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08/03/2006 - 21h13
Fazer esteira após levantar peso diminui dores musculares, afirma especialista

Veja o programa em vídeo

Da Redação

Ao chegar à academia, o que fazer primeiro, musculação ou esteira? "É sempre bom aquecer antes de começar o treino, antes mesmo do alongamento", explica o médico Renato Romani, especialista em medicina do esporte e pesquisador do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte), da Unifesp, no programa "Consulta Médica", do UOL News. De acordo com Romani, é fundamental fazer de cinco a dez minutos de atividade aeróbia antes de qualquer outra coisa.

O aquecimento aeróbio é importante inclusive para aumentar o líquido sinuvial, que nutre articulações como a do joelho. Depois, o médico aconselha alongamento, treino muscular e só então voltar a um trabalho aeróbio intenso, como esteira e bicicleta. "Quando a gente faz musculação, a fibra muscular se exercita bastante e o corpo produz lactato, que se acumula na fibra muscular. Essa substância é consumida quando se faz esteira ou bicicleta. Se você não consome, ela pode gerar dores pós-exercício de musculação".

Para quem quer emagrecer, o conselho já é conhecido: exercício aeróbio, musculação e dieta. Mas dieta não significa ir para a academia em jejum. Romani recomenda a ingestão de carboidratos antes e depois do treino. "Uma banana resolve a questão", afirma. "Às vezes a pessoa não come nada e vai fazer exercício, aí o corpo trava. Se não tem energia, não vai gastar."


Bate-papo
No programa, o médico Renato Romani responde ainda o que fazer para perder a barriguinha, ganhar músculos, manter o bumbum durinho e o que é básico fazer para simplesmente manter uma vida saudável em qualquer idade. Acompanhe as perguntas e respostas.

(03:50:04) luna fala para Renato Romani: que exercícios posso fazer p/ perder aquela barriguinha?

(03:58:49) Renato Romani: luna, a gente tem uma camada de músculos e uma de gordura que forma a barriguinha. Se você fizer só abdominal para a barriga, vai ter músculos trabalhados, mas não vai diminuir a gordura. Vai ficar uma barriguinha durinha e gordinha. A musculação consome a gordura, mas não é tão eficiente quanto à caminhada, vai ter que associar os dois. Para perder a gordura tem que mudar o gasto calórico.


(03:51:25) lili fala para Renato Romani: Quais são os exercícios recomendados para uma pessoa que não tem tempo?

(04:06:17) Renato Romani: lili, se eu soubesse, te falaria... Mas o exercício demanda um tempo, por exemplo, a caminhada de uma hora. Hoje tem alguns recursos pra otimizar, no mesmo dia a pessoa pode fazer mais movimentos, com coisas clássicas, deixar o carro no estacionamento mais longe, subir escadas em vez de pegar o elevador etc. São coisas bobas, mas suficientes para aumentar o gasto calórico diário.


(03:53:32) Osmar fala para Renato Romani: estou numa academia e há divergência entre as instruções dos professores sobre a ordem de exercitar, primeiro musculação e depois correr na esteira ou vice versa?

(04:10:31) Renato Romani: Osmar, quando a gente faz musculação, a fibra muscular tem que se exercitar bastante e para isso, acumula um elemento chamado de lactato, que vai se acumulando na fibra muscular. Ele é consumido no ciclo aeróbio, quando faz esteira ou bicicleta. Se você não consome, gera dores pós-exercício de musculação. Então a orientação é fazer musculação primeiro e depois a esteira ou bicicleta. Lembrando que quando você chega na academia tem que se aquecer, inclusive para aumentar, por exemplo, o líquido no joelho (sinuvial), que nutre as articulações. O indicado é fazer cinco ou dez minutos de esteira ou bicicleta.


(03:54:20) PRI fala para Renato Romani: para perder peso, é melhor caminhada ou bicicleta?

(04:14:28) Renato Romani: PRI, os dois usam a mesma situação que é a parte aeróbia. Para perder peso, você deve organizar a dieta e fazer dos dois, o que você gostar mais. Os dois são similares, mas usam músculos diferentes. Do ponto de vista de impacto, a bicicleta tem menos impacto que a esteira. Os exercícios em academia que usam os aparelhos pré-dimensionados e a postura é difícil de assimilar nas primeiras vezes, mas depois você vai aprender a fazer e tem que aprender a fazer do jeito certo. Na bicicleta, o professor tem que orientar, o joelho tem que descer com um pouco de flexão, não pode ficar totalmente estendido.


(03:58:40) Daniela fala para Renato Romani: e aquela história de aparelhos de programas que fazem perder barriga?

(04:19:53) Renato Romani: Daniela, os aparelhos de choquinhos são eficazes localmente, mas tem disparidades, não trabalham a articulação, são controversos. Acho que não resolve. O músculo responde, você dá um choque elétrico, ele fica tonificado. Só o choque não adianta, ele cumpre uma pequena parte da promessa, mas o importante é o movimento. Não significam saúde.


(03:59:21) Sskp pergunta para Renato Romani: Não tenho muita energia para praticar atividades como corrida e bicicleta, porem faço os demais exercícios de musculação sem problemas, o q poderia indicar isso?

(04:24:42) Renato Romani: Sskp, se você fuma, é um dos motivos... Tem dois sistemas que agem, um que pega a energia do carboidrato e outro que pega do açúcar. Tem que treinar a parte cardiovascular para absorver oxigênio, você melhora isso fazendo exercícios aeróbios. Pode começar com dez minutos na primeira semana, 12 na segunda, vai fazendo um circuito maior, devagarzinho. A musculação usa o consumo de açúcar, o glicogênio, e exercício aeróbico usa a gordura, que tem uma maneira diferente de quebrar o glicogênio.


(04:00:44) edi fala para Renato Romani: o q podemos fazer para ganhar massa muscular

(04:28:29) Renato Romani: edi, o q você quer? entrar em forma rápido, aumentar a massa muscular? Para isso precisa de musculação, mudar a alimentação, aumentar o nível de proteína. Existe uma cobrança do exercício muito grande, mas o exercício físico pra performance, para ficar com aquela barriguinha sarada, precisa de uma avaliação física adequada, uma equipe multidisciplinar, com um nutricionista, personal trainner. São dois pontos: a pessoa que busca saúde e a pessoa que busca performance.



(04:02:23) ISA fala para Renato Romani: faço hidroginástica três vezes por semana e tenho alimentação moderada. Não consigo emagrecer tanto quanto eu emagrecia fazendo musculação. Por que isso está acontecendo?

(04:30:48) Renato Romani: Isa, tem que ver sua idade, a alimentação que você tinha antes e agora, o tempo que você faz de atividade e a carga. A frase que eu uso é "o bolo de aniversário tem que ser menor a cada ano", porque o metabolismo diminui com a idade. Mas a musculação consome mais energia que a hidroginástica. A hidro, se for bem feita, pode queimar até mais que a musculação, depende da intensidade, da carga.

A gente está fazendo uma pesquisa com a parte de informática médica. A gente desenvolveu um site, o www.cemafe.com.br, que tem uma ferramenta para acompanhar a evolução do corpo. O sistema vai, por exemplo, absorvendo as informações da Isa toda semana e projetando o peso. A pesquisa está no meio, estamos convocando voluntários. Tem que clicar no ícone "Amigos de Peso".


(04:02:35) Luciano fala para Renato Romani: faço reeducação alimentar há dois anos, faço seis refeições balanceadas ao dia e academia à noite. Gostaria de saber se o uso de creatina, whey protein e carb up podem causar uma saturação/sobre carga para rins ou fígado, ou se não existe esse risco. Posso usar esses suplementos ao mesmo tempo?

(04:35:44) Renato Romani: Luciano, qual é o objetivo? Saúde? Se é isso, o que você está fazendo está próximo, sem o suplemento. Só indico o suplemento quando o cara é quase um atleta. Procura usar o alimento e não o suplemento. Por exemplo, no caso de comer carboidrato antes da atividade física, uma banana resolve a questão. E depois do exercício também, um pedaço de pizza. Um, também não vale comer a pizza inteira. Às vezes a pessoa não come nada e vai fazer exercício, aí o corpo trava, não tem energia, não vai gastar. O corpo vai pensar que não tem energia e não vai gastar, isso é pesquisa, não sou eu que estou falando.


(04:03:49) fofinha pergunta para Renato Romani: o que queima mais calorias andar ou nadar?

(04:42:28) Renato Romani: fofinha, depende de como você nada. Se for no mesmo ritmo, andar queima um pouco mais. Se a pessoa já é nadadora e desliza na água, tem que fazer um esforço muito alto. O mais importante é o saber nadar.


(04:05:41) maçã fala para Renato Romani: como aumentar massa muscular em um adulto de 56 anos?

(04:43:15) Renato Romani: maçã, alimentação balanceada é fundamental. E exercícios com carga, musculação.


(04:05:50) Mah fala para Renato Romani: Qual o melhor exercício para deixar o bumbum lá em cima ?

(04:46:38) Renato Romani: mah, tem que fazer exercícios que você sente o bumbum quando mexe... O agachamento é um deles, aparentemente o mais eficiente. Mas tem que fortalecer a cintura abdominal, para acompanhar esses exercícios todos, o bumbum acompanha a barriguinha. Só que o agachamento feito errado é agressivo para a coluna, joelho, tornozelo. Existe um preconceito muito grande para fazer esses exercícios na academia, mas o medo que se tem que ter é da carga que o professor põe e não do exercício em si. Tem que organizar a dieta. E tem que rever as expectativas, você não pode com 50 anos querer ter um bumbum de uma menina de 20.


(04:09:37) Deuza_DF fala para Renato Romani: Dr. Renato, essas academias que prometem efeitos em apenas 30 minutos em aparelhos hidráulicos, realmente funcionam? O senhor tem algo contra? O corpo se acostuma aos exercícios?

(04:48:57) Renato Romani: Deuza_DF, acho interessante, porque as pessoas têm pouco tempo. Esses programas concentram carga e intensidade, são planejados, têm começo, meio e fim, a gente consegue resultados bons em 30 minutos. Tem que ver, de novo, qual é o objetivo. Não tenho nada contra. O corpo vai se adequando às cargas.


(04:15:56) jjj fala para Renato Romani: pratico há dois anos, quatro vezes por semana musculação e aeróbico. Perdi 12 kg nesse período e não consigo perder mais. Ando meio cansado de atividade física, alguma recomendação?

(04:49:44) Renato Romani: jjj, a gente precisaria conhecer seu organismo, às vezes você está com anemia, às vezes está com pouco carboidrato, ou não está comendo frutas suficientes. Tem que fazer uma avaliação do que você come, esse programa do Cemafe, na pesquisa que estamos fazendo, pode ajudar a controlar o que você come por semana.


(04:30:28) vinha fala para Renato Romani: e para reduzir o bumbum, tem exercício?

(04:50:58) Renato Romani: vinha, provavelmente o que você tem no bumbum é acúmulo de gordura, é uma questão de gordura localizada. Infelizmente o corpo não queima gordura localizadamente, você vai ter que fazer um trabalho aeróbio, organizar a dieta e provavelmente ele vai diminuir.

(04:52:01) Moderador UOL News: O bate-papo com Renato Romani termina aqui. O UOL News agradece a participação de todos os internautas! E na próxima quarta-feira tem mais "Consulta Médica".

(05:02:23) Renato Romani: Obrigado a todos pelas perguntas!

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