UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

27/11/2007 - 12h13
Para prevenir a osteoporose, muito cálcio e vitamina D; reumatologista explica

Veja o programa em vídeo

da Redação

Nesta terça-feira (27), o UOL News recebeu em seu estúdio o reumatologista Sebastião Radominski, que é vice-presidente executivo da Sociedade Brasileira de Osteoporose e chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Ele tirou dúvidas dos internautas sobre a osteoporose, doença que torna a estrutura óssea porosa e frágil e estima-se que atinja cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo a maioria mulheres. Leia a seguir a íntegra do bate-papo.

(11:08:50) jac fala para Dr. Radominski: como aliviar a dor da osteoporose?

(11:15:10) Dr. Radominski: jac, se você sente muita dor, é porque deve ter sofrido alguma fratura decorrente da doença. Neste caso, é preciso tomar um analgésico para aliviar a dor e fazer um tratamento para prevenir novas fraturas.

(11:08:50) Marcelo pergunta para Dr. Radominski: Doutor, por que o banho de sol é um fator importante para se prevenir osteoporose?

(11:22:21) Dr. Radominski: Marcelio, o banho de sol é muito importante para prevenir a osteoporose, porque ajuda a sintetizar o cálcio.

(11:09:05) marcos fala para Dr. Radominski: dr., qual e melhor tratamento para osteoporose?

(11:18:16) Dr. Radominski: marcos, o melhor tratamento é prevenção. Tomar muito cálcio e vitamina D. Para as mulheres, logo após entrar na menopausa, o melhor tratamento é reposição dos hormônios femininos.

(11:10:20) Márcia fala para Dr. Radominski: Se minha mãe tem osteoporose, tenho maior probabilidade de ter? Ela fez tratamento, novos exames e apareceu osteopenite. É normal? Inflação no osso do cocix é sinal de osteoporose?

(11:16:53) Dr. Radominski: Márcia, se a sua mãe tem osteoporose, isso significa que você tem mais chance de ter a doença. O componente genético é importante. Quando você entrar na menopausa, deve fazer o acompanhamento para evitar complicações futuras. A osteopenite é um estágio antes da osteoporose. Quando uma pessoa faz tratamento, pode regredir para esse estágio. Já a inflamação no cocix não tem nada a ver com a doença.

(11:12:03) mel fala para Dr. Radominski: é verdade que as mulheres que tomam leite de caixinha tem mais chance de ter osteoporose do que as que não tomam?

(11:19:03) Dr. Radominski: mel, não tem nada a ver. Existem leites mais ricos em cálcio, mas mesmo o leite desnatado tem cálcio, sim.

(11:12:21) Marcelo pergunta para Dr. Radominski: Qual a importância dos exercícios físicos para a prevenção?

(11:20:31) Dr. Radominski: Marcelo, eles são muito importantes, mas é preciso se adaptar a atividade física ao paciente. Se já teve alguma fratura, não pode fazer exercício de impacto. É preciso também avaliar qual a idade da paciente.

(11:16:52) teca pergunta para Dr. Radominski: existe hoje algum remédio que acaba com a osteoporose ?

(11:21:46) Dr. Radominski: teca, não existe. Há uma forma de tratar, mas não de acabar com a osteoporose. Com um bom tratamento, é possível reduzir significativamente as chances de ter uma fratura.

(11:20:12) Oziel fala para Dr. Radominski: Olá, dr., bom dia! Minha prima tem lupus e esta com essa doença, qual o tratamento indicado? Obrigado.

(11:26:01) Dr. Radominski: Oziel, o lupus é uma doença auto-imune, na qual a pessoa produz anticorpos contra ela mesma. O tratamento é com cortisona, mas esse medicamento pode causar osteoporose. É preciso entrar com um tratamento paralelo para tratar também a osteoporose.

(11:20:46) silvia pergunta para Dr. Radominski: tenho 50 anos e já tenho textura óssea reduzida, qual é a dose diária de cálcio que tenho que tomar? Tenho também muita gastrite e algumas marcas tem piorado a gastrite, qual é a mais indicada para quem tem gastrite?

(11:28:05) Dr. Radominski: silvia, a dose indicada é em torno de 1200 miligramas por dia. É preciso equilibrar essa quantidade com diversos alimentos. É possível também tomar cálcio via oral, na forma de medicamento, como você já está fazendo. Nesta caso, você pode fazer um tratamento paralelo para gastrite.

(11:21:25) leonina fala para Dr. Radominski: fiz uma cirurgia de coluna lombar e cervical colocando vértebras de acrílico em oito vértebras. Tenho osteoporose com diagnóstico precoce em estado avançado. Sinto dores em todo o corpo, principalmente nas juntas e com dificuldade de andar e dores na bacia. O que tenho que fazer além de hidroterapia eternamente? Preciso retornar ao trabalho urgente, e me movimento com muito cuidado, pois sempre aparece problemas de torção, distensão, pulso, tornozelo, antebraços, braços e dedos mãos e pés. Obrigada.

(11:30:31) Dr. Radominski: leonina, pelo jeito você já teve uma osteoporose grave. Hoje existem tratamentos em que se injeta uma substância e faz com que as vértebras fiquem melhores, mas a coluna nunca mais será a mesma. Você pode fazer exercícios leves, tomar um analgésico, melhorar a sua postura, fortalecer os músculos. O tratamento é multidisciplinar, mas a cura jamais será completa.

(11:23:37) Juliane fala para Dr. Radominski: Eu não posso fazer reposição hormonal, o que faço para não ter osteoporose?

(11:31:50) Dr. Radominski: Juliane, a primeira coisa é saber se você já tem a doença. Se tem, pode fazer um tratamento com cálcio, vitamina D e bifosfonatos para tratar. Se não tem, faça exercícios, tenha uma boa alimentação e tome sol.

(11:24:10) Gisa fala para Dr. Radominski: Bom dia, dr. Radominski. Minha filha tem 26 anos e fazendo treinos de corrida quebrou o calcanhar. Exames identificaram falta de vitamina D e uma leve osteopenia. É normal na idade dela? Ela está tomando vitamina D e mora em Melbourne na Austrália.

(11:33:39) Dr. Radominski: Gisa, pacientes que fazem muita corrida podem momentaneamente diminuir a produção dos hormônios femininos, o que pode levar a uma osteopenia. E como a corrida é algo de impacto, pode levar a uma fratura. É preciso ver como estão os níveis de hormônio dela e tratar para evitar novos problemas.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

19/04/2014

16h33- As melhores histórias da semana

15h21- Microsoft enviou 5 milhões de Xbox One aos lojistas até agora

15h13- Esse material mágico é um espelho e uma janela ao mesmo tempo

14h25- Veja 45 minutos da versão arcade de Ultra Street Fighter IV, que chega esse ano

14h22- Aguardado jogo Watch Dogs inicia pré-venda no Brasil

13h52- A Nike deixará de fabricar a FuelBand, mas continuará desenvolvendo software

13h00- Rede Colab.re se torna canal de relacionamento oficial da prefeitura de Curitiba

12h06- Os melhores apps da semana para Windows Phone

12h04- Os melhores apps da semana para Android

12h01- Os melhores apps da semana para iPad e iPhone


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.