reprodução automática próximo vídeo em 5s

Nigéria vive entre o islamismo radical do Boko Haram e o boom econômico

A Nigéria é o país mais povoado da África e a principal potência econômica do continente. É dividida em 36 Estados e um território federal com a capital, Abuja. São 173 milhões de habitantes e 20 milhões vivem na capital econômica Lagos, maior cidade da África.

São pelo menos 250 grupos étnicos. O norte é subdesenvolvido e segue o Islamismo, o sul é próspero, cristão e sede da indústria petroleira. Desde 2009, o norte sofre com uma rebelião violenta liderada pelo grupo islamita armado Boko Haram. Em seis anos foram 13 mil mortes e 1,5 milhão de pessoas deslocadas.

Em agosto de 2014, o grupo proclamou um califado nas zonas sob seu controle e em março de 2015 declarou sua lealdade à organização conhecida como Estado Islâmico. Apesar da instabilidade, o país teve um boom econômico na última década, com crescimento anual em torno de 7%. É o primeiro produtor de petróleo do continente e 8º exportador mundial. É 70% da receita do Estado e 90% em divisas. Mas a corrupção castiga o país. Grande parte da população vive com menos de 1 dólar e meio por dia e 10 milhões de crianças estão fora da escola. Visite o UOL Notícias.