Topo

Podcast

Geração P

Os impactos do coronavírus na sociedade, economia e cultura.


Geração P #21: Para Leonardo Boff, coronavírus mostra que chegamos aos limites da Terra

Mais Geração P
1 | 22
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

13/07/2020 04h01

Geração P, o podcast do UOL que traz os impactos da pandemia na sociedade, traz nesta segunda-feira (13) uma entrevista com o teólogo e escritor Leonardo Boff. Ele fala, entre outros assuntos, sobre os os ensinamentos da pandemia com os apresentadores Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, escritora e advogada que mora em Lisboa. Ouça o programa completo no arquivo acima.

Boff faz um resumo de sua compreensão sobre a doença (a partir de 01:38): "O coronavírus é um contra-ataque da Terra contra as seculares agressões dos seres humanos estão fazendo [contra ela]".

O teólogo cita uma frase do Papa, segundo quem "nós nunca ferimos e maltratamos a grande mãe Terra como nos últimos dois séculos".

E continua (a partir de 02:35): "Então chegou um ponto em que ela vai dizer 'basta'. E se continuarmos com o consumo, especialmente esse mais agressivo, mais luxuoso, vamos arrancar da Terra violentamente. E estamos fazendo isso. Então como é que reage a Terra? Mandando aquecimento global, mandando tsunamis, ativando os vulcões, eventos extremos. E já nos atacou nos últimos anos com as armas mais poderosas dela, que são os vírus, como zika, sars, chikungunya, vários tipos de coronavírus. E agora esse coronavírus, que é um ataque, um contra-ataque da Terra contra a humanidade, que sempre está atacando a Terra. Então nós encostamos nos limites da Terra, ela não aguenta mais".

Na conversa, Boff lista quatro ensinamentos atrelados à pandemia (a partir de 05:24). Primeiro, que não podemos voltar ao que era antes: acúmulo de riquezes em pouquíssimas mãos. Segundo, que o mais importante não é o dogma fundamental do capitalismo, o lucro, e sim a vida, a saúde. "O único [líder] que entendeu claramente isso foi Emmanuel Macron, na França. Ele disse: 'O bem-estar e a saúde não são custos. São bens tão preciosos que não podem entrar nas leis do mercado, estão fora das leis do mercado'".

A terceira lição, segundo o teólogo, é a de que dependemos uns dos outros, precisamos ser solidários uns com os outros. Por fim, Somos parte da natureza e não estamos cuidando dela como deveríamos.

Geração P

A letra "P", do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.

Se quiser saber mais sobre como será a civilização pós-pandemia, a plataforma Ecoa, também do UOL, traz a visão de diversos especialistas na série O Mundo Pós-Covid-19. Eles desenham possíveis cenários para o que vem depois e falam sobre como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável.

Você pode ouvir o podcasdt Geração P no UOL, no Youtube e em distribuidores de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Com este lançamento, o UOL soma 14 podcasts: você pode conferir todos os programas em uol.com.br/podcasts.