UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

05/12/2007 - 15h41
Dermatologista explica os cuidados que ajudam a prevenir o câncer de pele

Veja o programa em vídeo

da Redação

O UOL News recebeu em seu estúdio o dermatologista Mauro Yoshiaki Enokihara, presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma e responsável pelo Ambulatório de Tumor Cutâneo do Departamento de Dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Ele conversou com os internautas sobre o câncer de pele e os cuidados com o sol na chegada das férias de verão. Confira a seguir a íntegra do bate-papo.

(11:10:41) Cynthia fala para Dr. Mauro: Pintas escuras que aumentam de tamanho preocupam? E aquelas que têm fundo mais claro e outras pintas escuras por cima?

(11:23:45) Dr. Mauro: Cynthia, o fato de aumentar de tamanho e ter mais de uma cor, não é suficiente para dar o diagnóstico e dizer que você está com algum problema. Mas é motivo para você consultar um dermatologista e ver do que se trata.

(11:10:51) amora fala para Dr. Mauro: meu pai tem 73 anos e é de origem italiana, percebi em sua pele nas costas bastante pintas escuras e redondas, fiquei apavorada e ele disse que elas aparecem e somem. É perigoso?

(11:25:14) Dr. Mauro: amora, não dá para fazer o diagnóstico só pela descrição. Você deve fazer um exame para saber. Mas pelo que falou, parece ser dermatose seborréica. Mas isso é apenas uma suposição. Vá ao médico para ter certeza.

(11:11:09) Grazi fala para Dr. Mauro: tenho pele muito clara, geralmente uso fator 30, é o bastante?

(11:26:59) Dr. Mauro: Grazi, é importante que a pessoa se proteja. O uso do filtro solar é importante, mas deve ser complementado com óculos, chapéu, boné. Quanto ao protetor solar, no mínimo fator 15. E o protetor deve ser reaplicado ao longo do dia. Passe o protetor também antes de ir à praia, sem roupa, no corpo todo.

(11:11:13) Claudia fala para Dr. Mauro: Dr. Mauro, quais são os primeiros sintomas do câncer de pele?

(11:28:54) Dr. Mauro: Claudia, uma lesão que cresce e não cicatriza pode ser um sintoma. Melanoma é uma pinta que está se modificando.

(11:11:21) cacau fala para Dr. Mauro: Tenho uma pinta de nascença na perna do tamanho de 1cm, escura, sou morena média, essa pinta nunca mudou de forma. Gostaria de saber se esse tipo de pinta pode vir a dá problemas futuros?

(11:29:46) Dr. Mauro: cacau, garantir que não terá problemas futuros é difícil. Mas se até hoje não aconteceu modificação nenhuma, essa chance é mínima. Mas fique de olho sempre.

(11:11:37) Neni pergunta para Dr. Mauro: em 2007 descobri um melanoma, e fiz cirurgia de retirada de todos os gânglios linfáticos da perna esquerda. Pergunta: sol nunca mais? Ou posso freqüentar a praia com filtro solar?


(11:31:36) Dr. Mauro: Neni, o importante é ter bom senso. O quanto puder se proteger, e se proteger de forma adequada, é importante. Tome sol com moderação, se protegendo. Você já teve antecedente, por isso é uma pessoa de risco.

(11:11:54) Elaine_DF fala para Dr. Mauro: Dr. Mauro, tenho uma mancha nas nádegas, ela é áspera e escura faz muito tempo que eu tenho... gostaria de saber a possibilidade de ser ou se tornar um câncer.

(11:36:21) Dr. Mauro: Elaine_DF, se você tem essa lesão e ela não tem modificação, não tem com o que se preocupar. Mas garantir que não vai acontecer nada, não dá. Se ela te incomoda do ponto de vista estético, você pode tirar.

(11:27:30) gabi fala para Dr. Mauro: Olá, é possível desenvolver esse tipo de câncer em partes que não estão expostas ao sol em excesso? Exemplo: entre os dedos das mãos?

(11:37:31) Dr. Mauro: gabi, é possível. Principalmente alguns casos de melanoma que não têm nada a ver com o sol. Pode dar na planta do pé, por exemplo. Nesses casos é mais comum em pessoas de pele negra e orientais.

(11:28:06) Neni pergunta para Dr. Mauro: Ir ao dermatologista é igual o ginecologista, devemos ir a cada 6 meses/1 ano verificar as pintas?

(11:40:06) Dr. Mauro: Neni, é importante prevenir e fazer o diagnóstico precoce. Em grupos de maior risco, como pessoas de pele mais clara ou com histórico familiar de câncer de pele, é bom ir uma ou duas vezes por ano, para acompanhar.

(11:28:22) THAIS fala para Dr. Mauro: Bom dia Dr. Mauro! Tive um melanoma maligno in situ em 2004 (clark 1) e desde então faço acompanhamento com dermatologistas e oncologistas... nessa semana fiz a dermatoscopia digital... devo realmente fazer esse tipo de exame periodicamente? Depois desse malanoma retirei mais 5 pintas e vou retirar mais 3... é correto esse procedimento?

(11:44:31) Dr. Mauro: THAIS, não existe melanoma benigno. Todos são malignos. Mas temos evitado usar esse termo, que é muito pejorativo. O procedimento está correto. O exame é para prevenir e deve ser feito. E a retirada das pintas é feita por precaução. A idéia é a prevenção.

(11:40:34) nanda pergunta para Dr. Mauro: pitiriase versicolo pode virar um câncer caso não seja cuidada?

(11:45:34) Dr. Mauro: nanda, não vira. Isso é causado por uma levedura. É mais conhecida como micose. Não tem nada a ver com câncer.

(11:40:40) Cacá pergunta para Dr. Mauro: Sou ruiva com sardas e já removi uma mancha pré-cancerígena. Mas é difícil saber o quais as manchas que devem ser tratadas. Existe algum exame que 'escaneie' a pele do corpo todo e assim localize as lesões q devem ser tratadas?

(11:46:49) Dr. Mauro: Cacá, o melhor exame ainda é o clínico. Um dermatologista examina suas lesões e diante da suspeita ele faz o tratamento. Não existe esse exame que "escaneia" o corpo.

(11:40:56) paco tatoo pergunta para Dr. Mauro: Em uma pequena mancha no meu nariz, hora ou outra a pele fica sensível e brota pequena gota de sangue. A mancha é pouco escura, não apresenta coceira mas descama. O que poderia ser?

(11:48:20) Dr. Mauro: paco tatoo, pelo que você descreveu pode ser uma lesão que pode evoluir para um câncer. Minha sugestão é que procure um dermatologista para avaliar o que é com certeza.

(11:41:09) Ana fala para Dr. Mauro: A luz proveniente de lâmpadas também é prejudicial? Quem passa o dia todo no escritório sob luz fria precisa usar filtro solar?

(11:51:50) Dr. Mauro: Ana, elas emitem radiação ultravioleta, mas é pouca em comparação a uma exposição solar. Toda fotoproteção é sempre boa. Se você já tem o costume de usar protetor, melhor. Mas não há estudos que comprovem ainda se essas luzes fazem mal.

(11:42:23) taty fala para Dr. Mauro: Dr. Mauro, fui picada nas pernas por borrachudos em fevereiro deste ano e ainda apresento no local coceira e a pele descasca com freqüência, não consigo curá-la, é perigoso?

(11:53:37) Dr. Mauro: taty, perigoso não é, mas é desconfortável. Você deve ter algum tipo de alergia à picada. E se isso durar muito tempo, pode deixar alguma mancha na pele. Vá ao dermatologista para tratar.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

17/04/2014

21h00- Nasa descobre planeta parecido com a Terra em zona habitável

20h03- Facebook lança recurso que permite ver localização de amigos

19h40- Testamos o novo app de fotos do Google para Android

19h15- Vídeo: O que dá para fazer com o novo Athlon, plataforma da AMD para PCs de baixo custo

19h07- O que sabemos sobre o primeiro planeta do tamanho da Terra em zona habitável

18h41- A forma como você usa uma touchscreen é tão única que pode ser usada como senha

18h05- Nearby Friends é o novo recurso do Facebook para encontrar amigos próximos

17h54- Cientistas descobrem espécie com papeis sexuais invertidos

17h08- Nokia suspende venda de tablet por risco de choque elétrico

16h58- Pacote do Xbox One com Titanfall chega ao Brasil por R$2399


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.