Últimas notícias

Agenda
Aprovados
Atualidades
Biblioteca
Carreiras
Concorrência
Curiosidades
Cursinhos
Dicas
Educação
Faculdades
Fovest online
Gabaritos
Inscrições
Intercâmbio
Jogos
Lição de casa
Lista de livros
Livros grátis
Notícias
Pasquale
Pegadinhas
Provas
Ranking
Redações
Resumos
Revistas
Simulados
Testes
UOL Cartões

31/03/2005 - 21h00
Inscrições para o Enem 2005 começam nesta segunda-feira

Da Redação
Em São Paulo

Folha Imagem
Nota do Enem é requisito para o Prouni
Começam nesta segunda-feira (04/04) as inscrições para o Enem 2005 (Exame Nacional do Ensino Médio). O prazo vai até o dia 15 do mesmo mês para os concluintes do ensino médio e, de 25 de abril a 6 de maio, para quem já terminou esse nível de ensino. A prova será aplicada no dia 28 de agosto em 727 municípios do país.

Atualmente utilizada por mais de 450 instituições de ensino superior como critério de seleção de candidatos aos cursos de graduação, a nota do Enem 2005 também servirá como requisito do Prouni (Programa Universidade para Todos), do governo federal, que distribui bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior.

Segundo a organização do Enem, a obrigatoriedade do exame para candidatos às bolsas do Prouni deverá aumentar o interesse pelo exame. Com isso, foi organizada uma expansão de 17% no número de locais de provas, em relação à edição do ano passado, quando 608 cidades receberam os participantes do exame.

Os Estados que tiveram mais aumentos foram Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerias e Espírito Santo. São Paulo e Minas Gerais são as unidades da Federação que têm mais locais de prova: 153 e 110 municípios, respectivamente.

As inscrições para os concluintes do ensino médio poderão ser feitas nas secretarias das escolas. Estudantes da rede pública não precisam pagar a inscrição, que custa R$ 35. Os candidatos que já têm nível médio completo deverão se dirigir às agências dos Correios ou se inscrever pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), orgão do governo responsável pela aplicação do Enem. Eles poderão ser isentos da taxa com declaração de carência.

No ano passado, 1.547.095 estudantes se inscreveram para o Enem. Desses, 1.329.179 obtiveram isenção do pagamento da taxa.

Mais informações sobre o Enem podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

  • Leia mais no Especial Enem

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL


  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    26/06/2007

    09h28- Saiba quem conseguiu a isenção na UFPE

    08h50- Sommelier, expert em vinho, não faz graduação

    08h50- Segundo pólo vinicultor fica no vale do São Francisco

    08h49- Carreira: Enólogo atua como um "engenheiro do vinho"

    08h48- Veja calendário com vestibulares de inverno

    08h48- Habilitação será definida sem a nota do vestibular

    08h47- Concorrência na segunda fase deve crescer

    08h46- USP muda ingresso para engenharia

    06h32- Terminam as inscrições para o vestibular da ESPM Rio

    25/06/2007

    20h02- Veja resolução completa da prova desta segunda do Mackenzie