UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

18/05/2005 - 18h42
Leia a íntegra do bate-papo com a pediatra Renata Waksman

Veja entrevista em vídeo

Da Redação

No programa "Consulta Médica" desta quarta-feira, a pediatra Renata Waksman, do Hospital Albert Einstein e da Sociedade Brasileira de Pediatria, respondeu às dúvidas dos internautas sobre a saúde das crianças. Ela falou de asma, febre, amamentação, o nascimento dos primeiros dentinhos, entre outros assuntos.


(03:31:07) polini pergunta para Renata Waksman: Gostaria de saber o que fazer para acabar com o catarro em crianças, meu filho tem 3 anos , mas não consegue expelir para fora, eu vejo que quando tosse o catarro esta na garganta, mas ele acaba voltando pois ele não consegue botar para fora, já dei expectorante e xaropes a base de mel , mas não acho que melhorou.

(03:44:37) Renata Waksman: polini, essa época do ano é típica, com o ar seco, poluído, só favorece tudo isso. As crianças, principalmente, que não têm aquele reflexo da tosse bem determinado -não tossem com eficiência, pois a secreção está muito espessa. Não tem que dar xarope. Tem que lavar bem o nariz com solução fisiológica, hidratar a criança muito bem, fazer inalações, umidificar o ar. Se não tiver umidificador em casa, não tem problema, porque o quarto da criança, principalmente à noite, tem que ser mantido quente e não úmido. Um balde de água ou uma toalha molhada dentro do quarto ajudam a dispersar melhor. Com isso a tosse vai melhorar porque a secreção mais fluida, vai ajudá-la a expelir. Quando a secreção acumula porque tosse não é efetiva, vale ainda a velha tapotagem. Bater de baixo pra cima (sem violência, hein?) por cima da blusa, nas costas e na frente, ajuda a secreção a circular.

(03:31:20) luli fala para Renata Waksman: Dra. Renata será que devo continuar amamentando, mesmo com a bebê se alimentando bem , como está. Ás vezes acho que é o leite que não mais a sustenta, muito embora ela durma bem á noite, o quê não demonstra estar com fome.

(03:45:51) Renata Waksman: luli, normalmente indica-se o aleitamento materno exclusivo até os seis meses se tem bastante leite, se a criança está mamando bem, está crescendo, está engordando, está saudável, etc. A partir daí introduzimos o suco, a papinha de frutas, papinha salgada, tudo na seqüência. Se a criança está chegando perto de 1 ano e ainda mama, tudo bem, mas já não é tão importante quanto nos primeiros 6 meses. Pode continuar amamentando até a criança completar cerca de 1 ano, mas não em lugar do resto dos alimentos. As necessidades das crianças mudam a partir daí e a (falta desses alimentos) pode prejudicar.

(03:31:23) dri fala para Renata Waksman: Meu filho tem asma e qdo está em crise uso cortisona (Prelone) obviamente que ele tem algumas reações como dores abdominais etc., a minha eterna dúvida é a seguinte: O uso deste medicamento por em média 05 dias a cada dois meses trará algum malefício para meu filho ou somente o uso prolongado ?

(03:47:23) Renata Waksman: dri, a crise de asma é abordada de diversas formas e os grandes medicamentos que são dados no momento da crise ainda são os broncodilatadores, por inalação, e corticóides, como o Prelone, por boca. Períodos curtos, de cinco dias, mesmo que a cada 2 meses, não costumam trazer reações adversas ou grandes efeitos colaterais. Agora existem também tratamentos profiláticos, de manutenção, para prevenir o surgimento das crises, principalmente nesta época. Aí pode até entrar corticóide, mas não por boca, por inalação.

(03:42:29) lili fala para Renata Waksman: meu filho de 7 anos esta sempre branquinho o medico disse que e normal tenho medo que seja anemia o que faco?

(03:48:38) Renata Waksman: lili, pele muito clarinha, branca, não significa que a criança tem anemia. Pra estar anêmica precisa estar com as mucosas descoradas: embaixo do olho, o lóbulo da orelha, as palmas das mãos, os lábios, a língua... Outros sintomas de anemia são cansaço fácil para qualquer atividade, falta de disposição, vira e mexe estar com sono... Se existe a dúvida, converse com o médico, talvez sejam necessários exames pra ver se tem anemia e de que tipo.

(03:43:09) lindinha fala para Renata Waksman: Meu filho com 03 manos teve convulsão febril, levei na neuro e ela comentou que não é comum crianças nessa idade ter convusão febril, gostaria de saber se isso é verdade??

(03:49:36) Renata Waksman: lindinha, normalmente a convulsão febril incide na faixa etária de 6 meses a 5 anos. O pico é dos 6 meses aos 2 anos. Então, uma criança de 3 anos foge um pouco dessa faixa de pico, mas não está fora da faixa preferencial. Foi bom ela ter tido essa avaliação do neurologista, provavelmente um neuropediatra, para tentar evitar que esse episódio se repita.

(03:44:19) Pavle pergunta para Renata Waksman: Minha filha de 01 ano nunca tomou a vacina Prevenar Pneumococo conjugada.Agora,depois de um ano,quantas doses será preciso?

(03:49:45) Renata Waksman: Pavle, uma dose é mais que suficiente.

(03:45:02) dani2602 fala para Renata Waksman: Gostaria de saber se existe alguma vitamina para prevenir resfriados que possa ser dado a uma criança com 02 anos? e a vacina contra gripe o q vc acha dela em crianças nessa idade?

(03:52:42) Renata Waksman: dani2602, com relação à vitamina, se a criança se alimenta bem (come bem e come variado) o que a gente recomenda nessa época é vitamina C. Mas se ela come ou toma muito suco de frutas cítricas, nem precisa. Mas tem que ser receitada pelo médico, não pode ser auto-medicação, pois a vitamina C não é tão boazinha assim. Em doses altas e períodos prolongados pode causar problemas -e muitas vezes problemas sérios. Sobre vacina contra gripe, na faixa-etária pediátrica, a gente entende que deve ser reservada a crianças que foram pré-maturas, que têm doenças crônicas que podem piorar ou se tornar agudas com uma gripe -exemplo: criança com asma... Para as crianças em geral, não costumo indicar. Acho que a indicação do Ministério da Saúde está perfeita: acima de 60 anos, para a faixa etária de adultos, idosos.

(03:45:39) Rúbria fala para Renata Waksman: Meu filho tem quase 8 anos e praticamente todos os dias faz xixi na cama. O q fazer?
(03:54:46) Renata Waksman: Rúbria, meninos demoram mais para adquirir o controle da bexiga do que as meninas. Por isso é mais fácil tirar a fralda delas do que deles. É comum meninos até em idade escolar fazerem xixi na cama, deixarem escapar mesmo. Medidas a tomar: diminuir a quantidade de líquidos no período da noite, do jantar pra frente; fazer xixi antes de dormir; quando os pais forem dormir, acordar a criança e levá-la para fazer xixi de novo. Se persistir, vale a pena uma avaliação especializada. Nas grandes cidades há equipes de neurologistas, urologistas, psicólogos que atendem a casos de enurese. Em SP há um grupo no Hospital Albert Einstein que só trabalha com isso (Clínica de Enurese e Distúrbios Miccionais na Infância). No Hospital das Clínicas, também tem (Instituto da Criança, em Nefrologia Pediátrica).

(03:45:57) andrea fala para Renata Waksman: Meu filho tem 2 anos e 4 m, o pediatra diagnosticou asma e receitou nasonex, ele esta tomando desde setembro 2004 direto. Minha duvida sao os efeitos colaterais a curto e longo prazo

(03:56:01) Renata Waksman: andrea, o Nasonex é pra borrifar no nariz, é um efeito local. Nessa idade os sintomas de rinite e asma aparecem no mesmo bloco, às vezes a criança tem mais sintomas no nariz do que chiados no peito, etc. Por isso se usa mesmo esses corticóides tópicos, cuja absorção no resto do organismo existe, mas é muito pequena. Ele pode ser ministrado por períodos prolongados. Mas com essa idade vale procurar o médico para medidas profiláticas, investigar alergias e principalmente fazer a higiene ambiental, principalmente da casa, do quarto, onde ela passa a maior parte do tempo.

(03:47:29) fabi@na fala para Renata Waksman: Dra Renata gostaria de saber se uma fissura na traquéia pode fechar sem cirurgia e qual o risco de um recém nascido tem quando nasce desta forma obrigada Fabiana.

(03:57:37) Renata Waksman: fabi@na, fissura na traquéia normalmente isso não é congênito, pode acontecer, mas é raríssimo. Não sou cirurgiã, mas não acredito que esse problema possa ser resolvido sem cirurgia. Ainda mais num recém-nascido. O ar passa pela traquéia, ela precisa estar íntegra. Que eu saiba tem que operar, sim. Converse com seu pediatra.

(03:48:23) van fala para Renata Waksman: Dr° o nariz da minha filha sangra com frequencia, o otorrino indicou cauterização, mas acho q ela é muito pequena só tem 2 anos ....se não cauterizar agora isso pode trazer algum problema?

(03:58:27) Renata Waksman: van, se não cauterizar agora, não haverá problema nenhum. Mas tem épocas do ano em que sangra mais. Agora, por exemplo, quando o ar está muito seco e a mucosa do nariz também fica muito seca. Por isso é que precisa ficar lavando ou borrifando solução fisiológica o tempo todo. Normalmente se recomenda a cauterização, mesmo que a criança tenha só 2 anos. Muitas vezes é o único modo de resolver e o sangramento parar.

(03:49:25) amore fala para Renata Waksman: Meu filho prematuro; nascido de sete meses, pode hoje com oito meses, beber água, independente do leite materno?

(03:59:35) Renata Waksman: amore, bebê que mama no seio e bebe exclusivamente leite materno, não costuma ter sede. Se ele mama bem, em intervalos adequados, se está engordando, está crescendo, normalmente não tem necessidade de tomar água. O leite materno supre todas as necessidades hídricas da criança. Em dias muito quente, nos intervalos das mamadas, pode-se oferecer um pouquinho d'água, mas nunca substituir um pelo outro.

(03:51:35) Moni fala para Renata Waksman: Dra. por favor me de uma ajuda e me explica o que é acido folico e no que ele ajuda durante a gravidez e durante quando tempo tenho que tomar

(04:00:14) Renata Waksman: Moni, o ácido fólico está presente dentro dos glóbulos vermelhos do nosso sangue, das hemácias. A falta dele pode causar anemia até com algumas conseqüências não muito boa. Toda grávida deve tomar ácido fólico na quantidade de 5 miligramas ao dia.

(03:53:52) Camila fala para Renata Waksman: me responda por favor, o q dou pro meu bebê q está nascendo os dentinhos agora, ja dei camomilina C e não adiantou, e até quando devo dar a vitamina(tri-vi-sol)???

(04:01:32) Renata Waksman: Camila, na verdade são duas perguntas diferentes. Para dentinhos que estão nascendo e estão incomodando, pode dar camomilina C (uma cápsula por dia; abre-se a cápsula e mistura o pó à mamadeira de água, de suco, de chá; o efeito é leve, suave). Também ajuda uma pomadinha, a Nenedent, que é um anestésico tópico, fraquinho, e pode ser colocada sobre a gengiva. Agora, se a gengiva ficar muito erupcionada, às vezes até sangra quando o dente rompe, a criança não consegue se alimentar direito, fica extremamente irritada e a temperatura às vezes até sobe por conta disso, eventualmente o pediatra pode dar um anti-térmico leve. O ideal é conversar com o médico. Sobre a vitamina, o trivissol, é importante dar à criança de zona urbana. A recomendação oficial e mundial é que a criança da cidade recebe suplementação de vitaminas, principalmente A e D (o trivissol tem as duas), até os 2 anos.

(03:55:10) preto pergunta para Renata Waksman: Meus dois filhos possuem várias manchas café com leite no corpo, a pediatra deles faz um rigoroso controle, através de ultrassonografias a cada seis meses, além de outros exames, pois ela suspeita que eles possuam nerofibromatose, elajá até me pediu para procurar um dermo pediatra, há necessidade de fazer isto mesmo?

(04:03:07) Renata Waksman: preto, neurofibromatose precisa ser acompanhada, sim. Irmãos que têm manchas café com leite precisam ser acompanhados, sim, a pediatra está correta em recomendar o dermopediatra. Se as manchas são mais proeminentes num mesmo lado do corpo, merece atenção maior ainda. A neurofibromatose pode produzir outras manifestações além das manchas. O acompanhamento acaba ser feito por médicos de várias especialidades.

(03:57:30) ana pergunta para Renata Waksman: qual remédio para vermes posso dar a uma criança de quase 11 anos?

(04:04:43) Renata Waksman: ana, na minha opinião, nenhum. Faça exames de fezes adequados (em exames parasitológicos precisamos de no mínimo, 3 amostras, para detectar um verme difícil, a giárdia; e antes do exame não precisa dar purgantes, laxativos, nada. E levar as fezes frescas para o laboratório; nada de colocar na geladeira, a giárdia, por exemplo, morre no ambiente frio e não é detectada). Aparecendo vermes, aí se trata especificamente o tipo. Existem vermes de várias categorias e para cada um é um tratamento diferente, Não adianta dar um remédio geral de vermes, pois algum pode ficar de fora.

(03:58:19) roger fala para Renata Waksman: por obséquio..peça pra doutora comentar o uso indiscriminado dos antibióticos e suas possiveis efeitos e comentar mais sobre o q fazer nessa época pra previnir...mais exercícios? etc?..

(04:06:45) Renata Waksman: roger, se for pra prevenir doenças respiratórias, muitas vezes elas não precisam receber antibióticos, mas às vezes são muito agressivas, sobretudo nesta época do ano, quando aparecem muitas infecções. Existe, sim, um uso indiscriminado de antibióticos, prescritos quando a criança não precisa ou por atendentes de farmácia, para os pais que vão lá comprar por conta própria. Daí a resistência, a tolerância ao remédio, e cada vez mais problemas.

(04:00:00) Candido Filho fala para Renata Waksman: é comum um bebê (15 dias) ficar com a respiração um pouco forçada durante a amamentação?

(04:07:56) Renata Waksman: Candido Filho, pode ser que o seio tape o nariz dele, tem que afastar com o dedo. Veja ainda se não um pouquinho tem secreção no nariz (é normal), às vezes é necessário lavar o narizinho com a solução fisiológica. Às vezes podem ajuda aqueles exaspiradores, aquela pêra de borracha.

(04:08:26) Renata Waksman: Obrigada pela participação de todos e até uma próxima oportunidade!

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

09/09/2014

16h33- Consumidor: Anatel quer usar redes sociais para avaliar teles

16h12- Apple divulga relógio inteligente com tela Retina ultra-resistente

16h02- Sega divulga novo trailer do jogo Alien: Isolation

15h55- Apple finalmente revela o Apple Watch

15h26- Carteiras digitais entram na mira dos phisings

15h20- Conheça ApplePay, o novo serviço de pagamento do iPhone 6

15h19- Sunset Overdrive terá Season Pass custando 20 dólares

15h10- Setor de satélite divulga carta aberta ao governo e à sociedade

15h05- Relógio inteligente, Apple Watch é lançado com tela de Retina com safira

15h02- Apple finalmente apresenta seu relógio inteligente