Tesouros fotográficos sobrevivem escondidos do Taleban

Lukas Birk/Sean Foley/BBC
Fotógrafo paquistanês perto de Peshawar, no Paquistão. Desde maio de 2011 o artista austríaco Lukas Birk e o etnógrafo irlandês Sean Foley pesquisam a cultura dos fotógrafos de rua do Afeganistão e Paquistão
Lukas Birk/Sean Foley/BBC
Viajando para Cabul, Herat e Mazar-e-Sharif, no Afeganistão, e Jalalabad e Peshawar, no Paquistão, Birk e Foley foram convidados pelos fotógrafos a visitarem suas casas e estúdios, além de receber informações sobre a câmera simples de madeira, conhecida na região como kamrae-e-faoree e semelhante aos lambe-lambes usados antigamente no Brasil. Acima, o portfólio de Muhammad Ishaq, de Jalalabad, que trabalha com sua câmera há 40 anos
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Feitas à mão e com madeira, a kamrae-e-faoree é ao mesmo tempo câmera e laboratório. Foi usada na região durante anos e gerações de afegãos tiveram seus retratos feitos por esta câmera. Acima, pessoas que escrevem cartas para analfabetos sentam-se perto dos fotógrafos de rua no bairro de Charah-e-Sedarat, em Cabul, no Afeganistão
Lukas Birk/Sean Foley/BBC
A câmera é completamente manual. O processo fotográfico é analógico, usa produtos químicos e papéis ao invés de filme. Acima, a câmera de Izzat Ullah, em Peshawar, no Paquistão
Lukas Birk/Sean Foley/BBC
Durante o regime do Taleban as fotografias foram proibidas, junto com a televisão, música e cinema, obrigando muitos destes fotógrafos a esconder ou destruir suas câmeras. Acima, fotógrafo abre a parte de trás da câmera para ver uma imagem positiva
Lukas Birk/Sean Foley/BBC
Prevendo as mudanças, um fotógrafo em Herat, Hekmatullah Arbadzadeh, começou a juntar uma coleção das fotos da kamra-e-faoree depois de 2001, a maioria retratos de crianças, estudantes da cidade e arredores. Ele chama estas fotos de 'tesouros', segundo Birk e Foley. Acima, retratos de um menino e uma menina
Lukas Birk/Sean Foley/BBC
Entre as outras fotos descobertas no projeto está este exemplo de um retrato colorido à mão, feito por Abdul Samad, mostrando sua família - a mãe do fotógrafo está no centro. A foto é de um álbum de família que pertence ao seu filho, Abul Satar, e foi mantido em segurança durante a guerra civil e escondido durante o regime do Taleban pela tia de Satar
Lukas Birk/Sean Foley/BBC
Acima, um exemplo de um destes retratos que passou por melhorias digitais, foi colorido e ganhou um efeito de auréola. Após as pesquisas, Lukas Birk e Sean Foley escreveram o livro "Afghan Box Camera", publicado pela editora Dewi Lewis Publishin