UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

07/12/2005 - 19h12
Leia as perguntas e respostas do bate-papo com João Toniolo Neto

Veja o programa em vídeo

Da Redação

No programa "Consulta Médica" desta quarta-feira, Lillian Witte Fibe recebeu o geriatra João Toniolo Neto, da Unifesp. Especialista em gripe, ele tirou dúvidas dos internautas sobre o que é lenda e o que é verdade no tratamento, diferenças entre gripe e resfriado, a eficácia da vacinação anual, a ameaça de epidemia etc. Acompanhe as perguntas e respostas.


(03:44:28) virus fala para João Toniolo Neto: João é verdade que ainda em 2005 temos pacientes que morrem de gripes mal curadas e acabam virando pneumonia e até tuberculose?

(03:55:35) João Toniolo Neto: virus, a gente pode lembrar do que morreu o papa. Ele morreu de gripe. Ele tinha lá o seu Parkinson há 10 anos. Ele rezou a missa do dia 31, no dia 1º foi para o hospital com um quadro de gripe porque estava rodando influenza em Roma. Teve um problema respiratório, porque o Parkinson predispõe. Voltu para o Vaticano, em três dias estava de novo internado, fizeram uma traqueostomia, ele não conseguia comer...Voltou pro hospital, perdeu 10 kg, em abril passaram uma sonda e ele morreu. As pessoas têm as doenças preexistentes, a gripe vem, descompensa aquela doença, só que o indivíduo vai morrer dois meses depois. Aí se esquecem de que quem desencadeou... Morre-se por ano 1 milhão de pessoas no mundo por gripe. Nos últimos 25 anos, o número de pessoas que morreram de Aids é igual ao das que morreram por gripe. Só que elas morrem assim: ou tem o quadro de gripe e realmente cai, tem um quadro de pneumonia viral e morre ou tem um diabetes que a gripe descompensa demais, vai parar no hospital, desidrata, infarta e morre.


Quem teve gripe não esquece. Sabe dizer até a hora em que começou a ficar mal, com febre, mal-estar geral... É um quadro súbito em que o indivíduo sabe a hora em que começou a passar mal, com febre alta, dor muscular, mal-estar geral, tosse... Não tem muito sintoma de coriza, dor de garganta. Esse é o resfriado comum. A gripe derruba mesmo.


(03:46:31) euzinho fala para João Toniolo Neto: Olá boa tarde!! a vacina contra a gripe é realmente eficaz??

(03:58:42) João Toniolo Neto: euzinho, ela protege contra o vírus da gripe. Ela protege contra 75% a 80% dos quadros de gripe, que é o vírus influenza. Há mais de cem outros vírus parecidos que dão o resfriado comum. É comum a pessoa tomar vacina, depois de um mês acaba tendo uma coriza, uma dorzinha de garganta e ela diz: "tomei a vacina e acabei tendo um quadro de gripe".


(03:47:24) beto fala para João Toniolo Neto: Boa tarde, Dr. eu "vivo" com gripe ou resfriado (pra ser sincero nao sei a diferença). Tomo polivitaminicos...propolis....viotamina c.....e....e uma caracteristica...me ataca a garganta primeiro. Nao sei mais o que fazer. Detalhe tomo a vacina anualmente tbem

(03:59:50) João Toniolo Neto: beto, você é um bom exemplo. Com certeza esses quadros que você descreve são do resfriado comum. Quem diz "eu tenho sempre gripe", não tem gripe. Gripe se tem uma vez no ano, quiçá duas. Pode ser uma série de resfriados ou uma rinite alérgica, sinusite crônica. Aconselho você a ir a um otorrino, de início. Se ele recomendar, pode ir a um alergista.


(03:49:53) Nariz escorrendo fala para João Toniolo Neto: Qual a verdadeira eficiência dos anti-gripais?

(04:04:29) João Toniolo Neto: Nariz escorrendo, até o ano 2000 a gente tinha medicações sintomáticas para gripe: analgésico (para febre), antipirético (para febre mais alta) etc. Hoje há medicações para se combater o vírus. Se você administrar essa medicação nas primeiras 48 horas (daí a importância de saber a diferença entre gripe e resfriado), a pessoa praticamente ressuscita dos sintomas e evita todas as complicações. No Brasil, por enquanto o único que tem disponível é o Tamiflu. Não sei se ele já voltou às prateleiras depois da corrida desnecessária que houve com as notícias deste ano de possível pandemia de gripe.


(03:49:58) atchim fala para João Toniolo Neto: Tomar gelado quando se está gripado faz mal? Mito ou verdade?

(04:06:25) João Toniolo Neto: atchim, não é só um mito, mas não é isso que vai descompensar totalmente a pessoa. Na parte respiratória a gente tem uns ciliozinhos que limpam a secreção. Quando está muito frio ou quando é muito gelado, eles perdem um pouco a capacidade de limpar, fica mais fácil de acumular e pode atrapalhar um pouco.

Tem muita coisa lúdica sobre a gripe, mas sabia que a caipirinha foi criada durante a Gripe Espanhola? De 1918 ninguém sabia o que causava a gripe. Na época, um falava que tinha que combater a gripe com álcool, outros, com limão. Aí a pinga mais famosa na época chamava Caipira, então aí virou a caipirinha.


(03:50:20) Nariz escorrendo fala para João Toniolo Neto: Eu li que as pessoas portadoras do HIV são mais suscetíveis a gripe aviária....pode me explicar?

(04:07:36) João Toniolo Neto: Nariz escorrendo, as pessoas HIV-positivas são mais suscetíveis às infecções em geral. Elas têm pouca imunidade, um quadro desses joga a pessoa na cama, pode dar pneumonia e a chance de morrer é muito grande. Por isso a vacina da gripe é obrigatória para elas, além das pessoas com 60 anos ou mais. E a gente tem lutado para baixar essa faixa para 50 e um pouco mais para baixo.


(03:52:44) ana fala para João Toniolo Neto: Boa tarde. Vacina ante-gripe para cr. de 3 anos é eficiente ?

(04:08:29) João Toniolo Neto: ana, sem dúvida é. Os EUA têm preconizado a vacina dos 50 anos ou mais e dos seis aos 24 meses. A criança deve ser vacinada porque disseminam dentro do ambiente familiar. É importante para a proteção das crianças e das pessoas de mais idade que convivam com elas.


(03:52:54) Josué fala para João Toniolo Neto: Dr. o senhor acha conveniente a gente " estocar " o Tamiflu e antibióticos? Li um artigo na net que seria muito importante pois no caso de uma pandemia todo esse medicamento seria de difícil aquisição.

(04:10:13) João Toniolo Neto: Josué, sem dúvida nenhuma a resposta hoje é não. Todos os países, inclusive o Brasil, estão fazendo planos de contingência em relação à epidemia. Não adianta ficar estocando, utilizando errado. Não se tem experiência sobre se isso pode criar uma resistência ou não... E antibiótico nem deve ser utilizado porque o causador da gripe é um vírus, não uma bactéria.


(03:54:21) beto fala para João Toniolo Neto: O que vem ser a sinusite?...proveniente de gripe?

(04:11:22) João Toniolo Neto: beto, boa pergunta! A pessoa diz que está gripada há um mês. Não tá gripada, provavelmente a bactéria atacou em cima da gripe porque ela não foi bem cuidada. Quando ela ataca, os seios da face enchem de catarro, por causa da infecção pelas bactérias. Aí é a sinusite, tem que tratar. Não existe gripe de um, dois meses de forma nenhuma.


(03:55:00) Minina fala para João Toniolo Neto: a vacina da gripe pode ter reação adversa e provocar resfriados durante o ano, pois é o segundo ano q tomo e fico mais resfriada do q antes?

(04:12:30) João Toniolo Neto: Minina, ótima pergunta também! O vírus da vacina é morto, triturado, não há chance de a vacina vir a dar um quadro de gripe. O que provavelmente acontece são resfriados comuns. Agora, depois de tomar a vacina, demora 15 dias para começar a lhe proteger. Ou então você pegou um vírus diferente do influenza que não está entre os 80% para os quais a vacina protege.


(03:58:00) ana fala para João Toniolo Neto: Criança antes dos 3 anos que vai a escola aumenta a frequencia a predisposição a gripe ?

(04:13:10) João Toniolo Neto: ana, sem duvida. Tem dois vírus que são muito parecidos com o da gripe, que pegam bastante em criança e não têm vacina especifica. Mas também a gripe pega em criança e ela fica mais exposta quando está na escola, pois tem contato com outras pessoas.


(03:58:14) Dauce fala para João Toniolo Neto: Ovirus fica escondido no banheiro para escolher quem toma banho frio?

(04:14:31) João Toniolo Neto: Dauce, não. Quando você tem um ambiente frio há mais contato com as pessoas, a mucosa fica mais exposta, junta mais secreção, e tudo isso propicia que apareça mais o vírus influenza.


(03:58:20) fael fala para João Toniolo Neto: è verdade que se pode pegar gripe após uma pegar uma chuva. Mes de outubro peguei uma gripe bem forte, dores de cabeça, garganta inflamada e um monte de dores no corpo, agora peguei de novo, será que meu organismo está fraco ou nada imune à gripe?

(04:16:26) João Toniolo Neto: fael, é a mesma coisa do que eu falei lá em cima. É um resfriamento. Ninguém toma chuva e chega em casa com febre de 39 graus, dor pelo corpo todo, tossindo que nem doido e cai na cama... Fica resfriado, e não gripado. É importante saber essa diferença.

Sobre a sua segunda pergunta, você pode ter tido gripe em outubro, sim, apesar de já não ser um mês frio. Obviamente as nossas estações não são tão características como no hemisfério norte. A gente tem visto pessoal com gripe agora. Provavelmente na primeira vez você não se curou direito e pode estar agora com uma sinusite, por exemplo. Provavelmente você não teve gripe uma segunda vez no ano.


(04:02:05) junior fala para João Toniolo Neto: estou atualmente com uma dor na testa muito forte, e com gripe, acredito que seja sinusite, o que eu devo tomar parea acabar com essa dor interna na testa???

(04:17:34) João Toniolo Neto: junior, a queixa tem a ver com sinusite, ela pode dar essa dor. Mas não dá para tomar nada à toa sem consultar um profissional para dar uma olhada. Otorrino ou clínico. Mesmo porque você não pode tomar qualquer antibíótico, tem que ser bem indicado. A automedicação nunca funciona e, neste caso, você prejudica o quadro.


(04:02:19) Revoltado!!! fala para João Toniolo Neto: Olá João, eu imagino que a recomendação mais comum para um pessoa com gripe é descansar, mas para quem realmente não pode parar de trabalhar. nem que seja na maca, o que a pessoa possa fazer para conseguir trabalhar mesmo assim?

(04:19:47) João Toniolo Neto: Revoltado!!!, dizem que a diferença entre gripe e resfriado é o pano: no resfriado comum você precisa do lenço; na gripe precisa do lençol para se deitar em cima... A gripe derruba, não tem idade. É muito difícil a pessoa conseguir trabalhar no segundo, terceiro dia. Normalmente não consegue trabalhar. Se estiver trabalhando, provavelmente é um resfriado. Mesmo porque, se forçar, atrapalha a resistência, desidrata e pode complicar. Ou você pode transmitir a outras pessoas. Também ficar na cama não é muito bom porque você predispõe aquele pulmão a ficar parado, ajuntar secreção e complicar com pneumonia.


(04:02:37) beto fala para João Toniolo Neto: He contraindicação em se tomar propolis (algumas gotas no leite) por um periodo grande?

(04:21:47) João Toniolo Neto: beto, não há contra-indicação. Se for uma bebida quente, como o chá, ajuda a soltar a secreção, além de hidratar. Mas tomar a vida toda não tem sentido.


(04:10:15) Curioso sp fala para João Toniolo Neto: qual é a melhor forma de curar a gripe ?

(04:24:53) João Toniolo Neto: Curioso sp, primeiro, é saber fazer o diagnóstico da gripe. Vou repetir: gripe é um quadro súbito, o indivíduo sabe a hora em que começou. Tem febre alta, dores no corpo, mal-estar tosse (até seca, às vezes, sem secreção). Confunde com dengue ou coisas desse tipo, às vezes, porque derruba mesmo. Aconteceu isso, tem que ligar para o médico ou consultá-lo. Com remédios bem indicados (antivirais), a pessoa até consegue melhorar muito os sintomas, vai trabalhar no dia seguinte e as chances de complicação são reduzidas.

Se não tiver acesso a isso, é muita hidratação, muito líquido, fazer inalação, não ficar parado, deitado, esperando que aquela secreção aumente e possa virar uma pneumonia, não ficar com febre alta. Se não estiver evoluindo bem tem que procurar o médico porque pode estar tendo uma infecção secundária por bactéria.


(04:25:18) João Toniolo Neto: Obrigado a todos pelas perguntas! Foram muito boas as questões, vocês estão cada vez mais bem orientados! Até uma próxima oportunidade!

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

22/07/2014

07h13- Oportunistas usam tragédia do MH17 para espalhar spam nas redes sociais

06h00- Suporte personalizado é principal destaque no tablet da Galinha Pintadinha

06h00- Saiba como extrair áudio de vídeos armazenados no celular ou computador

02h30- 'Joy of Tech', Nitrozac & Snaggy

02h30- Relatório prevê futuro "sombrio" para a internet

02h00- Confira o 'garfo inteligente' e outras bugigangas tecnológicas

02h00- Empregados são vigiados digitalmente

02h00- Repórter abre mão de dinheiro físico e passa 48 horas usando apenas bitcoins

02h00- Uso de bitcoins no mundo real esbarra em burocracias tecnológicas

01h30- Opinião: Indignação na internet é uma maneira de protestar com toques