UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

05/04/2006 - 20h34
Saúde sexual: "70% dos problemas de ereção são emocionais", diz urologista

Veja o programa "Consulta Médica" em vídeo

Da Redação

"A adrenalina é inimiga número 1 da ereção", disse o urologista Sidney Glina, no programa "Consulta Médica" desta quarta-feira. Ele explicou que culpa, medo, relações com 'hora marcada' --na hora do almoço, tendo que voltar depressa para o escritório, por exemplo-- podem resultar em dificuldade de ereção.

A ansiedade tem um peso grande, sobretudo na juventude. "É muito comum homens no começo da vida sexual, que estão extremamente ansiosos, começarem a ter dificuldade de ereção por causa do excesso de adrenalina. Esses indivíduos têm que ser tratados, orientados para terem uma vida sexual melhor mais tarde", explicou. Segundo o médico, que é presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, 70% dos problemas de ereção são emocionais.

Tamanho do pênis

No bate-papo com os internautas, surgiu também a seguinte questão: "Até que ponto pênis grande ou pequeno demais deixa de ser uma mera preocupação estética e se torna realmente um problema?" Glina respondeu que um pênis só é considerado pequeno a ponto de atrapalhar a atividade sexual do indivíduo se tiver menos de quatro centímetros no estado flácido ou menos de sete centímetros em ereção. "Isso é muito raro."

Mas a preocupação com o tamanho do pênis pode se tornar um problema muito sério, alertou o médico. "Eu sempre convido meus pacientes a tentarem entender por que eles estão preocupados com o tamanho do pênis e não com o tamanho do nariz, da mão... Alguma coisa tem, geralmente é muito mais um problema emocional."

Bate-papo

O médico comentou ainda os riscos dos procedimentos para aumentar o pênis. Acompanhe abaixo as perguntas e respostas do bate-papo.


(03:40:22) Guilherme SP fala para Sidney Glina: boa tarde.... fiz um aumento peniano com cirurgia e tive grande satisfação... qual seriam os riscos pós-operatórios?

(03:44:09) Sidney Glina: Guilherme SP, esta é uma cirurgia que a gente não faz muito, continua sendo experimental na consideração do Conselho Federal de Medicina. Os riscos pós-operatórios dependem do tipo de cirurgia, mas toda cirurgia no pênis tem problemas de cicatrização, dor, algumas vezes de sensibilidade. Precisa ver o tipo a que você foi submetido. O grande problema é que o pênis não é um órgão que foi feito para ser aumentado. Pacientes chegam para a gente e dizem: 'a minha mulher fez um aumento de mama, por que eu não posso aumentar o pênis'? Porque é completamente diferente! O homem que procura isso geralmente tem vergonha de outros homens quando se troca. Tem gente que sofre muito com isso, é muito sério. Raramente um homem vai querer aumentar o pênis porque está com um problema no momento da relação sexual... O problema é muito mais emocional do que no pênis, mas eles não se conformam.


(03:40:32) cafc fala para Sidney Glina: Sou diabetico e tomo 2 remedios com os seguintes principios ativos : sinvastatine e metformina; como são calmantes , o meu apetite sexual diminuiu; existe algum estimulante q não vá de encontro a os principios ativos dos remedios q eu estou tomando ?

(03:47:13) Sidney Glina: cafc, esses dois remédios não são calmantes, a sinvastatina é para a redução do colesterol e a metformina é para diminuir a glicose no sangue. Provavelmente elas não têm nenhuma ação na queda do desejo. As duas grandes causas de diminuição do desejo sexual são problemas hormonais e emocionais (geralmente relacionados à depressão, problemas no relacionamento, estresse). E não existe nenhum remédio que estimule o apetite sexual, a não ser hormônio no homem que tenha queda de hormônio. Mais ou menos 10% dos homens têm queda de produção de testosterona a partir dos 50 anos e precisam receber hormônio. O diabetes pode atrapalhar a ereção, não o desejo. Lembrando que são três coisas completamente separadas: ereção, ejaculação e orgasmo. São fenômenos separados. Pode existir um indivíduo sem ereção que tenha estímulo sexual, ejacule e tenha orgasmo.


(03:40:42) Fernando fala para Sidney Glina: DR. POR QUE ÀS VEZES DEPOIS DA PRIMEIRA EJACULAÇÃO, LOGO APÓS, QUANDO TENHO A SEGUNDA EREÇÃO, NÃO CONSIGO MANTER A EREÇÃO?

(03:48:30) Sidney Glina: Fernando, o pênis funciona quando o homem está sentindo prazer. Ele só vai ter ereção, ejaculação e orgasmo se estiver sentindo prazer. Às vezes o indivíduo teve uma relação, quer ter uma segunda e não está tão excitado para isso. Se não estiver sentindo desejo, prazer, não consegue manter a ereção. Se o pênis tiver uma ereção em qualquer circunstância -na masturbação, se você acorda de manhã com ereção, se tem ereção com uma namorada e não tem com outra-- é sinal de que a parte 'mecânica' está boa. Todos os outros problemas são mais de nível emocional.


(03:41:36) Marcos fala para Sidney Glina: tenho 37 anos e vasectomizado, Sempre diziam que após a vasectomia diminuía à libido, mas eu continuo tarado demais, tenho que me masturbar várias vezes ao dia isso está até atrapalhando minha vida em todos os aspectos. Será que é problema psiquiátrico?

(03:49:36) Sidney Glina: Marcos, não dá pra dizer se há um problema psiquiátrico. Você é um indivíduo que tem o desejo sexual bastante estimulado. Agora, a vasectomia não diminui a libido, se você a fez com esse intuito, fez errado. Ela só serve para o homem não ejacular espermatozóide, ou seja, ele fica infértil. Eventualmente, você deverá procurar um psicólogo ou psiquiatra para fazer uma avaliação emocional.


(03:43:53) Robson/SP pergunta para Sidney Glina: Dr. Sidney, após 8 anos de relações com uma única parceira, agora enfrento problemas de ereção em um relacionamento extra. Resumindo, só funciono com minha antiga parceira. O que faço? Robson/SP 30anos

(03:51:26) Sidney Glina: Robson/SP, se o pênis funciona com uma mulher e não com outra é porque a parte orgânica está boa. Quem sabe com que parceira você está é a cabeça, é a parte psicológica. O que está acontecendo, provavelmente, é o estresse. A gente tem que entender que a adrenalina é a inimiga número 1 da ereção. Se um homem normal está tendo relação sexual e alguém abre a porta, ele perde a ereção porque encharca o pênis de adrenalina. Provavelmente o que acontece com você é que, como há outra parceira, talvez exista culpa envolvida, estresse, medo e isso acaba aumentando a adrenalina e é mais difícil ter ereção mesmo. Às vezes é ter relação com hora marcada, no horário do almoço, tendo que voltar rápido para o escritório... É engraçado que as pessoas funcionam de forma diferente, há quem fique mais excitada com o risco.


(03:44:11) silva fala para Sidney Glina: Boa tarde, tenho pedras nos rins e na bexiga e vai demorar um pouco pra fazer a cirurgia (hospital público). isso pode afetar o meu desempenho?

(03:52:38) Sidney Glina: silva, o desempenho sexual, não, pode comprometer o desempenho renal. Você precisa tentar ser tratado o mais rápido possível.


(03:47:50) Arianno fala para Sidney Glina: Eu tenho 36 anos e não sinto desejo sexual. Fui criado sob sistema religioso muito rígido. Quando estou com uma mulher, eu sinto muita culpa e normalmente não consigo manter ereção. Detalhe: sou muito assediado por mulheres mais velhas que eu. Eu gostaria de ter uma ereção prolongada, o que até hoje não consigo.

(03:52:38) Sidney Glina: Arianno, tem muito homem que é criado numa situação em que tudo é pecado, é errado. Essa é uma situação que tem boas chances de ser resolvida com terapia.


(03:48:42) fabiosmile pergunta para Sidney Glina: dr. Sidney , faço muita musculação, tenho 34 anos e com isso perco bastante o apetite sexual. Existe alguma correção com hormônio etc e qual é? Qual a solução?

(03:56:40) Sidney Glina: fabiosmile, não sei se é o seu caso, mas anabolizante tira o apetite sexual e pode levar até à infertilidade. Em 20% a 30% dos casos é irreversível. A musculação, em si, não deve atrapalhar o desempenho sexual de ninguém... Hormônio é necessário para quem está com falta. Precisa tomar muito cuidado. A testosterona em altas doses pode dar câncer no fígado.


(03:48:59) juca fala para Sidney Glina: A FLUOXETINA realmente pode impedir uma ereção?

(03:58:01) Sidney Glina: juca, a fluoxetina é um antidepressivo, é o Prozac. Os antidepressivos tratam a depressão do indivíduo, o que pode facilitar a vida sexual. Alguns antidepressivos por si só causam problemas. O interessante é que a fluoxetina causa problemas em uns e não em outros. Há mais alteração da ereção do que da libido. A alteração do desejo é pela própria depressão.


(03:51:49) Um Brasileiro fala para Sidney Glina: O Pramil ou Ereccil....É perigoso tomar..?? Tenho 55 anos e tenho tomado...tem funcionado..mas fico com dor de cabeça

(04:00:43) Sidney Glina: Um Brasileiro, o Pramil é um similar ao Viagra que vem acho que do Paraguai ou da Argentina, contrabandeado. O grande problema é que esses remédios não têm controle de qualidade nenhum no Brasil. Eu não prescreveria nunca o Pramil, eu não conheço. Mas a dor de cabeça é um dos efeitos colaterais desse tipo de remédio, assim como vermelhidão no rosto e nariz entupido, aquela sensação do indivíduo resfriado.


(03:52:55) alex fala para Sidney Glina: COM ATE QUE IDADE O HOMEM PODE TER FILHOS NORMALMENTE SEM PROBLEMAS? TENHO 42 ANOS, FIZ DOIS EXAMES DE ESPERMOGRAMA E DERAM POSITIVO. E NA MULHER EXISTE UMA IDADE LIMITE PARA TER FILHOS?

(04:03:58) Sidney Glina: alex, teoricamente, o homem é fértil até morrer. Alguns trabalhos sugerem um aumento no número de alterações genéticas no homem a partir dos 45 anos. Não está comprovado. A mulher pára de produzir óvulos na menopausa. Mas, depois dos 35 anos, ela tem três vezes mais chance que as mais jovens de ter um bebê com alterações genéticas. Tem que pensar em outras coisas também. Se um casal tem filhos por vias naturais, o filtro da natureza está funcionando. A chance de uma má formação é menor. Se ela vai ter um bebê de proveta, pegando espermatozóide do testículo do homem, ela tendo poucos óvulos, aí a chance aumenta. Numa gestação natural a chance não é tão importante assim.


(03:53:08) popo fala para Sidney Glina: Dr., é verdade que, quanto mais o homem estimula-se sexualmente, mais sua vitalidade se prolonga? devemos nos masturbar e fazer muito sexo para garantir uma velhice saudável? além, é claro, de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e mentais...

(04:06:09) Sidney Glina: popo, acho que o segredo da longevidade sexual é manter essa atividade. Faz parte da velhice saudável ter atividade sexual. E não tem dúvida que, quanto mais sexo o indivíduo faz, mais ele quer fazer. Pelo menos manter o pensamento, manter as fantasias. Eu tenho um paciente de 85 anos cuja mulher não quer mais atividade sexual. Ele se satisfaz com a masturbação, se sente feliz assim. Não existe um momento em que um casal deve parar a sua atividade sexual. Se os dois têm vontade, a vida vai longe.


(03:55:08) doni fala para Sidney Glina: Sexo oral com Homem pode se pegar Aides ou outra doença DST

(04:07:42) Sidney Glina: doni, sim, a ejaculação na boca ou na garganta pode levar à transmissão. Em quem faz o sexo oral, se tiver um ferimento na boca que sangre, pode transmitir ao parceiro. Lembrando que escovar os dentes todo dia pode machucar a gengiva, tanto que não se pode escovar os dentes quando se vai fazer um exame chamado pesquisa de sangue oculto no intestino. Dependendo de como se faz a escovação, a gente sempre tem uma alteração na gengiva e está arriscada. Em situação de risco tem que usar camisinha.


(03:58:55) Rodrigo fala para Sidney Glina: Gostaria de saber se o liquido lubrificante q liberamos durante a excitaçao pode engravidar?

(04:08:45) Sidney Glina: Rodrigo, não. A uretra masculina tem um ambiente ácido, por causa da urina. A gente tem uma série de glândulas que produzem secreção que transformam esse ambiente em básico. Essa secreção é mais abundante em adolescentes, não se sabe por que, e não tem espermatozóides. É diferente de quando o indivíduo ejacula a primeira gota. 90% dos espermatozóides estão na primeira gota de esperma, que não é essa secreção que lubrifica. Daí o risco do coito interrompido como forma de contracepção.


(03:59:05) RICARDOLINHARES fala para Sidney Glina: Doutor, acredito ter ejaculação precoce, minhas relações nunca duram o tempo necessário. existe algum tratamento ou alguma droga que posso usar para acabar com esse problema???

(04:10:51) Sidney Glina: RICARDOLINHARES, a ejaculação precoce é basicamente causada por ansiedade, não há causas orgânicas importantes que levem a isso. Precisa ver o que é esse tempo necessário para você. É necessário para quê? Para você manter meia hora de ereção e sua parceira ter orgasmo? É importante classificar... Um homem normal, demora, em média três minutos para ejacular, que não é um tempo fantástico... Hoje em dia o tratamento da ejaculação é feito com psicoterapia, para aprender a controlar esse reflexo, ou até antidepressivos, pois eles seguram a ejaculação. Por isso é que tem muito paciente que trata de depressão e não conseguem ejacular. Recomendo que você procure um médico para investigar.


(03:59:17) HOMEM fala para Sidney Glina: Dr., é comum um homem na faixa dos 18 a 25 anos ser impotente?

(04:11:57) Sidney Glina: HOMEM, não. É mais comum a partir dos 40, 50 anos. Mas é algo que vemos bastante: homens no começo da vida sexual, que estão extremamente ansiosos e começam a dificuldade de ereção por causa do excesso de adrenalina. Esses indivíduos têm que ser tratados, orientados para terem uma vida sexual melhor mais tarde. 70% dos problemas de ereção são emocionais. Nessa faixa etária que você menciona seriam 99%, senão 100%.


(04:06:16) Ronaldo fala para Sidney Glina: uso cialis 2 vezes toda semana. isso pode acarretar alguma doenca no futuro???

(04:13:25) Sidney Glina: Ronaldo, não existe nenhuma evidência de que esse tipo de medicação vá dar doenças. Pelo contrário, são remédios até bastante seguros. O que podem criar é uma dependência psicológica, o indivíduo só funciona tomando a medicação. Se a pessoa já tem problema de ereção e está tomando faz tempo, não se conhece nenhum risco, não há relatos de problemas no longo prazo.


(04:07:02) JoseAntonio43 PoA fala para Sidney Glina: Dr..eu tenho 43 anos, saúde geral boa, não fumo, não bebo, pratico esportes, corro e caminho, ando de bike e nado. saúde sexual ativa. nos últimos tempos tenho sentido, somente de vez em quando, uma dor em um dos testículos... no domingo, dia 02/abril, p/ cá, a dor aumentou, estando nos últimos 3 dias, o dia todo. ainda nao fui ao médico, irei hoje à noite. o que pode ser? Tumor de próstata? orquite? orquiepididimite? o que acha?

(04:15:27) Sidney Glina: JoseAntonio43 PoA, o que causa mais dor no testículo é problema de coluna. O testículo é formado junto do rim e no final da gravidez é que desce para o escroto. Mas o nervo continua ali na região da coluna. Um indivíduo como você, que faz bastante atividade esportiva, pode estar sentindo dor nos testículos só como uma irradiação de um problema de coluna. Orquite e orquiepididimite são inflamações nos testículos, também pode ser isso. Você precisa ser avaliado, o meu colega, hoje à noite, vai poder lhe dizer melhor. Mas seguramente, quando não se acha nada, a dor é decorrente de problemas de coluna, de ordem muscular.


(04:10:50) Rolando Caio fala para Sidney Glina: 55 anos, casado, sem vida extraconjugal, ñ fumo, ñ bebo. Por que tenho agora de pouco tempo a ejaculação precoce?

(04:16:31) Sidney Glina: Rolando Caio, é o que falei antes. A ejaculação precoce é geralmente fruto de ansiedade. Existem algumas doenças orgânicas que podem levar a isso, como a esclerose múltipla, que é muito rara. E sempre há sintomas que antecipam o problema. Precisa avaliar o que está acontecendo, como está o relacionamento com a esposa, como está a atividade sexual, se você não está espaçando muito a relação sexual... Um indivíduo que tem uma relação por mês com a mulher está muito excitado quando ela acontece, então é normal ejacular muito rápido. Tudo isso precisa ser avaliado.


(04:12:03) Rambone pergunta para Sidney Glina: tenho 35 anos e me masturbo todo dia , tem algum problema que pode vir a aparecer?

(04:17:17) Sidney Glina: Rambone, o desejo sexual depende de pessoa para pessoa. É como a fome. Começa a ser um problema se atrapalhar as atividades do dia-dia. Se a pessoa não consegue mais sair de casa porque está se masturbando é um problema emocional, psicológico que precisa ser avaliado. O fato de se masturbar uma vez ao dia e continuar levando uma vida normal não é problema.


(04:13:25) EDU fala para Sidney Glina: existem produtos naturais para aumentar a produção de testosterona?

(04:20:05) Sidney Glina: EDU, não. Aliás, a gente não sabe como estimular a produção de testosterona pelo testículo. A não ser que o indivíduo tenha um problema específico de alguma glândula tipo hipófise, aí você precisa dar os hormônios específicos. Mas quando o indivíduo tem diminuição da testosterona, precisamos dar testosterona para repor.


(04:14:00) tom fala para Sidney Glina: DR. me responda se a SIBUTRAMINA afeta no desejo sexual tanto no masculino quanto no feminino

(04:18:24) Sidney Glina: tom, ela é outro antidepressivo. E todos os antidepressivos podem afetar. Aí é questão de trocar o medicamento, você nunca deve largar o antidepressivo, pois a depressão precisa ser tratada. Converse com seu médico. Se você está tomando para emagrecer, também tem que ver se há alternativa para isso.


(04:14:04) rei pergunta para Sidney Glina: Que voce acha da reposição hormonal na andropausa?

(04:18:24) Sidney Glina: rei, se a pessoa está produzindo menos testosterona, acho que é fundamental repor. Precisa ver se há a necessidade. Tive um paciente de 70 e poucos anos que precisava repor e aí voltou a jogar tênis, enfim, reanimou-se. Aí ele me mandou outros 15 amigos para tomar testosterona, mas nenhum deles precisava... Ele me ligou reclamando...! É que muitos homens não têm mais vontade de fazer esportes, se sentem casados... Isso não é por causa da testosterona, é depressão mesmo. Só 10% a 20% dos homens vão precisar repor.

Andropausa é um termo ruim de usar porque se parece com menopausa. A mulher tem um momento na vida em que pára de produzir estrógeno. O homem não, ele vai tendo uma diminuição ao longo da vida. Para alguns pode ser importante essa diminuição e eles vão precisar repor. O nome que se dá aqui no Brasil é deficiência androgênica do envelhecimento masculino.


(04:15:20) LaiLa fala para Sidney Glina: SIdney, meu namorado quando sente muito prazer mas nao ejacula, sente uma dor horrível no canal da urina. Isso é normal?

(04:20:59) Sidney Glina: LaiLa, alguns homens têm dor durante um tempo quando ficam excitados. Não é bem no canal da urina, é mais na região perto dos testículos, na região do escroto. Parece que é uma tensão na musculatura. Esses indivíduos normalmente melhoram só com a ejaculação.


(04:15:31) Thiago_Acre fala para Sidney Glina: Até que ponto pênis grande ou pequeno demais deixa de ser uma mera preocupação estética e se torna realmente um problema???

(04:23:44) Sidney Glina: Thiago_Acre, o pênis é considerado pequeno e vai atrapalhar a atividade sexual do indivíduo se tiver menos de 4cm no estado flácido ou menos de 7cm em ereção. Isso é muito raro. O canal vaginal da mulher tem, em média, 8cm. Ele se amolda ao tamanho do pênis, não é preciso um pênis muito grande. É mais uma questão de estética. Para aumentar o pênis, corre o risco de ficar sem a ereção, pois a cirurgia é experimental, pode dar alguma coisa errada. É um problema muito sério, conheço um paciente que se suicidou porque achava que o pênis era pequeno, fez uma cirurgia e não deu certo. Era um médico, não era uma pessoa qualquer, sem informação.

Eu sempre convido meus pacientes a tentarem entender por que eles estão preocupados com o tamanho do pênis e não com o tamanho do nariz, da mão... Alguma coisa tem, geralmente é muito mais um problema emocional. É aquele garoto que era gordinho quando era pequeno e todo mundo brincava com ele. A mãe levava ao médico e falava baixinho "olha, ele não sabe, mas tem o pênis pequeno", com o menino ali do lado... A própria família muitas vezes acaba criando esse mito. A criança percebe o ambiente. E se a primeira mulher da vida de um homem diz que ele tem o pênis pequeno...acabou. Para a vida inteirinha ele vai achar isso.


(04:24:48) Sidney Glina: Obrigado a todos pelas perguntas e até uma próxima oportunidade! É muito importante falar sobre esse assunto.


(04:24:53) Moderador UOL News: O UOL News agradece a participação de todos os internautas.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

17/04/2014

15h25- Canadense é preso por usar falha Heartbleed e roubar dados de contribuintes

15h09- Flickr atualiza aplicativos do iOS e Android para competir com Instagram

15h08- Pesquisador diz ter hackeado sistema de digitais do Galaxy S5

15h07- Sony anuncia que Playstation 4 superou marca de 7 milhões de vendas

15h00- Um cara criou um lançador de teias que é o mais perto que já chegamos do Homem-Aranha

14h42- LG G3 deve chegar até julho com tela de 2560 x 1440 pixels

14h36- Modelo branco do Google Glass esgota em 24h de venda nos EUA

14h27- Com 4G de GDDR5, Striker GTX 760 Platinum é a nova placa de vídeo da ASUS ROG

14h10- Kindle para Samsung oferece um livro por mês para donos de dispositivos Galaxy

13h36- Novo robô Asimo é o autômato humanóide mais avançado que existe