UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

21/12/2005 - 18h41
Leia as perguntas e respostas do bate-papo com Alfredo Halpern

Veja o programa em vídeo

Da Redação

No programa "Consulta Médica" desta quarta-feira, Lillian Witte Fibe recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern, professor da Universidade de São Paulo. Ele tirar dúvidas dos internautas sobre emagrecimento e novidades no tratamento da obesidade. Acompanhe as perguntas e respostas.


(03:30:10) gorda fala para Alfredo Halpern: Gostaria de saber qual a quantidade de calorias que uma pessoa com 53 anos de idade, atividade fisica regular, com 1,59cm de altura e hoje com 63 kg (o peso ideal é 58k.) deve ingerir

(03:45:37) Alfredo Halpern: gorda, é uma pergunta científica! Depende de em quanto tempo você quer perder esses 5kg. Vamos ver... com 1.300 calorias/dia e atividade física relativamente moderada, é pouco provável que você não perca 5kg em dois, três meses. Eu gosto dos pontos, isso dá mais ou menos uns 330, 340 pontos. Agora, só emagrecer não adianta, pessoal. Tem que emagrecer e aprender a ficar. Excesso de peso não cura. Você consegue chegar a um peso bom e controlar para o resto da vida.


(03:30:16) Maristela fala para Alfredo Halpern: Preciso emagrecer 40 kg com urgencia por favor o q devo fazer? Me ajuda

(03:45:37) Alfredo Halpern: Maristela, 40 kg? Consulte um médico endocrinologista. Honesto. Com certeza você precisa tomar remédio. Isso é certeza absoluta. E dependendo do caso você pode ser candidata a cirurgia. Mas depende se você tem outras complicações, diabetes, insuficiência cardíaca, risco cardiovascular. Não dá pra responder isso aqui. Consulte um médico.


(03:30:21) Panda fala para Alfredo Halpern: É verdade que medicamentos com corticóide engordam? Pois após passar por uma cirurgia de Hernia de disco engordei 18 Kg.

(03:48:38) Alfredo Halpern: Panda, existem remédios que engordam uma barbaridade! Um deles é o corticóide. Engorda mesmo. Ele faz comer mais e fazer gordura mais facilmente. Isso é uma nova noção. Antigamente se pensava que o sujeito engorda porque come mais do que gasta de caloria. Mas não é só isso. Ele tem que ter a capacidade de fazer gordura com aquilo que come mais do que gasta. Têm uns sortudos que comem muito e acabam gastando mais pelo próprio metabolismo. E têm os que comem mais, mas boa parte não vira gordura, vira músculo.


(03:34:46) sonia carvalho pergunta para Alfredo Halpern: OLA, TENHO UM FILHO DE 14 ANOS, EX-GORDINHO, MINHA PREOCUPAÇÃO É: ELE PERDEU PESO RAPIDO, TEM 1,70 E ESTA COM 55 QUILOS, FIZ ONTEM UM EXAME DE SANGUE PARA MEDIR A SUA GLICOSE DEU (90), ESTOU SUPER PREOCUPADA COM ESTA REPENTINA PERDA DE PESO, O QUE POSSO FAZER???OBRIGADA SONIA

(03:51:01) Alfredo Halpern: sonia carvalho, difícil dizer o que houve com ele, pode ser que tenha pego a fissura em emagrecer. É preciso ter cuidado, principalmente com os adolescentes que se entusiasmam demais em emagrecer, pois podem desenvolver doenças como anorexia nervosa e bulimia. Aliás, anteontem eu lancei um livro chamado "Pontos para a Garotada", voltado para a moçada de 7 a 18 anos, editora Abril, vendido em banca. Faltava um livro para a garotada...

Pode ser que seja força de vontade e ele pare por aí. Preste atenção se ele não está exagerando. Se ele estiver comendo muito pouco, estiver muito fissurado no corpo, tome cuidado porque ele pode estar entrando num quadro de anorexia nervosa, por exemplo. É bom que ele vá ao médico. De qualquer forma, não é certo perder tanto peso em pouco tempo.


(03:37:06) Patriciamq fala para Alfredo Halpern: Dr. é recomendado que uma pessoa que esteja com 20 kg acima do peso ideal, faça uma cirurgia plastica afim de reduzir peso e medidas?

(03:51:46) Alfredo Halpern: Patriciamq, a princípio você deve fazer uma plástica quando estiver perto do peso ideal, para tirar as sobras. Agora há plásticas que melhoram a qualidade de vida. Mas a plástica não resolver o problema de obesidade. Não dá para tirar muitos quilos. Numa pessoa de 1,60m, 1,70m, uma lipo tira uns dois litros, não tira muito mais.


(03:42:20) CIDA pergunta para Alfredo Halpern: Olá gostaria de saber se ao tomar remédio p/emagrecer poderei ter problemas futuras p/engravidar, tenho 33 anos preciso emagrecer 20 quilos

(03:53:48) Alfredo Halpern: CIDA, com os remédios honestos que foram testados anos e anos pelas indústrias farmacêuticas e recomendados pelos médicos, não há problema nenhum. Agora, se estamos falando das tais das fórmulas que eu detesto, que têm hormônio de tireóide, diuréticos... Hormônio de tireóide tomado em fórmulas durante um bom tempo pode inibir a sua tireóide e te atrapalhar. E outra: apareceu na TV é charlatanismo. Esses outros remédios, você para de tomar, não tem problema nenhum, não ficam resquícios.


(03:45:02) maria pergunta para Alfredo Halpern: A famosa sibutramina, é segura em que casos? Quais são os efeitos colaterais?

(04:01:52) Alfredo Halpern: maria, em geral é um medicamento bem seguro, mas não existe remédio bom que não possa ter efeito colateral. Até a nossa velha aspirina é uma das grandes causas de morte por hemorragia gastro-intestinal. Qualquer remédio bom pode ser colateral. A sibutramina, no meu entender, é um remédio muito bom. Eu uso há sete, oito anos, em geral, muito seguro. Pode dar boca seca de vez em quando, constipação intestinal (prisão de ventre) com alguma freqüência. Dá dor de cabeça raramente. Pode dar insônia. Em geral passa. Algumas pessoas são sensíveis à ação da sibutramina e podem ter alteração na pressão (um pouco de pressão alta). Isso não quer dizer que a gente não dê a hipertensos, pacientes com arritmia. Estou num estudo em que damos o remédio a diabéticos com problema coronariano documentado. Já estamos usando isso há dois, três anos e, se Deus quiser vai ser mostrado que, aqueles que tomaram sibutramina terão menos chance de ter um infarto depois, porque emagreceram.


(03:45:47) NuNeS fala para Alfredo Halpern: Tenho 1,83 Qualmeu peso Ideal

(04:03:38) Alfredo Halpern: NuNeS, é difícil dizer. Vamos imaginar que você nasceu uma criança gordinha, sempre foi gordinho e começou a fazer esportes e ter uma boa musculatura e tudo mais. Seu peso ideal pode ser até 85 kg. Um outro que sempre foi magrinho e tem 1,80m, de repente o peso ideal dele é 70kg, 72kg.

Se quiser fazer uma conta, use o índice de massa corporal, que vale mais ou menos: divida o peso pela altura ao quadrado. Teoricamente, o ideal é ter menos que 25. Com 1,80m, o limite dá em torno de 80, 82 kg. Mas se for atleta pode ter até mais. Não existe isso. Gosto de dizer o seguinte: você tem problema de saúde? Sua pressão é normal, colesterol normal, você não tem diabetes? O teu peso bom é aquele em que você não tem nada disso, nem problema de coluna. Mas isso é meia-verdade.


(03:46:11) Mancha fala para Alfredo Halpern: Dr. Estou fazendo um tratamento com enzimas, mas sem acompanhamento médico, gostaria de saber, como que estas tais enzimas agem em nosso organismo, e qual o método de tomar as enzimas. ee os esfeitos que elea faem em nosso corpo! agradeço, pois estou fazendo um tratamento sem médico! OBRIGADO

(04:05:03) Alfredo Halpern: Mancha, enzimas? Quer horror! Charlatanismo! Corta já, está gastando dinheiro e pode estar gastando dinheiro à toa!


(03:51:47) Mari fala para Alfredo Halpern: Uma dieta baseada apenas na dobradinha proteina + verdura serve para emagracer?

(04:07:39) Alfredo Halpern: Mari, qualquer dieta emagrece! Até a dieta do brigadeiro: se você comer seis por dia, vai emagrecer um monte. O que acontece é que não adianta emagrecer se não aprender a ficar magro. Nenhuma dieta faz isso se não for equilibrada. Equilibrado é termo muito chato. É aquela dieta em que se coma de tudo. Por isso eu gosto dos pontos. Some e coma o que quiser. Quer comer uma banana split ou chocolate? Coma! Mas aprenda que, pelo menos naquele dia, você vai deixar de comer uma outra coisa.


(03:52:33) eliane 32 sp fala para Alfredo Halpern: qual sua opini~çao sobre as cirurgias de redução de estomago?? sou operada, perdi 40k, mas ando em pânico agora pelo medo de voltar a engordar. Operei há 2 anos.

(04:14:33) Alfredo Halpern: eliane 32 sp, isso eu posso falar de cadeira porque sou chefe do setor clínico do Hospital das Clínicas e sou da ligação entre clínica e cirurgia. Vejo a cirurgia de obesidade há um tempão e sou um entusiasta. Lá tem uma fila lá de 500 obesos para serem operados. Sou entusiasta, acho que muita gente devia operar e não opera porque tem medo. Isso mudou a sua qualidade de vida. Muda. Renasce.

Mas a pessoa tem que saber que vai mudar o seu estilo de vida, o que come. Mas a mudança, em geral, é tão boa que eu aconselho plenamente. Engordar é difícil. Bom, quem opera deve saber que vai ter médico para o resto da vida, o clínico que vai fazer suplementos alimentares, ver a tendência do peso. A maioria ganha um pouquinho do peso (ex: perde 40%, 50% e no fim tem uma adaptaçãozinha e ganha 5%, 10% disso). Em geral as pessoas mantêm um peso bom. Mas consulte um médico, não deixe à sua mercê isso aí.

A cirurgia não só diminui o estômago, muda a química dele, do intestino, do hipotálamo e o sujeito, em geral, permanece bem o resto da vida. A cirurgia cura diabetes: nunca vi nada curar diabetes como cirurgia, 80% dos indivíduos se curam depois, dados da Universidade, do HC! Não digo que todos os casos. Mas cura ou melhora a esmagadora maioria. Olha que eu lido com diabetes há um tempão e estou impressionado!


(04:02:58) Ava fala para Alfredo Halpern: Dr. boa tarde! Como posso engordar... tenho muita difilcudade para ganhar peso. Tenho 1,73m e peso 47kg. Faço exercícios regularmente, já fiz várias dietas para engordar e nada deu certo. Obrigada

(04:16:24) Alfredo Halpern: Ava, primeiro você tem que tentar escapar da sua vizinha e amigas, que todas vão querer te matar por essa sua vontade, elas devem morrer de inveja. Você deve ter a genética para ficar magra. Você não me falou a sua idade! Se você ainda não casou e teve filhos, cuidado. Eu conheço muita magrinha que casou, teve filhos e hoje se arrepende de achar que era magra naquela época. Meu conselho é: você tem saúde? Fique assim.


(04:03:30) Samy fala para Alfredo Halpern: dr alfredo boa tarde e o sequinte eu tenho 1.61 peso 74kg eu tenho uma alimentaçao muito escassa quer dizer eu como um paozinho de manha almoço pouco e so vou jantar para dormir o problema e q eu janto bastante pq eu nao emagreço obsss eu ando 40 min todos os dias????????????

(04:17:53) Alfredo Halpern: Samy, você já respondeu: você janta bastante. Isso é típico do homem, muitos têm a fome noturna. É o pior hábito. Então, você engorda primeiro porque deve ter tendência (é inevitável, pode ver que alguém na sua família tem). E porque você tem esse hábito que não é saudável. Eu sou contra aquela história de tome café como rei, almoce como não sei que e jante como um monge... Com a vida que levamos, o jantar é a nossa principal refeição. Mas jante menos. Como? Você é que vai ter que ver. Tente se controlar, senão procure um médico.


(04:04:26) gordo fala para Alfredo Halpern: lipoaspiração é a coqueluche da moda....é um procedimento aceitável, dr Halpern?

(04:19:39) Alfredo Halpern: gordo, é aceitável para quem emagreceu e tem gordura localizada. Só isso. O problema é que se faz muito mais lipo do que precisa. A cirurgia da obesidade também é assim: tem muita gente que faz sem precisar e a maioria que precisa não faz.


(04:05:23) angelica pergunta para Alfredo Halpern: dr. o sr. pode dar uma dica para controle da compulsão? Engordei bastante estou com 65kg para 1,55 m e tudo pelo descontrole com doces...

(04:21:29) Alfredo Halpern: angelica, sim, senhora. A teoria é que não é só um problema psicológico, é químico também. É um distúrbio de neuro-transmissores ou de serotonina... Na reeducação alimentar, que não é fácil, tem que ter mecanismo de controle. Você é que vê como faz, os pontos ajudam. Outras vezes é só com remédio mesmo, aumentando a tal da serotonina. Para o cérebro, é como se você tivesse comido um chocolate. Hoje em dia o melhor para compulsão é a sibutramina.


(04:05:54) Moby fala para Alfredo Halpern: Bebida alcoolica (pinga,conhaque) tambem aumenta a gordura corporal?

(04:23:49) Alfredo Halpern: Moby? Gordo? Vocês estão se desvalorizando! Parem com isso! Vocês são bonitinhos, não são muito diferentes dos outros. O fato de o indivíduo ser gordo, obeso, não tem que desvalorizar. Não tem que se envergonhar por ser gordo. Chamar de Moby, de baleia, isso é coisa lá da infância. É uma auto-ofensa. Obesidade é doença, merece tratamento e não faz vocês inferiores aos outros. Bom, sobre a sua pergunta, o que não engorda é ar, água, alface, café, chá e refrigerante light, que não têm caloria. Fora isso tudo pode engordar, até aquela salada, se você encher de óleo e comer demais... Então, álcool engorda. Um grama de álcool tem sete calorias. Uma de açúcar tem quatro. Então álcool, teoricamente, engorda quase o dobro do açúcar. Mas é bom, não é? Vai lá, some seus pontos e vai!


(04:09:59) angelica pergunta para Alfredo Halpern: o senhor não acha um pouco exagerada essa pressão pela magreza. É o assunto preferido e ninguém tem paz para comer. ..Parece que qto mais preocupada fica a pessoa, mais acaba engordando...estou errada?

(04:25:34) Alfredo Halpern: angelica, você está totalmente certa. A preocupação engorda. Aquele pai e mãe chatos que ficam enchendo os filhos...!! Gente ficar te pressionando para emagrecer só atrapalhar! Agora, que tem pressão exagerada para emagrecer, que tem preocupação exagerada, tem. E quer saber? Eu não acho que essas mulheres muito magras sejam bonitas. Prefiro as mais cheinhas.


(04:11:03) Biba pergunta para Alfredo Halpern: Eu tive CA de mama e vou tomar tamoxifen por 5 anos. O que deve fazer ? pois ja engordei muito e quero tomar 1 providencia, pois excesso de peso nao é bommm

(04:26:46) Alfredo Halpern: Biba, tem muitas pacientes que operam a mama, retirando parte ou total, e engordam. Primeiro tem os remédios, que ajudam a engordar. Outra é a parte de a pessoa ficar muito abalada por aquilo. Meu conselho é: procure o médico. Peça uma indicação de endócrino ao seu oncologista.


(04:12:10) Carlos fala para Alfredo Halpern: Dr, li estes dias uma reportagem sobre tipos corpóreos. Nesta reportagem dizia que pessoas com corpo com perfil de pêra, possuem glicemia e trigliceres menor, enquanto pessoas com perfil maçã tinham os mesmos índices bem piores. Isso é verdade?

(04:28:20) Alfredo Halpern: Carlos, com certeza. A gordura intra-abdominal é a pior que tem. O perfil pêra não só não causa problemas cardiovasculares como alguns trabalhos mostram que até protege. Mas as pessoas não gostam, dá problema nas articulações... Não é que é só bom. Mas tem sujeito "maçã" que não tem nem 25 de IMC e já tem esse abdôme e já tem diabetes, hipertensão... Por isso é que obesidade hoje não é só IMC, mas também circunferência da cintura.


(04:12:46) linda pergunta para Alfredo Halpern: Dr se eu deixar de comer carne vermelha, eu terei q compensar com outro alimento que contenha as vitaminas dela correto? quais alimentos eu posso substituir?

(04:29:52) Alfredo Halpern: linda, com certeza. Sabe uma coisa que compensa? Arroz e feijão. A composição proteica é boa, é um alimento bem balanceado. E coma peixe, frango. E atenção para a sua hemoglobina, de repente o seu ferro pode cair. Eu não vejo com muita razão essa suspensão da carne vermelha. Mas respeito. Consulte uma nutricionista, ela vai conseguir compensar.


(04:13:30) sonia carvalho pergunta para Alfredo Halpern: DR. ALFREDO, MEU MARIDO TEM 54 ANOS, CARDIACO GRAVE, DIABETICO BOM ELE TEM TUDO, MENOS PRESSÃO ALTA. MINHA PERGUNTA QUE MILAGRE PODE POSSO FAZER (MESMO NÃO SENDO DEUS) PARA ELE EMAGRECER??ELE NÃO USA ACUCAR, POREM COMO MUITO PAO.OBRIGADA

(04:31:13) Alfredo Halpern: sonia carvalho, procure um médico urgente. O caso dele é grave mesmo. Deus você não é, nem vai ser. Mulher não vai resolver esse problema.


(04:13:52) Carol fala para Alfredo Halpern: Alfredo, sou nutricionista e tenho encontrado muita dificuldade em convencer meus pacisntes de que o emagrecimento não ocorre de forma milagrosa, como sou recém formada ainda tenho muitas dúvidas, como consigo contornar essa situação?

(04:32:15) Alfredo Halpern: Carol, você está convencida disso, não está? Acho que faz muito bem. É um ótimo primeiro passo. Dali por diante vai ser a sua experiência. Muitos pacientes não vão aceitar, mas vá tentando. Não é pra emagrecer rápido, essa ânsia é que atrapalha muito a gente. Acho que você vai muito bem, conserve a sua convicção e não caia no charlatanismo, na má prática.


(04:14:49) Siriri fala para Alfredo Halpern: O anticocepcional engorda?

(04:32:54) Alfredo Halpern: Siriri, algumas mulheres, sim. Outras, não. Parece que há uma predisposição em algumas mulheres, em geral aquelas que ganham muito peso na gravidez.


(04:15:11) Lucia fala para Alfredo Halpern: Doutor, a terapia seria também uma boa indicação pra quem faz tratamento de obesidade?

(04:35:39) Alfredo Halpern: Lucia, pra alguns casos, sim. Mas não pense que todos gordos são ruins da cabeça, não. Não acho que eles precisem mais de terapia do que os que não são obesos. Acho que a obesidade é que traz transtornos para a pessoa: ela não se sente bem adaptada, se sente humilhada etc. Comer é muito gostoso, é um prazer que temos desde que nascemos. Tem que conciliar isso com o fato de que você tenha um corpo saudável, que lhe agrade. Esse é o dilema.


(04:36:09) Alfredo Halpern: Obrigado pelas perguntas e até uma próxima oportunidade!

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

22/08/2014

15h23- Twitter terá anúncios em vídeo na linha do tempo

15h21- TI para todos: Qual o caminho a ser adotado na América Latina?

15h00- Oi/Portugal Telecom: Parecer recomenda apoio dos acionistas à fusão

14h55- Finalmente poderemos hackear nossos amigos em Watch Dogs

14h52- Google Now agora entende até 5 idiomas simultaneamente

14h40- Microsoft revela pesquisa que pode alavancar jogos em nuvem

14h18- Acer Chromebox CXI: desktop rodando Chrome OS chega em Setembro

13h50- Os 10 recursos mais importantes do Google segundo a empresa

13h14- Após bloqueio no Brasil, Secret recebe atualização para ficar mais seguro

12h54- Parceria: Xiaomi levará games do console Android Ouya para a China