UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

24/08/2005 - 19h25
Como combater a queda de cabelos?

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

Em virtude de problemas técnicos, não foi possível disponibilizar a entrevista completa em vídeo. No entanto, todas as perguntas respondidas ao vivo estão transcritas em texto à parte (clique aqui para ler).


Carecas estão em evidência hoje em dia, em tempos de Marcos Valério. A verdade é que a queda de cabelos é tormento para muita gente -homens e mulheres. Sim: 5% das mulheres também sofrem de calvície, apesar de nunca ficarem totalmente sem cabelo.

É normal perder de 60 a 70 fios todo dia. O "sinal vermelho", no entanto, é quando a queda passa a ser visível. Ou quando não nascem novos fios para repor os perdidos.

No "Consulta Médica" de hoje, o especialista em cabelos Valcinir Bedin, respondeu às dúvidas os internautas (leia as perguntas e respostas) e comentou o que o mercado oferece atualmente para o combate à queda. Não adianta ter pressa, destacou o dermatologista. "Infelizmente não existe essa coisa mágica de tomar hoje e amanhã estar cabeludo."

Solução diferente para homens e mulheres

O efeito dos principais tratamentos demora pelo menos três meses para aparecer. É o caso da finasterida, de uso oral, o medicamento mais famoso para queda de cabelos. Inicialmente era usado só para tratar o aumento da próstata não-cancerígeno. Esses pacientes apresentaram crescimento de cabelo.

"É verdade que a finasterida faz aparecer novos fios. Poucos, mas aparecem, especialmente na parte posterior. Nas entradas ela tem pouco efeito", explicou Bedin.

O médico contou que já existe um equivalente fitoterápico da finasterida. É o "serenoa repens", extraído de uma determinada espécie de palmito.

Para mulheres, não se recomenda a finasterida. Segundo Bedin, o remédio é outro, com nome semelhante, e usado também para o câncer de próstata: a flutamida. "O homem não pode tomar."

Remédios de uso tópico e injeções

O médico comentou ainda os produtos de uso tópico, como o
Minoxidil. "Eles têm efeitos limitados."

Bedin comentou também a técnica da mesoterapia: injeções de substâncias, no caso, no couro cabeludo. "Todos os medicamentos que você toma também podem ser injetados. Só isso não adianta", advertiu. Se, no entanto, combinar a técnica ao uso oral, o efeito pode vir mais rápido, "em um mês e meio, dois".

O tratamento, porém, não pára logo que os resultados aparecem. "Eles são tratamentos de longa duração, podem durar quatro, seis meses, eventualmente até um ano."

40 anos é idade-limite para calvície

A calvície também obedece à máxima de muitas patologias: quanto mais cedo começar a tratar, melhor. Quem já tem as famosas entradas ou tem pai ou avô careca, já deve se prevenir.

Segundo o médico, quem chegar com cabelos até os 40 anos, pode comemorar: não vai mais ficar careca. "Antes a gente acreditava que quem conseguisse isso aos 30 estava livre. Agora esticamos o prazo para os 40."

A hereditariedade responde por 95% dos casos de calvície nos homens. Nas mulheres, as principais causas são alterações hormonais ou metabólicas. Deficiência de nutrientes como ferro, zinco e cobre podem levar à queda.

Tintura não faz cair cabelo; xampu antiqueda não existe

Tintura e escova não levam à queda, segundo Bedin. Mas os produtos químicos usados para alisar os cabelos podem enfraquecê-los e quebrá-los.

Lavar os cabelos dia sim, dia não é o ideal. Mais ou menos que isso também pode prejudicar. O gesto tão trivial deve respeitar outros limites, ensinou o médico. "Na hora de lavar, a temperatura da água deve ser entre 22 e 24 graus, que é fria. E se deve deixar a água cair no cabelo por no máximo por três minutos, não mais que isso. Senão ela entra no fio e o deixa mais fragilizado."

A escolha do xampu é subjetiva: "o melhor é aquele que deixa seu cabelo gostoso". Bedin também destacou que xampu antiqueda não funciona.


Clique aqui para ler as perguntas e respostas

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

19/08/2014

20h50- Justiça determina exclusão do Secret do Google Play e da App Store

20h08- ANÁLISE: MSI GE60 2PL Apache - Notebook para quem quer exagerar nos gráficos, não no tamanho

20h00- NIC.br faz série de vídeos explicando o funcionamento da internet

19h00- Google leva aplicativo de fotos em 360 graus para o iOS

18h53- Ex-CEO da Microsoft Steve Ballmer deixa a empresa definitivamente

18h23- M2M impulsiona negócios da Celistics com SIMCards no Brasil

18h16- Justiça do ES determina remoção do aplicativo Secret de lojas virtuais

17h59- Wasteland 2, esperado por mais de 20 anos, ganha data oficial de lançamento: 19 de setembro

17h30- Samsung lança novos tablets Galaxy Tab S no Brasil

17h15- Crytek quer recuperar reputação com mais jogos de qualidade