Veja como surgiu a bicicleta - e alguns tipos que existem até hoje

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A bicicleta, o meio de transporte mais popular do mundo, é considerada uma invenção do alemão Barão Karl von Drais, no início do século 19. Em 1817, ele criou um brinquedo que, sem pedal, era formado por duas rodas ligadas por uma haste de madeira, em que o "piloto" se movimentava fazendo tração com os pés
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A invenção do alemão Barão Karl von Drais se chamava celerífero, e contava com uma espécie de guidão acolchoado e uma espécie de banco, esculpido na viga de madeira que liga as duas rodas
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Os primeiros triciclos surgiram antes do que conhecemos hoje como bicicleta, e continuam muito populares com crianças. Com duas rodas dando sustentação para a roda da frente, é mais fácil manter o equilíbrio no triciclo
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Alguns estudiosos apontam o italiano Leonardo Da Vinci como um dos criadores da bicicleta, como nós a conhecemos hoje, mas não há nada comprovado. Esse projeto, exibido no museu do mestre do Renascimento, teria sido elaborado por um de seus assistentes, mas a informação é questionada por especialistas
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Em 1855, o francês Ernest Michaux inventou o pedal, o que trouxe mais praticidade para quem se aventurava a andar com os primeiros modelos de bicicleta no século 19
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A "boneshaker" ou "balançadora de ossos" foi apelidado o primeiro modelo de bicicleta a se popularizar, em meados do século 19. Ela era muito desconfortável, tanto pela pouca espessura como pelo banco desajeitado. Também não tinha câmaras em seus pneus, o que maximizava qualquer atrito
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Por ser barata e prática, a bicicleta sempre foi adaptada para transporte de cargas e pessoas. Na foto, poloneses esperam pelas próximas encomendas e corridas dentro de seus riquixás
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Os riquixás originais são veículos de duas rodas puxados por tração humana e eram símbolo de status na Ásia antiga. Hoje, a versão mais moderna deles, o ciclo-riquixá, continua fazendo sucesso no continente asiático e em outros pontos do mundo
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Essa bicicleta com a roda da frente maior que a roda traseira é conhecida como "penny-farthing". Ela se tornou muito popular no final do século 19, e foi o primeiro modelo a ser chamado comumente de "bicicleta". O nome faz menção a duas moedas britânicas da época: penny e farthing, que tinham grande diferença de tamanho
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As bicicletas femininas são mais baixas, com as rodas menores e o cano central recuado. A menor estatura serve para permitir que as mulheres, normalmente mais baixas do que os homens, consigam montar na bike
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As bicicletas são veículos superversáteis e permitem que tenham sua estrutura modificada para carregar grandes cargas
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Modernas, práticas e bonitas, as bicicletas dobráveis fazem sucesso nas cidades grandes, onde o espaço é um bem valioso. É só dobrar ao meio, dobrar um pouquinho ali e um pouquinho aqui, e pronto: a bicicleta está tão portátil quanto uma simples bolsa
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As bicicletas fixas são quase que reproduções dos primeiros modelos do século 19. Seus pedais estão diretamente conectados à roda, ou seja, se mexem o tempo todo com elas. Se você parar de pedalar, a bike também para. Esse tipo de bicicleta é muito popular entre amantes de esportes radicais urbanos
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Com a evolução da bicicleta, surgiram versões pouco práticas, mas superdivertidas, como as bicicletas duplas ou triplas. Nelas, duas ou três pessoas pedalam enquanto apenas uma tem o poder de direcionar o guidão
Arquivo do Instituto de Tecnologia da Califórnia/Reuters
O cientista alemão Albert Einstein era um amante da bicicleta. Há, inclusive, uma história de que o gênio teria concebido a teoria da relatividade enquanto andava de bicicleta em uma pausa nos estudos. Aqui, ele é visto dando suas voltinhas em Santa Bárbara, na Califórnia, na década de 1930 Mais
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A "handbike" ou bike de mão, em tradução livre, é a bicicleta usada por atletas paraolímpicos em competições de alta velocidade