UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

30/11/2007 - 18h27
Leia a íntegra do bate-papo com o infectologista Esper Kallás

Veja o programa em vídeo

da Redação

Neste sábado será comemorado o Dia Internacional de Luta contra a Aids, doença que atinge mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas). Para tirar dúvidas sobre a doença, o UOL News recebeu em seu estúdio o infectologista Esper Kallás, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro do núcleo de infectologia do Hospital Sírio Libanês. Confira a seguir a íntegra do bate-papo.

(04:03:47) Rosa fala para Dr. Esper Kallás: qual o risco de contrair Aids na relação homossexual feminina?

(04:21:12) Dr. Esper Kallás: Rosa, não existe relação com risco zero. Todas têm algum risco. As que oferecem mais chances são aquelas em que ocorre lesão, como as que envolvem penetração. Entre duas mulheres, o risco é menor, mas ainda há risco.

(04:04:06) tico fala para Dr. Esper Kallás: no jornal de minha cidade de hoje diz que é diagnosticado um caso de HIV positivo por dia... isso é uma epidemia?

(04:22:14) Dr. Esper Kallás: tico, nós vivemos uma das maiores epidemias no mundo de Aids. É no mundo inteiro. Ma é claro que há regiões em que á pior, como na África do Sul.

(04:04:31) pet fala para Dr. Esper Kallás: meu ex-marido está infectado há quase nove anos. Durante um ano estive com ele sem saber. Faço exames anuais e graças a Deus até hoje não tenho nada. Ainda existe alguma possibilidade de algum exame meu dar positivo?

(04:26:40) Dr. Esper Kallás: pet, hoje em dia há testes bastante eficazes para detectar o vírus. O HIV demora cerca de 20 dias para se manifestar e ser detectado. Se você fez o teste depois desse período e não deu nada, você ainda não foi infectada.

(04:04:41) eu-mesmo fala para Dr. Esper Kallás: dr. tire uma dúvida minha, por favor. Fiz sexo com uma desconhecida uma vez, há uns 2 anos, sem camisinha. Fiz exames de sangue recentes e pelo hemograma está tudo ok com o sangue. Posso considerar que estou limpo? Nunca tive coragem de fazer o exame.

(04:27:27) Dr. Esper Kallás: eu-mesmo, não dá para considerar "limpo" só por isso. Você tem que fazer o exame de Aids. Não podemos ter medo de fazer o exame.

(04:12:17) Claudio fala para Dr. Esper Kallás: Dr., existe algum tipo de sangue imune ao vírus?

(04:28:37) Dr. Esper Kallás: Claudio, existem algumas características genéticas muito raras que estão associadas a uma menor chance de adquirir HIV. Mas não existe ninguém que está totalmente imune.

(04:13:07) Teste fala para Dr. Esper Kallás: Através do sexo oral pega-se Aids?

(04:30:31) Dr. Esper Kallás: Teste, no sexo oral existe a chance teórica de transmissão. Se você tem uma lesão na boca e no órgão genital da pessoa também tiver, você pode pegar. A chance é bem pequena, mas pode acontecer. O ideal é fazer sempre com camisinha.

(04:17:04) greco fala para Dr. Esper Kallás: o chá verde ajuda no tratamento do HIV?

(04:31:15) Dr. Esper Kallás: greco, não tem nenhuma evidência científica que comprove isso, apesar de ter ocorrido um debate sobre isso.

(04:20:21) mari pergunta para Dr. Esper Kallás: Dr. Esper Kallás gostaria de saber quanto tempo demora para sair em um exame de sangue se uma pessoa tem Aids ou não?

(04:31:48) Dr. Esper Kallás: mari, pegou o vírus, em média, 20 dias a um mês já dá para saber através do exame.

(04:20:53) DAI fala para Dr. Esper Kallás: Boa tarde, doutor! Gostaria de saber quais são os riscos de infecção por HIV no sexo oral e se existe diferença na probabilidade de contágio entre homens e mulheres.

(04:32:57) Dr. Esper Kallás: DAI, no sexo oral, o risco de pegar Aids é muito baixo. Leve em consideração a presença de machucados na boca. Caso ocorra ejaculação, as chances também aumentam.

(04:25:16) Roberto fala para Dr. Esper Kallás: de quanto é o tempo médio de vida dos portadores do HIV hoje?

(04:34:35) Dr. Esper Kallás: Roberto, se a pessoa faz o diagnóstico precoce e inicia o tratamento logo, ela vive normalmente. Tem família, trabalha, tem filhos.

(04:28:02) vitor fala para Dr. Esper Kallás: Um casal HIV positivo pode transar sem camisinha?

(04:36:35) Dr. Esper Kallás: vitor, vamos imaginar que uma pessoa tem HIV e ela está fazendo tratamento, e ela transa com uma pessoa que tem um vírus resistente ao medicamento que ela está tomando. Isso pode colocar o tratamento em risco. Por isso, indico sempre usar camisinha.

(04:32:48) Beto fala para Dr. Esper Kallás: Há alguma possibilidade de fazer sexo com uma pessoa com Aids e não ser contaminado?

(04:37:41) Dr. Esper Kallás: Beto, há sim. O vírus não se transmite tão fácil assim. Mas acredito que você não vai querer correr esse risco, não é? Por menor que ele seja.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

24/07/2014

21h15- Internet possibilitou a campanha Falling Whistles, segundo Sean Carasso

20h43- De games a apps que ajudam a plantar árvores. Conheça as empresas partipantes da CPRecife

20h21- Inscrições para HyperX OC Takeover, torneio mundial de overclock, terminam em 29 de julho

20h15- Ciclista filma o próprio acidente e sobrevive por milagre

20h00- Google estaria perto de comprar serviço de streaming Twitch

19h21- Para Anatel, briga das operadoras é pelo mercado corporativo

19h10- Apple libera primeiro beta público do Mac OS X Yosemite

19h04- Para 3DS, Persona Q ganha data de lançamento: 25/11

18h55- A sinistra última viagem do Costa Concordia filmada por um drone

18h54- Google teria fechado acordo para comprar Twitch por US$ 1 bi, segundo VentureBeat


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.