Sem investimento, estrada de ferro de Goiás está abandonada

Ueslei Marcelino/Reuters
27.set.2013 - Um vagão de trem abandonado nos trilhos da ferrovia Norte-Sul, em trecho construído há mais de 50 anos em Calambau, em Luziânia (GO), para ligar a região ao Sudeste do país. Um ano depois de a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ter anunciado um ambicioso plano de investir bilhões no trasporte ferroviário, nada foi feito no local
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27.set.2013 - Vacas ocupam parte dos trilhos em trecho incompleto da ferrovia Norte-Sul, em Anápolis (GO). Na parte já existente, passavam pelos trilhos trens que traziam pessoas de Brasília (DF) até Luiziânia e, de lá, para o Sudeste. Desativada em 1994 para o transporte de passageiros, linha chegou a ser utilizada por trens de carga
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27.set.2013 - Vagões e casas abandonadas na estação de Calambau, em Luiziânia (GO). As nove casas eram habitadas por funcionários da empresa ferroviária. Outras duas, construídas para receber os chefes da estação e seus familiares, continuam habitadas
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26.set.2013 - Vagões abandonados próximos à estação de Calambau. O local viveu o auge quando o Distrito Federal foi criado, na década de 1960, pois era a mais rápida via de acesso à nova capital do país
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27.set.2013 - Grafite em saída de túnel de linha férrea em Anápolis (GO). Investidores pretendiam construir 10 mil quilômetros de trilhos, mas hesitaram, por conta da incerteza dos incentivos governamentais. A Ferrovia Norte-Sul começou a ser construída em 1987 para ligar dez Estados, mas, com apenas 20% do projeto concluído, está inativa
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27.set.2013 - Vacas caminham por onde deveriam passar trens em Anápolis (GO). Em março de 2012, a presidente Dilma Rousseff visitou o local e disse que iria "alertar o Brasil que nós voltamos a investir em ferrovia". A previsão de inauguração era para julho do ano passado, mas só um trecho foi entregue
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27.set.2013 - Saída do túnel ainda sem os trilhos necessários para circulação das composições pela ferrovia Norte-Sul. No total de 1.800 quilômetros, há 32 que podem ser privatizados no PND (Programa Nacional de Desestatização)
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27.set.2013 - Túnel em Anápolis (GO) sem os trilhos necessários para a circulação dos trens. De acordo com informações da Valec, estatal responsável pela construção das ferrovias no País, apenas 719 quilômetros da Norte-Sul estão em operação, de Açailândia (MA) até Palmas (TO), trecho que ficou fora do PND (Programa Nacional de Desestatização)
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27.set.2013 - Hilton Alves dos Santos, que mora ao lado dos trilhos, descansa em um dos vagões abandonados na ferrovia Norte-Sul, em trecho de Calambau. Ele conta que, antes mesmo da ligação com a capital do país, a ferrovia já existia há cerca de cem anos
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27.set.2013 - No último ano de seu mandato, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu concluir esse trecho até dezembro de 2010, o que não ocorreu. O TCU (Tribunal de Contas da União) já encontrou indícios de irregularidades na construção da ferrovia, como sobrepreço e superfaturamento nos trechos que passam por Goiás
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27.set.2013 - Hilton Alves dos Santos, que mora na região da estação Calambau, relata que muitas casas foram invadidas ou saqueadas. Algumas construções históricas abrigam moradores que têm autorização para viver no local
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27.set.2013 - Se ficar pronta, a ferrovia Norte-Sul deverá facilitar o escoamento de mercadorias, promovendo a integração entre o centro-sul do país com as regiões Norte e Nordeste. Por hora, ela segue carente de trilhos e dormentes