Topo

Podcast

Geração P

Os impactos do coronavírus na sociedade, economia e cultura.


Geração P #17: Para enfermeira de hospital com 1º caso, pandemia alerta sobre desigualdade

Mais Geração P
1 | 22
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

27/06/2020 04h01

O podcast Geração P, com os impactos da pandemia na sociedade, traz neste sábado (27) o relato da enfermeira Claudia Laselva, que coordena a batalha contra a Covid-19 no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Este foi o local com o primeiro diagnóstico da doença no Brasil. Ouça a história completa no programa acima.

Todos os sábados, a jornalista Giuliana Bergamo conta essas histórias, que fazem parte de uma série de reportagens especiais de Universa, a plataforma feminina do UOL.

Na conversa, Claudia relata como o hospital já vinha sendo preparado para dar conta da pandemia: "Em janeiro começamos a nos organizar, pois já prevíamos que os primeiros casos chegariam em hospitais particulares, precisávamos estar preparados. Então montamos uma central de inteligência que diariamente acompanhava informações sobre o que acontecia no mundo: características da doença, como ela estava se propagando, entre outras. E montamos um comitê de crise que definiu quais seriam as pautas principais com as quais a gente deveria lidar". Você pode ler aqui a reportagem completa publicada em Universa.

Geração P

A letra "P", do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.

Às segundas, o programa tem apresentação de Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, advogada e escritora que vive em Lisboa. Eles trazem bate-papos, análises e reflexões sobre os novos caminhos que se formam a partir da Covid-19, além de entrevistas.

Aos sábados, o podcast volta seu olhar a mulheres no Brasil que estão na linha de frente contra o coronavírus. A jornalista Giuliana Bergamo conta essas histórias, que fazem parte de uma série de reportagens especiais de Universa, a plataforma feminina do UOL.

Se quiser saber mais sobre como será a civilização pós-pandemia, a plataforma Ecoa, também do UOL, traz a visão de diversos especialistas na série O Mundo Pós-Covid-19. Eles desenham possíveis cenários para o que vem depois e falam sobre como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável.

Você pode ouvir o podcasdt Geração P no UOL, no Youtube e em distribuidores de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Com este lançamento, o UOL soma 14 podcasts: você pode conferir todos os programas em uol.com.br/podcasts.