UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

12/04/2006 - 19h49
Produto para limpeza de lentes de contato pode causar cegueira?

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

Uma das soluções para limpeza de lentes de contato mais populares nos Estados Unidos está sob suspeita de ter causado infecções oculares. O produto ReNu com MoistureLoc, da gigante Bausch & Lomb, parou de ser distribuído nos Estados Unidos --apesar de continuar sendo vendida-- depois que foram registrados pelo CDC (Centro para Controle de Doenças americano), 26 casos de uma rara infecção causada por um fungo. Oito pacientes americanos tiveram que fazer transplante de córnea para não ficar cegos.

No Brasil, o produto chegou há dois meses e está à venda em embalagens de até meio litro por cerca de RS 40. Em entrevista ao UOL News, a oftalmologista Regina Noma, do setor de lentes de contato do Hospital da Clínicas, recomenda alguns cuidados aos usuários para evitar infecções oculares "comuns durante as trocas de estações", que podem levar à cegueira. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Predisposição
"As infecções fúngicas são relativamente raras e os pacientes usuários de lentes de contato têm risco relativamente maior de infecção. Elas são mais graves e o tratamento é difícil, podendo levar a cegueira. É importante um diagnóstico precoce e o tratamento adequado", alerta.

Sintomas e cuidados
"Toda irritação ocular no usuário de lente merece atenção. Ao ficar com os olhos vermelhos, sentir que tem um corpo estranho, arranhando, você deve tirar a lente, fazer a limpeza e procurar um oftalmologista. No caso específico da ceratite fúngica, ela costuma sinalizar também com olho vermelho, muita dor e uma mancha branca nos olhos", esclarece a médica.

"O tratamento é lento, geralmente com antibióticos tópicos - colírios - e antifúngicos orais. A evolução também é lenta, o quadro pode se manter de três a seis meses, sendo que os mais graves podem requerer o transplante de córnea."

A oftalmologista também lembra o passo-a-passo higiênico com as lentes. "É preciso muito cuidado na manutenção, lavar bem as mãos antes de manusear e usar os produtos de limpeza adequado para evitar uma infecção, seja por fungo ou bactéria, mais comum."

Recomendações
"A gente recomenda usar uma solução específica para lentes, não soro fisiológico ou água de torneira. Atualmente, temos disponíveis soluções multiuso, que vieram facilitar a vida do usuário. E apesar da propaganda de não fricção, a gente recomenda que a lente seja colocada na mão, friccionada e bem enxaguada. Também é preciso trocar a solução do estojo da lente, diariamente, fazer uma limpeza semanal - com a própria solução -, além da troca do estojo a cada quatro meses, porque ele também é fonte de contaminação", alerta Regina Noma.

Perigo consciente
A oftalmologista também alerta para o perigo de não se respeitar os 'prazos de validade' de cada tipo de lente. "Infelizmente, os pacientes tentam economizar usando a lente por um tempo maior que o recomendado. Acima do previsto, há um risco do paciente ter problemas."

Orientações gerais
"Existem lentes liberadas para o uso noturno, mas não há benefício já que o paciente não necessita da lente durante à noite. Além disso, há um risco maior de edema de córnea", ensina a médica. "Dormir com lente de contato aumenta o risco de infecção. A recomendação é não dormir com ela."

A troca das estações durante o ano também pode deixar os olhos suscetíveis às infecções. "O que se observa é que depende da estação tem incidência de conjuntivite. Quem usa lentes de contato, deve suspender o uso e procurar o oftalmologista. Usuário de lente com olho vermelho sempre deve ser avaliado, mesmo que não sinta dor, não tenha o olho irritado", observa.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

28/08/2014

19h41- Vídeo de Kingdom Hearts HD 2.5 Remix mostra melhorias gráficas e novos conteúdos

18h57- Capturado no PS4, novo vídeo de Project CARS mostra gameplay no circuito Brands Hatch

18h47- Orçamento prevê R$ 1,2 bi para satélite, cabo submarino e rede da Telebras

18h38- Agora é possível gravar gameplays no Xbox One pelo aplicativo SmartGlass

18h20- Prefeitura de SP apreende três carros por usar app de "caronas" pagas

17h45- Hackers avançam na Internet das Coisas. Smart TVs viram alvo

17h41- Instagram apresenta instabilidade nesta quinta-feira

17h40- Sem GVT, TIM garante “participação incondicional” no leilão dos 700 MHz

17h05- Polaroid anuncia preço e disponibilidade da câmera inspirada no Instagram, a Socialmantic

16h55- Instagram sai do ar