrida podem momentaneamente diminuir a produção dos hormônios femininos, o que pode levar a uma osteopenia. E como a corrida é algo de impacto, pode levar a uma fratura. É preciso ver como estão os níveis de hormônio dela e tratar para evitar novos problemas.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

02/09/2014

20h07- Semana AMD: Análise da placa de vídeo Gigabyte Radeon R9 270 OC Windforce

18h22- Explore os planetas de Destiny com a ferramenta interativa Destiny Planet View

18h21- PS4 e PS Vita receberão suporte a temas para a interface em atualizações gratuitas

17h40- Veja 3 dicas para manter suas fotos seguras na nuvem

17h34- Ônibus circulares com Wi-Fi começaram a andar hoje em São Paulo

17h24- Gadget dá uma mãozinha no selfie com smartphone e dispara foto

16h36- Teles pedem impugnação de edital de 700 MHz

16h32- Apple nega culpa por vazamento de fotos de famosas

16h25- Apple confirma que as contas de celebridades foram hackeadas, mas nega falha em seus sistemas

16h24- Apple confirma ataque a contas de famosas, mas nega brecha em serviço


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.