UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

09/11/2005 - 20h40
Fio levanta bumbum 'caído'; "lipo é a cirurgia estética que mais mata"

Veja o programa em vídeo

Da Redação

A medicina já encontrou solução definitiva para bumbum caído, gordurinha localizada e até olheiras. Mas celulite e estrias continuam desafiando a ciência. Por enquanto só é possível amenizá-las, contou o cirurgião plástico Charles Yamaguchi, no programa Consulta Médica desta quarta-feira (leia as perguntas e respostas do bate-papo).

Já é possível levantar bumbum sem cirurgia, apesar de a técnica mais comum ainda ser o implante de prótese de silicone. Yamaguchi explicou que entre os métodos alternativos o mais usado é a injeção de gordura do próprio paciente. O procedimento pode ser a lipoescultura: tira-se gordura de áreas que o paciente não gosta ("culote, barriga etc", citou) para colocar na parte de cima do bumbum, arrebitando-o. Outro artifício é fazer uma lipoaspiração logo acima das nádegas, nos famosos pneuzinhos...

"Em bumbum caído não adianta colocar gordura", advertiu o cirurgião. "Nesse caso existe o fio búlgaro, com o qual se faz um laço dentro da gordura, rodeando todo o bumbum, suspendendo-o."

Há ainda a opção da injeção de PMMA (polimetilmetacrilato), mas Yamaguchi acredita que a técnica, para ser aplicada em grandes quantidades, ainda precisa ser mais estudada. "Até agora não se sabe o que pode acontecer com esse material no longo prazo."

Aplicação de laser com CO2 é solução definitiva para olheiras, comentou o médico. Já as famosas bolsas de gordura sob os olhos são caso de cirurgia.

Celulite e estrias só podem ser amenizadas

Yamaguchi contou ainda que a única técnica cirúrgica com efeito sobre a celulite é a lipoaspiração superficial. "Melhora até 50% daquela celulite associada ao excesso de gordura."

Fora isso, só tratamentos clínicos, como endermologia, ultra-som e um aparelho chamado Alphatec. Mas não há nada definitivo. "Todo método para tratamento de celulite necessita de muitas aplicações e é preciso fazer um reforço a cada seis meses, pois a celulite pode voltar."

Resolver totalmente as estrias também é impossível, destacou Yamaguchi. "A não ser que se retire essa pele numa cirurgia." Para amenizar as estrias, as técnicas citadas pelo médico foram uso de laser e pigmentação.

"Drenagem linfática não é massagem"

O cirurgião também falou sobre outro tratamento clínico bastante difundido: a drenagem linfática. Ela é importante após a lipoaspiração, mas deve ser feita por especialistas. "É um procedimento técnico, há a necessidade de a pessoa ser fisioterapeuta ou ter formação na área da estética. Tem muita gente que fala que é massagista e acha que fazer massagem é drenar, e não é."

"É preciso conhecer a circulação tanto venosa quanto linfática, saber para onde tem que fazer o movimento de drenagem. E os movimentos são muito suaves. Não adianta fazer só massagem, pois não se vai conseguir o resultado adequado. Pode causar mais inflamação ainda."

Hospital ou clínica?

Yamaguchi alertou para o fato de que a lipoaspiração é a cirurgia estética que mais mata no mundo. E explicou que é importante fazer a plástica em lugares onde se tenha recursos para o caso de alguma complicação. "A tendência maior é fazer em centros cada vez mais equipados e com recursos de UTI, laboratórios, banco de sangue", comentou.

"Em clínica se faz cirurgia de pequeno porte, mas tem de ter todos os recursos de ressuscitação. Não pode fazer nenhum tipo de sedação sem um anestesista. O médico tem que fazer a cirurgia com um auxiliar médico, não pode estar só com o instrumentador. E precisa ter uma válvula de escape: uma saída para paciente, serviço de ambulância e hospital de apoio."

Clique aqui para ler as perguntas e respostas do bate-papo

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

09/09/2014

16h33- Consumidor: Anatel quer usar redes sociais para avaliar teles

16h12- Apple divulga relógio inteligente com tela Retina ultra-resistente

16h02- Sega divulga novo trailer do jogo Alien: Isolation

15h55- Apple finalmente revela o Apple Watch

15h26- Carteiras digitais entram na mira dos phisings

15h20- Conheça ApplePay, o novo serviço de pagamento do iPhone 6

15h19- Sunset Overdrive terá Season Pass custando 20 dólares

15h10- Setor de satélite divulga carta aberta ao governo e à sociedade

15h05- Relógio inteligente, Apple Watch é lançado com tela de Retina com safira

15h02- Apple finalmente apresenta seu relógio inteligente