UOL acompanha manutenção da CPTM por duas noites

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17.abr.2013 - O técnico em manutenção Francisco de Assis inspeciona o sistema de monitoramento de geometria dos trilhos, que checa ângulos de inclinação, de curva, paralelismo, entre outros fatores. O equipamento equipa o carro-controle, veículo que começou a operar em 2013 e que custou cerca de R$ 20 milhões Mais
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17.abr.2013 - Diego Sampaio, operador, conduz o carro-controle até o trecho a ser inspecionado. Todas as operações noturnas são controladas, uma vez que o tráfego de trens de carga segue ao longo da madrugada Mais
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17.abr.2013 - Alexandro Silva, técnico em manutenção, verifica o sistema de análise de trilhos por ultrassom. Em cada uma das rodas pequenas, duas de cada lado, há sensores similares aos de exames laboratoriais. Com eles, pode-se encontrar bolhas ou fissuras na solda e mesmo na forja do aço. De janeiro a abril foram detectados 144 defeitos em trilhos até da década de 60 Mais
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17.abr.2013 - Diego Sampaio, operador, conduz o carro-controle até o trecho a ser inspecionado, mantendo contato com o centro de controle operacional. Todas as operações noturnas são controladas, uma vez que o tráfego de trens de carga segue ao longo da madrugada Mais
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18.abr.2013 - Alexandro Silva explica a colegas o funcionamento do sensor de ultrassom, utilizado para analisar de modo mais preciso os defeitos encontrados pelo equipamento que integra o carro-controle Mais
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18.abr.2013 - Alexandro Silva, especialista em análise com ultrassom, inspeciona um trecho de trilho onde foi detectado um defeito. O aparelho funciona de modo similar ao de exames laboratoriais e mostra com detalhes o tipo e a gravidade da falha apontada pelo sistema automatizado Mais
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18.abr.2013 - Alexandro Silva, especialista em análise com ultrassom, inspeciona um trecho de trilho onde foi detectado um defeito. O aparelho funciona de modo similar ao de exames laboratoriais e mostra com detalhes o tipo e a gravidade da falha apontada pelo sistema automatizado. Com a utilização deste equipamento foram detectados 144 defeitos em trilhos, de diferentes gravidades, de janeiro a abril deste ano Mais
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18.abr.2013 - Alexandro Silva, especialista em análise com ultrassom, inspeciona um trecho de trilho onde foi detectado um defeito. O aparelho funciona de modo similar ao de exames laboratoriais, e mostra com detalhes o tipo e a gravidade da falha apontada pelo sistema automatizado. Com a utilização deste equipamento foram detectados 144 defeitos em trilhos, de diferentes gravidades, de janeiro a abril deste ano Mais
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18.abr.2013 - Depois de detectado e analisado, cada defeito nos trilhos da CPTM é registrado em uma lista sequencial. O defeito da foto foi o penúltimo identificado na madrugada do dia 18 de abril. Em todas as linhas da companhia foram identificados, desde janeiro, 144 falhas Mais
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18.abr.2013 - Controlador conversa com maquinista no CCO (Centro de Controle Operacional) da CPTM. O centro reúne equipes de três centros de controles diferentes, referentes a cada uma das empresas que formou a CPTM: as ferrovias Sorocabana, Central do Brasil e Santos-Jundiaí, essa última conhecida como "A Inglesa" Mais
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18.abr.2013 - Controladores analisam mapa das vias da CPTM, com pontos de mudança de vias e bloqueios, no CCO (Centro de Controle Operacional). Inaugurado em 2006, aí são comandados todas as operações de trens nos trilhos, incluindo as permissões para trens de carga Mais
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18.abr.2013 - Controlador conversa com maquinista no Centro de Controle Operacional (CCO) da CPTM. O centro reúne equipes de três centros de controles diferentes, referentes a cada uma das empresas que formou a CPTM: as ferrovias Sorocabana, Central do Brasil e Santos-Jundiaí, esta última conhecida como "A Inglesa" Mais
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17.abr.2013 - Mecânico avalia sistemas elétricos, de rodas e freios, entre outros, de trem da CPTM na oficina, localizada próxima da estação Bresser, na zona leste da capital paulista Mais
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17.abr.2013 - Mecânico avalia sistema de captação de energia da rede aérea de trem da CPTM na oficina, localizada próxima da estação Bresser, na zona leste da capital paulista Mais
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18.abr.2013 - Conjunto novo de rodas de trem espera para ser instalado, na oficina de trens da CPTM, próxima da estação Bresser, na zona leste de São Paulo. Trocas de rodas, assim como outras revisões, são programadas com antecedência Mais
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18.abr.2013 - Técnicos realizam a troca dos filtros de ar condicionado em trem da CPTM Mais
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18.abr.2013 - Técnico inspeciona parte inferior de trem parado na oficina da CPTM, próximo à estação Bresser, da linha 3 - Vermelha do Metrô Mais
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18.abr.2013 - Técnico inspeciona parte inferior de trem parado na oficina da CPTM, próximo à estação Bresser, da linha 3 - Vermelha do Metrô Mais
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18.abr.2013 - Técnico inspeciona parte inferior de trem parado na oficina da CPTM, acompanhado do supervisor Nilson do Nascimento, 53, há 39 anos na CPTM. Nascimento passou por diversas fases da empresa, chamada de Rede Ferroviária Nacional, depois de Companhia Brasileira de Trens Urbanos, até chegar ao formato atual. Ele conta que trabalhos bem feitos de manutenção, no passado, mereciam uma placa assinada pelo técnico responsável Mais
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19.abr.2013 - Técnico faz inspeção manual da linha aérea - que abastece eletricamente os trens - da linha 8 - Diamante da CPTM, que liga a estação Júlio Prestes a Itapevi. Com uma ferramenta com diferentes calibres, o técnico mede o desgaste do cabo, definindo se é necessário ou não a troca Mais
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19.abr.2013 - Técnico de manutenção anota os resultados das aferições sobre os cabos da linha aérea da linha 8 - Diamante da CPTM. Apesar dos planos de trocas em outras linhas, a linha 8 possui inteiramente sistema fixo de instalação dos cabos, que, ultrapassado, gera mais desgaste e se rompe com mais facilidade Mais
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19.abr.2013 - Técnico da CPTM faz a troca de um dos suportes de cabos da linha aérea da linha 8. Carlos Antonio di Biazzi conta que, antigamente, pela característica do trabalho manual, técnicos de manutenção eram chamados de artífices Mais
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19.abr.2013 - Técnicos fazem inspeção manual da linha aérea - que abastece eletricamente os trens - da linha 8 - Diamante da CPTM, que liga a estação Júlio Prestes a Itapevi. A alternativa à linha fixa é uma mais moderna que, através de contrapesos, mantém os cabos sempre tensionados, independente da temperatura - que gera dilatação e contração deles Mais
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19.abr.2013 - Técnico faz inspeção manual da linha aérea - que abastece eletricamente os trens - da linha 8 - Diamante da CPTM, que liga a estação Júlio Prestes a Itapevi. Com uma ferramenta com diferentes calibres, o técnico mede o desgaste do cabo, definindo se é necessário ou não a troca Mais
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18.abr.2013 - Aparecido de Carvalho e Robson Vichimo coletam lixo jogado por usuários da estação Brás da CPTM. Além de garrafas, embalagens e outros dejetos, os encarregados de limpeza costumam encontrar objetos que caem nos momentos de embarque, como celulares, chaves e até alianças Mais
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18.abr.2013 - Robson Vichimo coleta lixo jogado por usuários da estação Brás da CPTM. Vichimo ressalta que frequentemente o sistema de som da estação pede aos usuários que utilizem as lixeiras dispostas ao longo da plataforma Mais
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18.abr.2013 - Agente faz a limpeza do piso da estação Brás da CPTM. Entre 0h e 3h45, uma equipe de cerca de 30 pessoas limpa e encera a estação Mais
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18.abr.2013 - Primeiros usuários chegam à estação Brás para início do dia. Às 3h45 as estações abrem, no entanto, os trens começam as viagens próximo das 4h da manhã Mais