Presos em solitária prolongada sofrem "morte social", diz pesquisador

California Department of Corrections and Rehabilitation via The New York Times
Vista aérea da Pelican Bay State Prison, mais dura instituição penal da Califórnia, em Crescent City. Estudo do psicólogo social Craig Haney revisita presos que estavam em regime de isolamento durante anos em Pelican Bay e mostra que eles sofrem "morte social"
Max Whittaker/The New York Times
Joseph Harmon, que passou oito anos em isolamento na Pelican Bay State Prison depois de cinco anos em confinamento solitário em outras prisões, em sua casa em Stockton, na Califórnia, em julho de 2015. Estudo do psicólogo social Craig Haney revisita presos que estavam em regime de isolamento durante anos em Pelican Bay e mostra que eles sofrem "morte social"
Max Whittaker/The New York Times
Lonnie Rose, que passou oito anos em isolamento na Pelican Bay State Prison, em Stockton, Califórnia, em julho de 2015. Estudo do psicólogo social Craig Haney revisita presos que estavam em regime de isolamento durante anos em Pelican Bay e mostra que eles sofrem "morte social"
Jim Wilson/The New York Times
Um guarda (à esq.) "cumprimenta" preso com o dedo mindinho na unidade de alojamento seguro, onde os prisioneiros são mantidos em isolamento em celas sem janelas. Estudo do psicólogo social Craig Haney revisita presos que estavam em regime de isolamento durante anos em Pelican Bay e mostra que eles sofrem "morte social"
Jim Wilson/The New York Times
Um guarda coloca algemas em um preso antes de abrir a porta da cela na unidade de alojamento seguro, onde os prisioneiros são mantidos em isolamento em celas sem janelas, na Pelican Bay State Prison em Crescent City, na Califórnia. Estudo do psicólogo social Craig Haney revisita presos que estavam em regime de isolamento durante anos em Pelican Bay e mostra que eles sofrem "morte social"
Jim Wilson/The New York Times
Funcionários da risão Pelican Bay State Prison dentro de uma cela na unidade de alojamento seguro, onde os prisioneiros são mantidos em isolamento em celas sem janelas. Estudo do psicólogo social Craig Haney revisita presos que estavam em regime de isolamento durante anos em Pelican Bay e mostra que eles sofrem "morte social"