UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

07/03/2005 - 17h19
Bumbum já pode ser aumentado sem cirurgia; mamas, não

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

Mitos e verdades no ramo da beleza. Mais que isso: o que pessoas que se anunciam como médicas "vendem" como a última da ciência e que não passa de propaganda enganosa? Ultimamente, por exemplo, teve gente falando em aumento de seio e de bumbum sem cirurgia. Será verdade? Será seguro?

Em entrevista a Lillian Witte Fibe, o cirurgião plástico Charles Yamaguchi, um dos mais renomados do país, confirmou que há dois métodos alternativos para aumentar glúteos sem o bisturi: o fio elástico e o chamado PMMA, o polimetilmetacrilato. Na mama, ainda não há como escapar da cirurgia, com segurança: injeções de PMMA são condenáveis porque, se acabar endurecendo com o tempo, o produto pode ser confundido com nódulos de câncer.

O uso do PMMA no bumbum não foi desaconselhado pelo médico, mas ele mesmo não pratica, por considerar a técnica ainda muito nova. "Prefiro esperar mais um tempo para ver quais são as reais conseqüências da aplicação", disse. "Esse produto já é conhecido há mais de 25 anos, é regularizado pelo FDA (órgão americano que regulamenta medicamentos e alimentos) e inicialmente era usado para moldar o crânio ou o tórax. Mas ainda não vi nenhuma licença para o uso dele nas nádegas."

Yamaguchi contou que usa o PMMA apenas para preenchimentos menores na face, como para corrigir o famoso "bigode chinês". A injeção permite que a pessoa volte a ter atividades normais no dia seguinte.

Fio elástico

O médico também explicou como funciona o fio elástico. Trata-se de fios de seda trançados, que têm uma certa elasticidade, e são inseridos na nádega com a ajuda de uma agulha. "Com o fio a gente faz uma espécie de bolsa naquela gordurinha em volta da nádega e dá um nó, concentrando-a num só ponto, elevando a nádega", explicou o médico. No procedimento é usada anestesia local com sedação e a pessoa também pode retomar as atividades normais um dia depois, segundo o especialista.

Para aumentar ainda mais as medidas, a aplicação do fio elástico pode ser associada à injeção de gordura do próprio corpo (parte da lipoescultura, que é uma cirurgia) ou de PMMA.

Mamas

Quem quer um método mais confiável para ter seios mais volumosos ainda não escapa da cirurgia para colocar próteses. Pelo mesmo motivo que condena a aplicação de PMMA nas mamas, Yamaguchi dispensa injeções de gordura humana no local. "Ela também pode se calcificar. Na hora da exame, não se sabe o que é nódulo de gordura, o que é de câncer."

"Mesmo a cirurgia tem seu risco. Não existe uma técnica que não possa trazer problema algum", advertiu o especialista. Ele explicou que implantar prótese nos seios demora cerca de três horas, exige anestesia peridural e pelo menos duas semanas de repouso. Segundo o médico, a prótese também continua sendo a forma mais conceituada para aumentar o bumbum.

Medicina estética existe?

O novo termo "medicina estética" ainda causa confusão. "Já existem cursos de pós-graduação nessa área, alguns até vinculados ao Ministério da Educação. Mas o Conselho Regional de Medicina ainda não reconhece a medicina estética. Portanto, nenhum médico se pode dizer especialista nisso", explicou Yamaguchi.

Ele destacou que há cada vez mais técnicas que dispensam a cirurgia para fazer mudanças no corpo. Mas fugir do bisturi pode ter efeitos negativos em alguns casos. "Algumas vezes a pessoa deveria fazer uma cirurgia, mas acaba passando por outro procedimento que não dá resultado satisfatório. Por isso é importante procurar profissionais que tenham formação", alertou.

Para escolher especialistas, Yamaguchi recomenda consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Sociedade Brasileira de Dermatologia. "São as duas entidades que reconhecidamente atuam na área da estética."

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

24/07/2014

09h48- Final Regional de League of Legends acontece no próximo sábado; o Adrenaline vai lá conferir

09h36- Metade dos brasileiros tem acesso à internet

09h03- Esta bicicleta com um pé na Fórmula 1 é uma maravilha tecnológica

09h00- Inscrições para o HyperX OC Takeover estão abertas até o dia 29 de julho

09h00- Facebook Messenger deve se tornar plataforma de pagamentos móveis

08h45- Provedores vão à Anatel contra revisão de PMS da Telefônica

08h05- Liga GF: campeonato de jogos de luta acontece este mês no Rio de Janeiro

06h00- Saiba como apagar o histórico do Skype em diferentes computadores

06h00- Excel: aprenda a transferir dados de colunas verticais para horizontais

02h02- Internet chega a 35% da população global; metade dos brasileiros tem acesso